Tato

Cinco sentidos

PUBLICIDADE

O tato é considerado um dos cinco sentidos, com o paladar, a visão, o olfato e a audição. No entanto, diferentemente do que muitos pensam, o tato é apenas uma das modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático, sendo o responsável por percebermos o toque, fazendo com que sejamos capazes de perceber tudo que entra em contato com nosso corpo. 

As sensações somáticas são gerais e são os mecanismos responsáveis por captar as informações sensoriais que ocorrem em todo o corpo. Além da percepção do toque, o sistema sensorial somático é responsável pela percepção de temperatura e dor, por exemplo.

Leia também: Os cinco sentidos – permitem que nosso corpo interaja com o meio e evite riscos

O tato

O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo. A pele, órgão que reveste nosso corpo, é rica em receptores táteis, exercendo, portanto, um importante papel sensorial. Ela nos permite interagir com o meio e distinguir objetos mesmo sem os ver.

Vale destacar que o tato é apenas uma das modalidades sensoriais do sistema sensorial somático. As sensações somáticas são mecanismos neurais que garantem a percepção de informações sensoriais que ocorrem em todo nosso corpo. Além do tato, a temperatura e a dor são modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático.

O tato permite que sejamos capazes de sentir aquilo que nos toca.
O tato permite que sejamos capazes de sentir aquilo que nos toca.

Podemos classificar a sensações somáticas em três tipos: mecanorreceptivas, termorreceptivas e sensação da dor.

  • Sensação somática mecanorreceptiva: incluem-se as sensações de tato e de posição corporal.
  • Sensações termorreceptivas: temos a detecção de calor e frio.
  • Sensação da dor: é ativada quando os tecidos são lesionados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Receptores táteis

Os receptores táteis são os responsáveis por garantir que um estímulo tátil seja recebido e transmitido até ao sistema nervoso central. A maioria dos receptores do sistema sensorial somático é do tipo mecanorreceptores (capazes de perceber deformações físicas desencadeadas pela energia mecânica, tais como tato, som e pressão).

A seguir, vamos conhecer alguns receptores táteis e onde são encontrados:

Representação dos receptores táteis presentes na pele humana.
Representação dos receptores táteis presentes na pele humana.
  • Terminações nervosas livres: são capazes de detectar o tato e a pressão. Estão distribuídas por toda a nossa pele e também em outros tecidos.
  • Corpúsculo de Meissner: apresenta uma grande sensibilidade e é encontrado em áreas de pele sem pelos (pele glabra). A região dos lábios e da ponta dos dedos apresenta grande quantidade desses corpúsculos. São sensíveis a vibrações de baixa frequência e a movimentos de objetos na superfície da pele.
  • Discos de Merkel: são encontrados em áreas que apresentam grande quantidades de corpúsculos de Meissner, como nas pontas dos dedos. Entretanto, na pele com pelos, pode-se encontrar também uma quantidade moderada de discos de Merkel. Esses receptores percebem o toque contínuo de objetos sobre a pele.
  • Órgão terminal do pelo: na base do pelo, encontra-se uma fibra nervosa, a qual é estimulada por qualquer movimento do pelo. Esses receptores atuam percebendo, principalmente, movimentos de objetos  e o contato inicial de um objeto sobre a pele.
  • Terminações de Ruffini: estão localizados em camadas mais profundas da pele e em tecidos mais profundos bem como em cápsulas articulares. Estão relacionados com a percepção de sinais de tato e pressão prolongados e intensos. Nas articulações as terminações de Ruffini atuam sinalizando o grau de rotação da articulação.
  • Corpúsculos de Pacini: estão localizados abaixo da pele e nos tecidos das fáscias. O estímulo de receptor tátil ocorre apenas pela compressão local e rápida dos tecidos.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tato"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/oscincosentidos/tato.htm. Acesso em 27 de novembro de 2020.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Diferentemente dos outros sentidos, o tato apresenta receptores espalhados por todo o corpo, e não apenas em algumas regiões específicas. Esse sentido permite aos vertebrados e invertebrados reconhecerem estímulos de:

  1. Cor, dor, calor e outros.
  2. Cor, sabor, calor e outros.
  3. Dor, calor, pressão e outros.
  4. Dor, calor, luz e outros.
  5. Luz, pressão e calor.

Questão 2

Imagine que um ser vivo nasceu sem nenhuma terminação nervosa livre. Que tipo de sensação esse indivíduo não irá sentir?

  1. Pressão.
  2. Frio.
  3. Calor.
  4. Dor.

Mais Questões
Anatomia do olho humano
Cinco sentidos Visão
O órgão dos sentidos responsável pela audição é a orelha.
Cinco sentidos Audição
As moléculas de cheiro entram com o ar pelo nariz e são percebidas pelas células olfativas.
Cinco sentidos Olfato
Na língua, são encontrados diversos botões gustativos, que estão relacionados com a percepção dos gostos
Cinco sentidos Paladar
Pessoas sinestésicas podem associar as notas musicais a cores
Cinco sentidos Sinestesia