PUBLICIDADE
Podemos classificar os países quanto ao grau de poluentes que emitem na atmosfera.
Países Petrolíferos: países produtores de petróleo, eles são recordistas em poluição por habitante. Correspondem às pequenas nações como: Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait, as emissões nesses países aumentaram até mais de 40 %.
Países Nobres: são os países ricos e industrializados, eles emitem muito CO2 (dióxido de carbono) por habitante, por exemplo, Estados Unidos e Luxemburgo. Só para se ter uma idéia, cada Luxemburguês libera na atmosfera a mesma quantidade de carbono que 13 brasileiros juntos.
Países Estáveis: referem-se às potências européias, como Alemanha, Reino Unido e França. Esses países lideram a produção de energia por usinas nucleares e eólicas, e por isso a emissão de poluentes se estabilizou nos últimos anos, já que essas energias não poluem a atmosfera.
Países em crescimento: são emergentes e superpovoados, como a China e a Índia, estes países cresceram economicamente e junto com a economia também cresceu a poluição. Um exemplo é o Vietnã, cujo volume de gás carbônico jogado anualmente na atmosfera subiu 117% em 6 anos.
Países Absorvedores: são os benfeitores na luta contra o aquecimento global. Além de não poluírem, absorvem o gás poluente emitido pelos outros países, isso porque são tão pouco industrializados que possuem taxas de emissões de CO2 insignificantes. São países pouco desenvolvidos da África tropical, como Gabão e Congo.
O Brasil pode ser considerado como país estável na emissão de poluentes, já que possui uma taxa de emissão mundial de 1,2 %.
Por Líria Alves
Graduada em Química