A Termoquímica é um ramo da Química que estuda as reações e os processos de mudança de estado físico que envolvem trocas de energia na forma de calor.
Existem dois tipos de reações e processos desse tipo, que são:
Por exemplo, a vaporização é a mudança do estado líquido para o gasoso, como quando as roupas no varal secam. Para que essa mudança ocorra, a água absorve energia e, dessa forma, suas interações intermoleculares são rompidas e as moléculas são liberadas na forma de vapor.
Um exemplo de reação química endotérmica é o aquecimento do calcário (CaCO3). Ele absorve calor e se decompõe, originando entre seus produtos o óxido de cálcio (CaO), que é a cal virgem.
Veja dois exemplos: A solidificação da água em gelo é uma mudança de estado físico que ocorre quando há liberação de calor. Os motores a explosão dos automóveis funcionam a partir da energia liberada pela reação de combustão de etanol ou de derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Dois conceitos importantes no estudo da termoquímica são a entalpia (H) e a variação da entalpia (ΔH), que se referem, respectivamente, ao conteúdo de energia das substâncias e à diferença de energia entre os reagentes e os produtos (ΔH = HPRODUTOS – HREAGENTES).
Quando a equação que descreve o processo inclui o valor da variação de entalpia, dizemos que é uma equação termoquímica. Se o valor de ΔH for negativo, quer dizer que o processo é exotérmico, porque a entalpia final é menor que a inicial; e se der positivo, o processo é endotérmico.
Exemplos:
1 C3H8(g) + 5 O2(g) → 3 CO2(g) + 4H2O(g) ΔH = - 2 046 kJ
1 Fe2O3(S) + 3 C(s) → 2 Fe(S) + 3 CO(g) ΔH = + 491,5 kJ
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química