Topo
pesquisar

Incontinência urinária

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

A incontinência urinária é um problema que afeta muitas pessoas: em sua maioria mulheres (em razão da anatomia de seus órgãos genitais) e principalmente na melhor idade. Embora muitas sofram sozinhas por sentirem medo e constrangimento de compartilhar esse problema, é muito importante que se procure um profissional, para entender o que é a disfunção, por que surgiu e suas formas de tratamento.

Nessa disfunção, a pessoa não consegue reter a urina na bexiga, ou seja, libera o líquido involuntariamente. Isso pode ocorrer por diversas causas e nas mais variadas idades, sendo os principais motivos algum defeito ou mau funcionamento da musculatura pélvica, algum trauma psicológico sofrido, o uso de algum medicamento, bebidas alcoólicas, bebidas que contêm cafeína, além de problemas neurológicos, obesidade, tabagismo e até mesmo a gravidez, em virtude do excesso de peso suportado, dentre outros.

Existem alguns tipos de incontinência urinária, dentre eles estão a incontinência por esforço, a incontinência de urgência e a incontinência mista. Na primeira, o fato de a pessoa efetuar algum esforço, como durante uma atividade física, ao tossir ou espirrar, e até mesmo dar uma risada mais forte, pode causar a liberação involuntária de urina; na incontinência de urgência a pessoa não consegue resistir até chegar a um banheiro para urinar; e a incontinência mista é a soma das duas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O controle da urina na bexiga pode ser tratado e até mesmo curado, dependendo do caso e do seu estágio. Tratamentos com medicamentos fitoterápicos, acupuntura e fisioterapia são os recomendados. Também existem produtos no mercado que aperfeiçoam a qualidade de vida das pessoas que apresentam essa disfunção, como as fraldas geriátricas, pois sabe-se que a incontinência urinária é um fato causador de constrangimentos sociais, diminuição da autoestima, fuga de certas situações e até mesmo depressão. Por isso, a prevenção por meio do fortalecimento dos músculos da região é uma ótima alternativa.
 

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia

A incontinência urinária é uma disfunção que pode afetar pessoas de todas as idades
A incontinência urinária é uma disfunção que pode afetar pessoas de todas as idades

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LAY-ANG, Giorgia. "Incontinência urinária"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/incontinencia-urinaria.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

A cistite é uma inflamação e/ou infecção da bexiga urinária que causa, entre outros sintomas, dor na região pélvica.
Doenças e patologias Cistite
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola