Topo
pesquisar

Diferença entre doenças, síndromes e transtornos

Doenças e patologias

Doenças, síndromes e transtornos são termos que podem ser confundidos, mas que se referem a diferentes estados ou a comprometimentos da saúde.
As doenças apresentam causa e sintomas específicos
As doenças apresentam causa e sintomas específicos
PUBLICIDADE

É bastante comum ouvir falar a respeito de doenças, síndromes e transtornos. Muitas vezes usados como sinônimos, esses termos podem ser mal empregados pela população. A seguir, vamos diferenciar cada um deles.


Doenças

Em geral, as doenças são definidas como um estado de ausência de saúde, porém essa definição não é muito objetiva. Podemos caracterizar uma doença como a alteração em determinado órgão, na psique ou até mesmo do organismo como um todo, que leva a sintomas específicos e apresenta causas conhecidas.

  • Exemplo de doença: Dengue. A dengue é causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas são febre alta, manchas na pele e dores musculares e nas articulações. Em alguns casos graves dessa doença, observam-se hemorragias.


Síndromes

As síndromes são definidas como um conjunto de sinais e sintomas que acontecem ao mesmo tempo no paciente e podem ter causas diversas. Isso quer dizer, então, que as síndromes apresentam diferentes causas, e não apenas uma definida, e são determinadas por um conjunto de sintomas, diferenciando-se, assim, das doenças que têm causas conhecidas e sintomas específicos. Normalmente, são denominadas de síndrome também aquelas alterações das quais ainda não se sabe a causa.

  • Exemplo de síndrome: Síndrome de Down. Essa síndrome acontece em decorrência de uma trissomia do cromossomo 21, que pode ter várias causas. Pessoas com essa alteração genética apresentam, em geral, rosto com contorno achatado, implantação baixa da orelha, boca pequena com língua projetando-se para fora e mãos e pés pequenos e grossos. Além disso, as doenças cardíacas são comuns em pacientes com Down, que também são pessoas com risco aumentado de desenvolver leucemia.


Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Transtornos

Os transtornos, termo utilizado amplamente em psicologia e psiquiatria, dizem respeito a alterações no estado normal de saúde, causando incômodo no acometido. Eles podem ocorrer no âmbito da saúde mental e levar ao comprometimento das ações do dia a dia do paciente e de sua personalidade, causando-lhe sofrimento ou incapacitação. Vale salientar que, quando analisamos quadros clínicos mentais, poucos são os casos que podem ser tratados como doença, pois é difícil estabelecer os sintomas específicos e as causas de todos.

  • Exemplo de transtorno: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Esse transtorno se caracteriza por uma tríade sintomatológica clássica: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Pessoas que apresentam esse transtorno podem ter dificuldade de concentrar-se em suas atividades, seguir instruções, realizar tarefas e organizar-se. Elas ainda podem ter agitação e dificuldade de desenvolver suas atividades de maneira silenciosa, respondem precipitadamente a questões e possuem dificuldade de esperar a sua vez.

Atenção: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é assim chamada por razões históricas, entretanto, já se conhece bem suas causas e a forma como ela afeta o corpo do indivíduo contaminado pelo vírus e, por isso, é considerada uma doença.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Diferença entre doenças, síndromes e transtornos"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/doencas/diferenca-entre-doencas-sindromes-transtornos.htm>. Acesso em 19 de setembro de 2018.

O mosquito transmissor da dengue (e também da febre amarela).
Doenças e patologias Dengue
A síndrome de Down é um distúrbio genético
Doenças e patologias Síndrome de Down
A coceira é sentida e relatada pelo paciente, sendo, portanto, um sintoma
Doenças e patologias Sinais e sintomas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA