Tato

Tato é o sentido responsável por nos fazer sentir o toque, e, desse modo, garante-nos a capacidade de perceber as características daquilo que entra em contato com nosso corpo.

O tato é considerado um dos cinco sentidos, com o paladar, a visão, o olfato e a audição. No entanto, diferentemente do que muitos pensam, o tato é apenas uma das modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático, sendo o responsável por percebermos o toque, fazendo com que sejamos capazes de perceber tudo que entra em contato com nosso corpo. 

As sensações somáticas são gerais e são os mecanismos responsáveis por captar as informações sensoriais que ocorrem em todo o corpo. Além da percepção do toque, o sistema sensorial somático é responsável pela percepção de temperatura e dor, por exemplo.

Leia também: Os cinco sentidos – permitem que nosso corpo interaja com o meio e evite riscos

O tato

O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo. A pele, órgão que reveste nosso corpo, é rica em receptores táteis, exercendo, portanto, um importante papel sensorial. Ela nos permite interagir com o meio e distinguir objetos mesmo sem os ver.

Vale destacar que o tato é apenas uma das modalidades sensoriais do sistema sensorial somático. As sensações somáticas são mecanismos neurais que garantem a percepção de informações sensoriais que ocorrem em todo nosso corpo. Além do tato, a temperatura e a dor são modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático.

O tato permite que sejamos capazes de sentir aquilo que nos toca.
O tato permite que sejamos capazes de sentir aquilo que nos toca.

Podemos classificar a sensações somáticas em três tipos: mecanorreceptivas, termorreceptivas e sensação da dor.

Receptores táteis

Os receptores táteis são os responsáveis por garantir que um estímulo tátil seja recebido e transmitido até ao sistema nervoso central. A maioria dos receptores do sistema sensorial somático é do tipo mecanorreceptores (capazes de perceber deformações físicas desencadeadas pela energia mecânica, tais como tato, som e pressão).

A seguir, vamos conhecer alguns receptores táteis e onde são encontrados:

Representação dos receptores táteis presentes na pele humana.
Representação dos receptores táteis presentes na pele humana.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/oscincosentidos/tato.htm