Topo
pesquisar

Gás carbônico e as chuvas ácidas

Química

Floresta devastada pela chuva ácida
Floresta devastada pela chuva ácida
PUBLICIDADE

Será que as chuvas ácidas se formam da mesma maneira que a chuva comum? Antes de saber a resposta para esta pergunta é importante saber de que é composta a chuva ácida.

A chuva ácida tem o pH abaixo de 5,6, ela atinge este pH porque é composta de ácidos provenientes da atmosfera. Mas como ela se forma? Tudo começa pela reação da água presente na chuva comum, veja o que acontece:

1. As gotas de chuva absorvem o dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, proveniente da atmosfera poluída;

2. O dióxido de carbono reage com a água através da reação:

H2O + CO2 H2CO3

Como se vê, o produto da reação é o ácido carbônico (H2CO3);

3. Quando a água da chuva reage com os óxidos fica ácida, e o pH da água pura que era 7,0 passa para 5,6.

Como se sabe, a chuva ácida prejudica o meio ambiente, causa uma grande mortandade de peixes em rios e lagos, ocasiona a corrosão nas folhas das plantações, etc. A pior parte é saber que ela existe graças à poluição atmosférica, cujos poluentes são gerados pelas indústrias, veículos, usinas energéticas.

Os piores poluentes são gerados pelas indústrias que utilizam combustíveis fósseis e usinas elétricas movidas a carvão. Esses poluentes são óxidos que se combinam com a umidade atmosférica gerando, por exemplo, ácido sulfúrico (H2SO4) diluído, que é a principal precipitação atmosférica dos poluentes industriais.

A resposta à pergunta inicial vem como um alerta: a chuva ácida tem sua formação proveniente da chuva comum, o que muda é a sua composição que é perigosa para o homem como também para o ambiente em que vive.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Gás carbônico e as chuvas ácidas"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/gas-carbonico-as-chuvas-acidas.htm>. Acesso em 25 de abril de 2018.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA