Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é renda nacional?

Renda nacional é um indicador econômico que expressa a soma dos rendimentos em um país e que nos permite analisar a evolução das economias nacionais no decorrer do tempo.

Cédulas de real e uma calculadora representando a renda nacional.
Os rendimentos anuais de um país compõem o indicador econômico conhecido como renda nacional.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Renda nacional é um importante indicador econômico que expressa todos os rendimentos obtidos em determinado território durante determinado período, geralmente de um ano. Por meio da renda nacional, podemos mensurar os ganhos da economia de um país e a maneira como as condições econômicas em um território evoluíram no decorrer do tempo. Esse indicador nos permite, além disso, estabelecer comparativos entre as diferentes economias nacionais e compreender como um país se insere no sistema econômico internacional.

Leia também: Qual é o PIB do Brasil?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre renda nacional

  • A renda nacional é um indicador econômico medido pela soma de todos os rendimentos em um território em um intervalo de tempo.

  • Permite conhecermos a dimensão da economia de um país, ao mesmo tempo que abre a possibilidade para comparar diferentes economias nacionais.

  • Não representa um indicador social, pois não expressa a distribuição de renda entre as diferentes camadas da sociedade.

  • Existem dois tipos de renda nacional: a renda nacional bruta e a renda nacional disponível bruta.

  • A renda nacional bruta do Brasil é de 7,4 trilhões de reais, de acordo com dados do IBGE para o ano de 2020.

Como é calculada a renda nacional?

A renda nacional (RN) é um indicador econômico que pode ser calculado pela soma de todos os bens e serviços com os rendimentos obtidos em determinado país ou território por meio dos diferentes fatores de produção, o que compreende elementos como a remuneração dos trabalhadores, os lucros, os aluguéis e os subsídios e pensões obtidos por meio do Estado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Importância da renda nacional

A importância da renda nacional reside no fato desse indicador nos proporcionar um quadro geral acerca do tamanho da produção de um país e do grau de desenvolvimento daquela economia em particular, o que é de grande ajuda na elaboração de políticas macroeconômicas. Por meio da renda nacional, é possível, ainda, estabelecer um comparativo entre diferentes economias nacionais, avaliando como cada uma delas se insere no espaço econômico mundial.

Cabe ressaltar, entretanto, que a renda nacional não é um indicador da distribuição de renda, embora seja possível, com base nele, calcular a renda nacional per capita, que consiste em uma média entre a renda total e o número de habitantes. Por essa razão, análises que se apoiam em questões socioeconômicas e de distribuição de renda devem levar em conta outros indicadores econômicos além da renda nacional.

Tipos de renda nacional

Existem dois diferentes tipos de renda nacional que são determinados com base nas atividades de envio ou recebimento de renda de outros territórios nacionais. Com base nas definições e na metodologia de trabalho do Banco Central e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os tipos de renda nacional podem ser definidos da seguinte maneira:

  • Renda nacional bruta (RNB): de acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), o ponto de partida para o cálculo da RNB de um país é o seu Produto Interno Bruto (PIB). Do valor do PIB é deduzida, ou subtraída, a renda líquida que é enviada ao exterior. Dito de outra forma, a RNB considera somente a renda que foi gerada e permanece nos limites territoriais de um país. Ainda segundo a definição do BCB, essa renda líquida enviada para fora do país corresponde às remunerações e à renda de propriedades.

  • Renda nacional disponível bruta (RNDB): corresponde à renda final obtida após a dedução das remessas que foram enviadas e recebidas do exterior.

Saiba mais: IDH — outro indicador usado para mensurar o desenvolvimento de um país

Renda nacional do Brasil

As últimas duas décadas marcaram o crescimento expressivo da renda nacional brasileira, conforme apresenta a série histórica do IBGE que tem início em 2000 e se estende até 2020. A renda nacional bruta registrada para o Brasil saltou de R$ 1.164.560.000.000 no início do período delimitado para R$ 7.450.838.000.000 em 2020, o que representou um aumento de aproximadamente seis vezes.

É claro que a evolução não manteve um mesmo ritmo de crescimento durante os 20 anos brevemente analisados acima, já que a economia não funciona de maneira linear e depende de uma série de fatores, tanto externos quanto internos a ela. Houve momentos de desaceleração do crescimento durante as crises econômicas conjunturais da economia brasileira ou crises internacionais, como aconteceu entre 2008 e 2009 e entre 2014 e 2016.

Recentemente, o Relatório Mundial sobre as Desigualdades se utilizou da renda nacional como um dos indicadores para analisar o quadro de desigualdade socioeconômica no território brasileiro. Uma de suas constatações foi a de que a parcela 10% mais rica da população do país é detentora de quase 60% da renda nacional brasileira, o que representa uma parcela 29 vezes maior da renda detida pelos 50% que integram o estrato mais pobre da sociedade brasileira|1|, evidenciando um grave problema estrutural da economia do Brasil.

Diferenças entre renda nacional, renda per capita e produto nacional

A economia de uma nação pode ser estudada com base em diferentes indicadores econômicos que expressam o seu grau de desenvolvimento interno, o tamanho da estrutura econômica e produtiva do país e a maneira como ela está inserida e se comporta no cenário internacional. Veja, a seguir, quais são os principais pontos divergentes entre três importantes indicadores econômicos nacionais: a renda nacional, a renda per capita e o produto nacional.

Renda nacional

Renda per capita

Produto nacional

Soma de todos os rendimentos obtidos em um país ou território em um intervalo de tempo.

Divisão da renda nacional pelo total de habitantes que vive no país ou território em análise.

Soma do valor de todos os bens e serviços produzidos em um país ou território em um intervalo de tempo.

Nota

|1| FERNANDES, Daniela. 4 dados que mostram por que Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, segundo relatório. BBC News Brasil, 07 dez. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59557761.

Fontes:

BCB. Nota Técnica do Banco Central do Brasil 55: Estimativa mensal da Renda Nacional Disponível Bruta das Famílias. Brasília: Banco Central do Brasil, dez. 2021. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/publicacoes/notastecnicas/NT_55_202112.pdf. Acesso em 04 mai. 2023.

CRUZ, Uéritto. Agregados macroeconômicos – Contabilidade social, capítulo II. Material de aula, [S.I.]. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/176518/mod_resource/content/2/Cap.2Macroeconomia.pdf. Acesso em 04 mai. 2023.

Economypedia. Renda Nacional. Disponível em: https://pt.economy-pedia.com/11040044-national-income. Acesso em 04 mai. 2023.

IBGE. Brasil em Síntese: Sistema de Contas Nacionais. Disponível em: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/contas-nacionais. Acesso em 04 mai. 2023.

IBGE. Sistema de Contas Nacionais: Tabelas de 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/comercio/9052-sistema-de-contas-nacionais-brasil.html. Acesso em 05 mai. 2023.

IPEA Data. PIB – Renda nacional bruta. Disponível em: http://www.ipeadata.gov.br/Default.aspx. Acesso em 05 mai. 2023.

MANKIW, N. Gregory. Renda Nacional: De Onde Ela Vem e para Onde Ela Vai. In: MANKIW, N. Gregory. Macroeconomia. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2014, 8ª edição. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3531599/mod_resource/content/0/Macroeconomia%20-%20material%20de%20aula%20-%2014062017.pdf. Acesso em 04 mai. 2023.

REDAÇÃO. O novo mapa da desigualdade global. Outras Palavras, 07 dez. 2021. Disponível em: https://outraspalavras.net/desigualdades-mundo/novo-mapa-da-desigualdade-global/. Acesso em 05 mai. 2023.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "O que é renda nacional?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-renda-nacional.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE