Topo
pesquisar

Células procariontes

Biologia

As células procariontes são bastante simples e não possuem núcleo verdadeiro. Bactérias e cianobactérias apresentam esse tipo celular.
PUBLICIDADE

As células procariontes (do latim pro - primeiro e cario - núcleo) podem ser definidas, grosso modo, como as células que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Isso quer dizer que seu material genético está disperso no citoplasma.

Quais são as principais características de uma célula procarionte?

A principal característica de uma célula procarionte é a ausência de um núcleo delimitado. Nessas células, observa-se apenas um local (nucleoide) contendo DNA circular (DNA cromossômico) não associado a proteínas histonas. Podem existir ainda pequenas moléculas de DNA livres no citoplasma, conhecidas como plasmídeos, que são capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico.

Essas células destacam-se também pela ausência de organelas membranosas, como retículo endoplasmático e complexo golgiense. Nessas células são encontrados apenas ribossomos, organelas relacionadas com o processo de síntese proteica. Apesar de ser uma organela presente em células eucariontes e procariontes, nesses últimos, apresenta um menor tamanho.

Como as células procariontes não apresentam organelas membranosas, as mitocôndrias, relacionadas com o processo de respiração celular, estão ausentes. Assim sendo, as moléculas da cadeia respiratória em procariontes estão presentes na membrana interna da membrana plasmática, e não nas mitocôndrias.

As células procariontes não apresentam também citoesqueleto, uma espécie de rede formada por filamentos proteicos. A ausência de citoesqueleto impede a realização dos processos de endocitose e exocitose, uma vez que é essa rede que garante a movimentação das vesículas.

Nas células procariontes, pode haver ainda uma parede celular rica em peptidoglicanos e a presença de fímbrias, pequenos prolongamentos filamentosos. A função das fímbrias é garantir a fixação da célula procarionte na célula hospedeira e ajudar no processo de conjugação.

Quais organismos possuem células procariontes?

Poucos organismos possuem células procariontes. Atualmente essas células podem ser encontradas apenas em bactérias e algas azuis, também conhecidas como cianobactérias. Todos os outros organismos, tais como protozoários, fungos, plantas e animais, possuem células do tipo eucarionte.

Quais são as principais diferenças entre uma célula procarionte e uma célula eucarionte?

A principal diferença entre uma célula procarionte e eucarionte é o envoltório nuclear, presente apenas nas eucariontes. Essas últimas células também se diferenciam por apresentarem citoesqueleto e organelas celulares membranosas, além de não apresentarem plasmídeos nem fímbrias.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Células procariontes"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/celulas-procariontes.htm>. Acesso em 06 de dezembro de 2016.

Na célula procarionte, observa-se a ausência de um núcleo delimitado por membrana
Biologia Célula
A estrutura dos ribossomos no momento da síntese protéica
Biologia Ribossomos
Floração de cianobactérias
Biologia Algas Azuis
 Os tipos de bactérias de vida livre ou vida colonial.
Biologia Bactérias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA