Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tato

Tato é o sentido responsável por nos fazer sentir o toque, e, desse modo, garante-nos a capacidade de perceber as características daquilo que entra em contato com nosso corpo.

Bebê sendo tocado em referência ao tato.
O tato permite que sejamos capazes de sentir aquilo que nos toca.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O tato é considerado um dos cinco sentidos, com o paladar, a visão, o olfato e a audição. No entanto, diferentemente do que muitos pensam, o tato é apenas uma das modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático, sendo o responsável por percebermos o toque, fazendo com que sejamos capazes de perceber tudo que entra em contato com nosso corpo. 

As sensações somáticas são gerais e são os mecanismos responsáveis por captar as informações sensoriais que ocorrem em todo o corpo. Além da percepção do toque, o sistema sensorial somático é responsável pela percepção de temperatura e dor, por exemplo.

Leia também: Os cinco sentidos – permitem que nosso corpo interaja com o meio e evite riscos

Tópicos deste artigo

O tato

O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo. A pele, órgão que reveste nosso corpo, é rica em receptores táteis, exercendo, portanto, um importante papel sensorial. Ela nos permite interagir com o meio e distinguir objetos mesmo sem os ver.

Vale destacar que o tato é apenas uma das modalidades sensoriais do sistema sensorial somático. As sensações somáticas são mecanismos neurais que garantem a percepção de informações sensoriais que ocorrem em todo nosso corpo. Além do tato, a temperatura e a dor são modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático.

Podemos classificar a sensações somáticas em três tipos: mecanorreceptivas, termorreceptivas e sensação da dor.

  • Sensação somática mecanorreceptiva: incluem-se as sensações de tato e de posição corporal.

  • Sensações termorreceptivas: temos a detecção de calor e frio.

  • Sensação da dor: é ativada quando os tecidos são lesionados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Receptores táteis

Os receptores táteis são os responsáveis por garantir que um estímulo tátil seja recebido e transmitido até ao sistema nervoso central. A maioria dos receptores do sistema sensorial somático é do tipo mecanorreceptores (capazes de perceber deformações físicas desencadeadas pela energia mecânica, tais como tato, som e pressão).

A seguir, vamos conhecer alguns receptores táteis e onde são encontrados:

Representação dos receptores táteis presentes na pele humana.
Representação dos receptores táteis presentes na pele humana.
  • Terminações nervosas livres: são capazes de detectar o tato e a pressão. Estão distribuídas por toda a nossa pele e também em outros tecidos.

  • Corpúsculo de Meissner: apresenta uma grande sensibilidade e é encontrado em áreas de pele sem pelos (pele glabra). A região dos lábios e da ponta dos dedos apresenta grande quantidade desses corpúsculos. São sensíveis a vibrações de baixa frequência e a movimentos de objetos na superfície da pele.

  • Discos de Merkel: são encontrados em áreas que apresentam grande quantidades de corpúsculos de Meissner, como nas pontas dos dedos. Entretanto, na pele com pelos, pode-se encontrar também uma quantidade moderada de discos de Merkel. Esses receptores percebem o toque contínuo de objetos sobre a pele.

  • Órgão terminal do pelo: na base do pelo, encontra-se uma fibra nervosa, a qual é estimulada por qualquer movimento do pelo. Esses receptores atuam percebendo, principalmente, movimentos de objetos  e o contato inicial de um objeto sobre a pele.

  • Terminações de Ruffini: estão localizados em camadas mais profundas da pele e em tecidos mais profundos bem como em cápsulas articulares. Estão relacionados com a percepção de sinais de tato e pressão prolongados e intensos. Nas articulações as terminações de Ruffini atuam sinalizando o grau de rotação da articulação.

  • Corpúsculos de Pacini: estão localizados abaixo da pele e nos tecidos das fáscias. O estímulo de receptor tátil ocorre apenas pela compressão local e rápida dos tecidos.

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tato"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/oscincosentidos/tato.htm. Acesso em 19 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Diferentemente dos outros sentidos, o tato apresenta receptores espalhados por todo o corpo, e não apenas em algumas regiões específicas. Esse sentido permite aos vertebrados e invertebrados reconhecerem estímulos de:

  1. Cor, dor, calor e outros.
  2. Cor, sabor, calor e outros.
  3. Dor, calor, pressão e outros.
  4. Dor, calor, luz e outros.
  5. Luz, pressão e calor.

Exercício 2

Imagine que um ser vivo nasceu sem nenhuma terminação nervosa livre. Que tipo de sensação esse indivíduo não irá sentir?

  1. Pressão.
  2. Frio.
  3. Calor.
  4. Dor.