Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Alcatrão

O alcatrão é uma mistura complexa de mais de 4000 substâncias; dessas, pelo menos sessenta são cancerígenas e estão presentes principalmente no cigarro.

O alcatrão é um dos principais constituintes do cigarro, sendo que ele contribui em muito para o desenvolvimento do câncer
O alcatrão é um dos principais constituintes do cigarro, sendo que ele contribui em muito para o desenvolvimento do câncer
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O alcatrão é um líquido negro, espesso e com cheiro forte. O denominado alcatrão de hulha é uma das três frações resultantes da destilação da hulha, sendo uma mistura complexa de compostos aromáticos. Ao passar por um processo de destilação fracionada, o alcatrão de hulha dá origem a cinco frações (óleo leve, óleo médio, óleo pesado, óleo de antraceno e piche) que têm muito valor comercial.

O alcatrão é um líquido negro e viscoso

O alcatrão é, na realidade, uma mistura de mais de 4000 substâncias. Dentre elas, as principais são os HPAs, isto é, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, constituintes de uma família de compostos caracterizados por possuírem dois ou mais anéis condensados.

Muitos desses são comprovadamente carcinogênicos, o que significa que eles causam alterações nos genes das células comprometidas com a divisão celular. Um dos HPAs mais potentes é o benzopireno, cuja fórmula estrutural é:

Fórmula do benzopireno

Para se ter uma ideia de quanto o benzopireno e outros aromáticos podem ser perigosos, eles podem provocar câncer em cobaias (ratos) através do simples contato de uma região do corpo do animal, sem pelo, com uma camada do composto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dos HPAs, as outras substâncias que compõem o alcatrão são fenóis, cresóis, nitrosaminas não voláteis, íons metálicos e até mesmo compostos radioativos, como o polônio 210. Dentre os componentes do alcatrão, pelo menos sessenta são cancerígenos, como os íons metálicos arsênio, cádmio e níquel.

O alcatrão é encontrado principalmente no fumo do tabaco e, portanto, está presente no cigarro e em sua fumaça.Assim, ele pode ser o fator que relaciona o hábito de fumar com o câncer de pulmão, laringe e de boca. Estudos comprovam que as substâncias presentes no cigarro provocam mutações, ou seja, mudanças no material genético das células nos genes que controlam a divisão celular. Com isso, há uma multiplicação descontrolada das células, o que leva à formação de tumores.

O alcatrão fica em parte retido no filtro do cigarro e em parte impregnado no pulmão do fumante.

Fumar causa câncer de pulmão


Por Jennifer Fogaça
graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Alcatrão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alcatrao.htm. Acesso em 29 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Adrenalina

Clique aqui e saiba mais sobre a adrenalina, um importante hormônio produzido pelas glândulas adrenais que pode ser usado em algumas situações médicas.
Química

Carvão mineral e carvão coque

Conheça seus processos de obtenção.
Química

Cigarro eletrônico

Como funciona o cigarro eletrônico, substâncias tóxicas, nicotina pura, cádmio, arsênio, Câmara de vaporização, diminuir o ato de fumar, cigarro sem tabaco, alternativa para quem quer parar de fumar.
Química

Hidrocarbonetos

Saiba mais sobre as propriedades, tipos, nomenclatura e onde podem ser encontrados os hidrocarbonetos.
Química

Hidrocarbonetos aromáticos

Clique e conheça os hidrocarbonetos aromáticos e suas principais características estruturais, principalmente sobre sua composição, já que nesses compostos temos a presença de um núcleo benzênico ou aromático, no qual ocorre o fenômeno da ressonância (alternância de posição da ligação pi).
Química

Nicotina

Conheça a estrutura química da nicotina, como ela atua no organismo e principalmente no sistema nervoso central, levando à dependência e à degradação do organismo.
Química

À base de cafeína

Ação da cafeína no cérebro, propriedades do café, trimetilxantina, efeitos da cafeína no organismo, neurotransmissor Adenosina, função da adenosina no cérebro, perigos da cafeína, intoxicação por café.
Química

Óxi - Uma droga mais devastadora e letal que o crack

O uso do óxi iniciou-se na Bolívia e no Peru, foi introduzido no Brasil por meio da fronteira com o Acre. Sua composição é a mistura da pasta base da coca com algum combustível, como querosene, gasolina ou ácido sulfúrico e cal virgem.
Química