Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Riscos do consumo exagerado de açúcar

Os riscos do consumo exagerado de açúcar são variados, uma vez que pode causar obesidade, que eleva o risco de outras doenças, e o surgimento de cárie.

O consumo exagerado de doces pode causar a obesidade
O consumo exagerado de doces pode causar a obesidade
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O consumo exagerado de açúcar pode causar danos sérios à saúde, portanto, é fundamental controlar a quantidade desse produto na dieta. Atualmente, observa-se um grande aumento da quantidade de açúcar na alimentação, não apenas de maneira direta, mas também “escondida” em vários alimentos, como sucos, refrigerantes e biscoitos. De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo de açúcar livre deve ser de 10% das calorias totais, mas a população brasileira excede esse valor em mais de 50%.

Tópicos deste artigo


→ Consequências

  • Surgimento de cáries: de acordo com alguns autores, bactérias utilizam o açúcar para produzir ácidos que causam danos ao dente. Vale destacar que apenas o consumo de açúcares não é responsável pela cárie, pois ela está relacionada também com fatores genéticos e higiene bucal, por exemplo.

  • Obesidade: hoje considerada uma epidemia mundial, a obesidade é amplamente influenciada por dois fatores: sedentarismo e hábitos nutricionais inadequados. O consumo exagerado de fast-food, lanches e sobremesas calóricas é responsável por um aumento significativo do peso da população. O problema da obesidade é que ela é fator de risco para graves doenças, como problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Podemos afirmar que o consumo exagerado de açúcar também pode causar esses problemas.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


→ O consumo de açúcar causa diabetes?

A relação entre açúcar e diabetes é bastante difundida, entretanto, não é completamente uma verdade. Existem dois tipos de diabetes, o tipo 1, causado por fatores genéticos, e o tipo 2, que se relaciona também com o estilo de vida. O ganho de peso contribui para o desenvolvimento desse último tipo, e o consumo de produtos ricos em açúcar está diretamente relacionado com a obesidade.


→ O que fazer para evitar que o açúcar cause danos ao organismo?

Para evitar danos à saúde, a recomendação é clara: diminuir a quantidade ingerida de açúcar diariamente. Para isso, deve-se escolher bem os alimentos a serem consumidos. Vale lembrar que as recomendações do Ministério da Saúde são que o consumo de açúcares não passe de 10% do valor energético total da dieta.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Riscos do consumo exagerado de açúcar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/riscos-consumo-exagerado-acucar.htm. Acesso em 21 de abril de 2024.

De estudante para estudante