Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é Termoquímica?

A termoquímica estuda as reações químicas e as mudanças de estado físico que envolvem trocas de calor.

No laboratório, são realizadas muitas reações exotérmicas estudadas pela Termoquímica
No laboratório, são realizadas muitas reações exotérmicas estudadas pela Termoquímica
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Termoquímica é um ramo da Química que estuda as reações e os processos de mudança de estado físico que envolvem trocas de energia na forma de calor.

Existem dois tipos de reações e processos desse tipo, que são:

  • Endotérmicos: Endo significa para dentro, ou seja, são reações ou mudanças de estado físico em que os reagentes absorvem calor.

Por exemplo, a vaporização é a mudança do estado líquido para o gasoso, como quando as roupas no varal secam. Para que essa mudança ocorra, a água absorve energia e, dessa forma, suas interações intermoleculares são rompidas e as moléculas são liberadas na forma de vapor.

Um exemplo de reação química endotérmica é o aquecimento do calcário (CaCO3). Ele absorve calor e se decompõe, originando entre seus produtos o óxido de cálcio (CaO), que é a cal virgem.

  • Exotérmicos: Exo significa para fora, ou seja, refere-se a reações ou mudanças de estado físico em que há liberação de calor.

Veja dois exemplos: A solidificação da água em gelo é uma mudança de estado físico que ocorre quando há liberação de calor. Os motores a explosão dos automóveis funcionam a partir da energia liberada pela reação de combustão de etanol ou de derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dois conceitos importantes no estudo da termoquímica são a entalpia (H) e a variação da entalpia (ΔH), que se referem, respectivamente, ao conteúdo de energia das substâncias e à diferença de energia entre os reagentes e os produtos (ΔH = HPRODUTOS – HREAGENTES).

Quando a equação que descreve o processo inclui o valor da variação de entalpia, dizemos que é uma equação termoquímica. Se o valor de ΔH for negativo, quer dizer que o processo é exotérmico, porque a entalpia final é menor que a inicial; e se der positivo, o processo é endotérmico.

Exemplos:

  • Equação termoquímica de reação exotérmica:

1 C3H8(g) + 5 O2(g) → 3 CO2(g) + 4H2O(g) ΔH = - 2 046 kJ

  • Equação termoquímica de reação endotérmica:

1 Fe2O3(S) + 3 C(s) → 2 Fe(S) + 3 CO(g) ΔH = + 491,5 kJ


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é Termoquímica?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-termoquimica.htm. Acesso em 21 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


O que é Elemento Químico?

Entenda o que é um elemento químico, o que os distingue, como estão agrupados na Tabela Periódica, como representá-los e quais são essenciais para nós.
O que é Química?

O que é Eletroquímica?

Saiba o que a Eletroquímica estuda e onde você pode encontrar vários artigos sobre esse tema.
O que é Química?

Equações Termoquímicas

Veja como identificar, interpretar e escrever equações termoquímicas para representar reações que envolvem trocas de calor.
Química

Entalpia-Padrão

Entenda o que é a entalpia-padrão estudada em Termoquímica e como ela pode ser usada para se descobrir as entalpias desconhecidas de outras substâncias.
Química

Entalpia de Combustão

Em Termoquímica, costuma-se relacionar o tipo de variação de entalpia de uma reação com o fenômeno químico envolvido. Veja como isso ocorre no caso da entalpia de combustão.
Química

Entalpia de Neutralização

Entenda do que se trata a entalpia de neutralização estudada na termoquímica.
Química

Variação de Entalpia de Solução

A variação de entalpia de solução será exotérmica se a soma da entalpia reticular com a entalpia de hidratação der negativa; e será endotérmica, se der positiva.
Química

Entalpia de Formação

A entalpia de formação é o calor liberado ou absorvido na formação de 1 mol de uma substância a partir de substâncias simples, no estado padrão.
Química

Variação da Entalpia em Reações Exotérmicas

Nas reações exotérmicas há liberação de calor, por isso a entalpia dos reagentes é maior que a entalpia dos produtos, sendo a variação da entalpia negativa.
Química

Entalpia nas mudanças de estado físico

Variação de entalpia na fusão e vaporização.
Química

Variação de Entalpia nas reações

Você sabia que existem vários tipos de Entalpia? Confira as variações de Entalpia nas reações.
Química

Entalpia

Conheça mais sobre a entalpia. Aprenda qual é a sua definição e história. Veja seus diferentes tipos. Resolva exercícios sobre esse tema.
Química

PUBLICIDADE