Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cientistas conseguem transformar gás carbônico em gasolina

Química

Os cientistas já conseguem transformar gás carbônico em gasolina, uma nova tecnologia que promete limpar o ar e gerar energia simultaneamente.
Com essa descoberta, a gasolina poderá ser produzida em laboratórios sem a necessidade de extração do petróleo
Com essa descoberta, a gasolina poderá ser produzida em laboratórios sem a necessidade de extração do petróleo
PUBLICIDADE

O gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) é conhecido como um poluente atmosférico. No entanto, a sua ocorrência é natural e necessária porque ele é um dos gases que causam o efeito estufa que mantém a temperatura do nosso planeta agradável.

Infelizmente, principalmente a partir da Revolução Industrial, a concentração de gás carbônico na atmosfera vem crescendo cada vez mais. Esse gás é um dos produtos da queima dos combustíveis fósseis, como a gasolina, o óleo diesel e o carvão. Assim, o efeito estufa vem sendo intensificado, gerando o aquecimento global.

Mas cientistas da empresa inglesa Air Fuel Syntesis afirmaram que conseguiram a façanha de transformar gás carbônico em gasolina. Já imaginou? Além de retirar o CO2 da atmosfera, reduzindo a poluição e o aquecimento global, ainda por cima conseguem uma nova fonte de combustível! Essa notícia de que cientistas conseguiram transformar poluição em combustível é realmente interessante, para dizer o mínimo, não acha?!

Mas como esses cientistas conseguem transformar gás carbônico em gasolina? De forma simplificada, eles recolhem o ar atmosférico por meio de tubulações, reagindo-o com hidróxido de sódio para separar o gás carbônico. Ao passar corrente elétrica pelo CO2, ele é quebrado e obtém-se o carbono, que, por sua vez, é colocado para reagir com o gás hidrogênio (H2).

Porém, de onde surgiu esse gás hidrogênio? Ele veio da eletrólise da água, que é um processo no qual se passa uma corrente elétrica pela água, levando-a à sua decomposição, isto é, à separação dos gases que a compõem, que são o gás hidrogênio e o oxigênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2 H2O → 2 H2 + 1 O2

No minirreator, o carbono e o hidrogênio geram hidrocarbonetos que compõem a gasolina (mistura de hidrocarbonetos que possuem de 6 a 10 átomos de carbono).

Esquema simplificado de produção da gasolina a partir de ar e água.

 

Outro motivo que impulsiona essa transformação de poluição em combustível é o fato de que os combustíveis fósseis (principalmente os derivados do petróleo) não são renováveis e geram poluição não só na sua queima, mas também na sua exploração e extração. Com a descoberta dessa nova técnica, isso não ocorreria, pois, apesar de a sua utilização liberar gás carbônico, no seu processo de produção esse gás é retirado da atmosfera. Desse modo, não haveria contribuições significativas para a quantidade de carbono na atmosfera e, consequentemente, não haveria intensificação do efeito estufa nem do aquecimento global.

O único obstáculo até o momento é o fator econômico, pois os inventores admitem que o preço da gasolina produzida em pequena escala não é competitivo, sendo de R$ 20,00 o litro. Mas com investimentos para produções em larga escala, é possível que o processo tenha seus custos diminuídos. Para tal, é necessário um investimento de cerca de US$ 2 milhões. Já existem empresários dispostos a investir nesse processo.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Cientistas conseguem transformar gás carbônico em gasolina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/cientistas-conseguem-transformar-gas-carbonico-gasolina.htm. Acesso em 04 de agosto de 2021.

Artigos Relacionados
Países que mais poluem, grau de poluentes que emitem na atmosfera, Países Petrolíferos, Emirados Árabes Unidos, países ricos e industrializados, potências européias, produção de energia por usinas nucleares e eólicas, emissão de poluentes, países pouco de
Entenda a classificação e a qualidade da gasolina usada no Brasil, além da diferença entre as gasolinas A, C, comum, aditivada, premium e podium.
Veja nesse texto: o que é o efeito estufa, quais gases contribuem para ele e quais são as propostas apresentadas pelo Brasil no Rio+20 para diminuir a emissão desses gases.
Anidrido carbônico, Joseph Black, combustão do carvão e dos hidrocarbonetos, fermentação dos líquidos, respiração dos seres humanos e dos animais, dióxido de carbono, queima de combustíveis fósseis, aquecimento global, efeito estufa.
Quais os benefícios e malefícios desse gás para o homem?
Conheça o processo de eletrólise da água usado para produzir os gases hidrogênio e oxigênio.
Conheça algumas fontes de energia limpa, tais como: eólica, solar, maremotriz, geotérmica, hidráulica, nuclear e os biocombustíveis.
Conheça mais sobre esta fonte de energia proveniente do sol.
Esclareça todas as suas dúvidas sobre este grave problema ambiental.
Conheça mais detalhes da constituição do combustível mais usado atualmente nos motores dos automóveis: a gasolina.