PUBLICIDADE
Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade, opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este equilibra todo o resto.
A postura é uma resposta neuromecânica chamada atividade postural que estabiliza o sistema musculoesquelético. A alteração da postura pode causar implicações como hiperlordose lombar e cervical, hipercifose torácica e escoliose.
A hiperlordose lombar é favorecida pela inclinação da pelve enquanto a hiperlordose cervical desgasta as vértebras e normalmente associa-se à hipercifose torácica.
A hipercifose torácica ocorre quando há uma deformidade na coluna vertebral conhecida como postura de corcunda. Favorece o desgaste vertebral e, além disso, o bico de papagaio e as funções pulmonares ficam comprometidos.
A escoliose é a curvatura lateral da coluna vertebral associada à rotação das vértebras com desvios bem tolerados e assintomáticos. Há também casos graves em que ocorre o comprometimento da região cardiopulmonar.
São várias as causas, sendo as mais comuns: uma perna maior que a outra, carregar bolsa do mesmo lado, má-formação das vértebras e o comprometimento da visão e audição.