Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Importância da Postura

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade, opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este equilibra todo o resto.

A postura é uma resposta neuromecânica chamada atividade postural que estabiliza o sistema musculoesquelético. A alteração da postura pode causar implicações como hiperlordose lombar e cervical, hipercifose torácica e escoliose.

A hiperlordose lombar é favorecida pela inclinação da pelve enquanto a hiperlordose cervical desgasta as vértebras e normalmente associa-se à hipercifose torácica.

A hipercifose torácica ocorre quando há uma deformidade na coluna vertebral conhecida como postura de corcunda. Favorece o desgaste vertebral e, além disso, o bico de papagaio e as funções pulmonares ficam comprometidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A escoliose é a curvatura lateral da coluna vertebral associada à rotação das vértebras com desvios bem tolerados e assintomáticos. Há também casos graves em que ocorre o comprometimento da região cardiopulmonar.

São várias as causas, sendo as mais comuns: uma perna maior que a outra, carregar bolsa do mesmo lado, má-formação das vértebras e o comprometimento da visão e audição.
 

Saúde - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Importância da Postura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/importancia-da-postura.htm. Acesso em 17 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que é boa postura e o que é necessário para consegui-la? Clique aqui, aprenda mais sobre o tema e entenda os riscos da má postura.
Clique aqui e entenda como a má postura pode prejudicar a vida dos estudantes! Conheça também dicas que podem ajudá-los a manter uma boa postura no dia a dia.
Descubra como evitar a dor nas costas e conheça os principais fatores que podem desencadear esse problema.
Clique aqui e aprenda mais a respeito do tecido muscular, suas características e sua importância. Saiba as características e funções dos seus três tipos.