Whatsapp

Propriedades intensivas e extensivas

Química

As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material.
PUBLICIDADE

As substâncias podem ser analisadas e identificadas de acordo com suas propriedades físicas e químicas. As propriedades químicas estão relacionadas com a capacidade que a substância tem de transformar-se em outra. Já as propriedades físicas são aquelas que são analisadas e coletadas sem que a composição do material se modifique. Alguns exemplos de propriedades físicas são: massa, volume, temperatura, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, estado físico (sólido, líquido e gasoso) e propriedades organolépticas, tais como cor, cheiro, sabor e dureza.  

As propriedades físicas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de amostra em duas categorias:

1. Propriedades intensivas: São aquelas que não dependem da massa da amostra;

Por exemplo, a temperatura é uma propriedade intensiva, pois imagine que coloquemos água para ferver. Se formos medir a temperatura da água, o valor será o mesmo independentemente se colocarmos o termômetro direto na panela com a água ou se o colocarmos em um copo com um pouco dessa água.

A medida da temperatura é uma propriedade intensiva

A densidade é outra propriedade intensiva. Por exemplo, a densidade de um cubo de gelo e de um iceberg é a mesma (0,92 g/cm3, em temperaturas abaixo de 0ºC ao nível do mar), que é menor que a da água (1,0 g/cm3, sob a temperatura de aproximadamente 4ºC e sob pressão ao nível do mar, que é igual a 1,0 atm). Por isso, tanto um cubo de gelo como um iceberg flutuam sobre a água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A densidade é uma propriedade intensiva

2. Propriedades extensivas: São aquelas que dependem da massa (“extensão”) da amostra.

O volume é um exemplo de propriedade extensiva, pois a massa de 1 kg de algodão ocupará um volume muito maior do que a massa de 1 g desse mesmo material.

A energia liberada em combustões também é extensiva, pois a energia liberada na queima de um palito de fósforo é bem menor do que a energia liberada na queima de vários galhos numa fogueira.

A energia liberada em combustões é uma propriedade extensiva

O interessante é que a densidade, uma propriedade intensiva, é um quociente de propriedades extensivas: o volume e a massa:

Densidade = massa
                    volume

A densidade é invariável, mesmo com a mudança na quantidade de amostra, porque o volume é extensivo. Assim, quando a massa aumenta, o volume aumenta proporcionalmente ou vice-versa. É por isso que a densidade é uma propriedade intensiva.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A temperatura medida será a mesma independente da quantidade de água, sendo, portanto, uma propriedade intensiva
A temperatura medida será a mesma independente da quantidade de água, sendo, portanto, uma propriedade intensiva

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Propriedades intensivas e extensivas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-intensivas-extensivas.htm. Acesso em 14 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Veja tudo o que você precisa saber sobre o elemento químico alumínio, como suas características, formas de obtenção e algumas curiosidades!
Descubra como as interações intermoleculares e as massas molares das substâncias interferem nos seus respectivos pontos de ebulição.
Certas moléculas e íons são essenciais para a origem e manutenção da vida. Descubra quais são esses componentes principais da constituição química da matéria viva.
Entenda o que é densidade de um material, como calculá-la, por que essa grandeza é tão importante na natureza e como ela explica o fato de o gelo flutuar na água.
Conheça a diferença entre as propriedades físicas gerais e as propriedades físicas específicas da matéria, além de ver exemplos de cada uma.
Clique e conheça, por meio de exemplos simples, as particularidades das principais propriedades da matéria!
Conheça a diferença entre compostos covalentes e substâncias moleculares e veja as principais propriedades desses materiais que os distinguem dos compostos iônicos.
Quais fatores influem no ponto de ebulição?
Veja quais são as principais unidades de medida utilizadas no estudo da Química e como fazer para realizar suas conversões!