PUBLICIDADE
O consumo exagerado de açúcar pode causar danos sérios à saúde, portanto, é fundamental controlar a quantidade desse produto na dieta. Atualmente, observa-se um grande aumento da quantidade de açúcar na alimentação, não apenas de maneira direta, mas também “escondida” em vários alimentos, como sucos, refrigerantes e biscoitos. De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo de açúcar livre deve ser de 10% das calorias totais, mas a população brasileira excede esse valor em mais de 50%.
Tópicos deste artigo
- 1 - → Consequências
- 2 - → O consumo de açúcar causa diabetes?
- 3 - → O que fazer para evitar que o açúcar cause danos ao organismo?
→ Consequências
-
Surgimento de cáries: de acordo com alguns autores, bactérias utilizam o açúcar para produzir ácidos que causam danos ao dente. Vale destacar que apenas o consumo de açúcares não é responsável pela cárie, pois ela está relacionada também com fatores genéticos e higiene bucal, por exemplo.
-
Obesidade: hoje considerada uma epidemia mundial, a obesidade é amplamente influenciada por dois fatores: sedentarismo e hábitos nutricionais inadequados. O consumo exagerado de fast-food, lanches e sobremesas calóricas é responsável por um aumento significativo do peso da população. O problema da obesidade é que ela é fator de risco para graves doenças, como problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Podemos afirmar que o consumo exagerado de açúcar também pode causar esses problemas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
→ O consumo de açúcar causa diabetes?
A relação entre açúcar e diabetes é bastante difundida, entretanto, não é completamente uma verdade. Existem dois tipos de diabetes, o tipo 1, causado por fatores genéticos, e o tipo 2, que se relaciona também com o estilo de vida. O ganho de peso contribui para o desenvolvimento desse último tipo, e o consumo de produtos ricos em açúcar está diretamente relacionado com a obesidade.
→ O que fazer para evitar que o açúcar cause danos ao organismo?
Para evitar danos à saúde, a recomendação é clara: diminuir a quantidade ingerida de açúcar diariamente. Para isso, deve-se escolher bem os alimentos a serem consumidos. Vale lembrar que as recomendações do Ministério da Saúde são que o consumo de açúcares não passe de 10% do valor energético total da dieta.