PUBLICIDADE
O tato é considerado um dos cinco sentidos, com o paladar, a visão, o olfato e a audição. No entanto, diferentemente do que muitos pensam, o tato é apenas uma das modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático, sendo o responsável por percebermos o toque, fazendo com que sejamos capazes de perceber tudo que entra em contato com nosso corpo.
As sensações somáticas são gerais e são os mecanismos responsáveis por captar as informações sensoriais que ocorrem em todo o corpo. Além da percepção do toque, o sistema sensorial somático é responsável pela percepção de temperatura e dor, por exemplo.
Leia também: Os cinco sentidos – permitem que nosso corpo interaja com o meio e evite riscos
Tópicos deste artigo
O tato
O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo. A pele, órgão que reveste nosso corpo, é rica em receptores táteis, exercendo, portanto, um importante papel sensorial. Ela nos permite interagir com o meio e distinguir objetos mesmo sem os ver.
Vale destacar que o tato é apenas uma das modalidades sensoriais do sistema sensorial somático. As sensações somáticas são mecanismos neurais que garantem a percepção de informações sensoriais que ocorrem em todo nosso corpo. Além do tato, a temperatura e a dor são modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático.
Podemos classificar a sensações somáticas em três tipos: mecanorreceptivas, termorreceptivas e sensação da dor.
-
Sensação somática mecanorreceptiva: incluem-se as sensações de tato e de posição corporal.
-
Sensações termorreceptivas: temos a detecção de calor e frio.
-
Sensação da dor: é ativada quando os tecidos são lesionados.
Receptores táteis
Os receptores táteis são os responsáveis por garantir que um estímulo tátil seja recebido e transmitido até ao sistema nervoso central. A maioria dos receptores do sistema sensorial somático é do tipo mecanorreceptores (capazes de perceber deformações físicas desencadeadas pela energia mecânica, tais como tato, som e pressão).
A seguir, vamos conhecer alguns receptores táteis e onde são encontrados:
-
Terminações nervosas livres: são capazes de detectar o tato e a pressão. Estão distribuídas por toda a nossa pele e também em outros tecidos.
-
Corpúsculo de Meissner: apresenta uma grande sensibilidade e é encontrado em áreas de pele sem pelos (pele glabra). A região dos lábios e da ponta dos dedos apresenta grande quantidade desses corpúsculos. São sensíveis a vibrações de baixa frequência e a movimentos de objetos na superfície da pele.
-
Discos de Merkel: são encontrados em áreas que apresentam grande quantidades de corpúsculos de Meissner, como nas pontas dos dedos. Entretanto, na pele com pelos, pode-se encontrar também uma quantidade moderada de discos de Merkel. Esses receptores percebem o toque contínuo de objetos sobre a pele.
-
Órgão terminal do pelo: na base do pelo, encontra-se uma fibra nervosa, a qual é estimulada por qualquer movimento do pelo. Esses receptores atuam percebendo, principalmente, movimentos de objetos e o contato inicial de um objeto sobre a pele.
-
Terminações de Ruffini: estão localizados em camadas mais profundas da pele e em tecidos mais profundos bem como em cápsulas articulares. Estão relacionados com a percepção de sinais de tato e pressão prolongados e intensos. Nas articulações as terminações de Ruffini atuam sinalizando o grau de rotação da articulação.
-
Corpúsculos de Pacini: estão localizados abaixo da pele e nos tecidos das fáscias. O estímulo de receptor tátil ocorre apenas pela compressão local e rápida dos tecidos.