Eco e reverberação são fenômenos ondulatórios que estão relacionados com a reflexão de ondas sonoras e com o intervalo de tempo necessário para a percepção do som refletido por um obstáculo qualquer. A reverberação é um fenômeno que deve ser evitado em locais onde se deseja executar gravações musicais. O eco, por sua vez, é utilizado na ecolocalização de animais.
Persistência sonora
A persistência sonora é o mínimo intervalo de tempo necessário para que o ouvido humano faça a distinção entre sons emitidos por fontes sonoras diferentes. Caso as ondas sonoras produzidas por fontes distintas atinjam o aparelho auditivo humano em um tempo inferior à persistência sonora, os sons não serão interpretados como de fontes diferentes, mas, sim, como se fossem de uma única fonte. A persistência sonora para o ouvido humano corresponde a 0,1 s.
Eco
Ocorre eco sempre que o som refletido por um determinado obstáculo retorna ao emissor em um tempo igual ou superior a 0,1 s. Assim, há a nítida separação entre o som produzido pela fonte e o som refletido por um obstáculo qualquer.
Adotando a velocidade do som no ar como sendo de 340 m/s e sabendo que o tempo mínimo para a ocorrência do eco é de 0,1 s, pode-se determinar o espaço mínimo necessário entre emissor e obstáculo para que ocorra o fenômeno. Da definição de velocidade média, podemos escrever:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O valor do espaço deve ser dobrado, uma vez que o som sai do emissor, vai até o obstáculo, sofre reflexão e retorna à fonte. Assim sendo, a distância mínima para a ocorrência do eco é:
Observa-se que o espaço mínimo necessário para a ocorrência do eco é de 17 m.
Reverberação
Ocorre reverberação quando o intervalo de tempo da chegada de sons no ouvido humano é inferior a 0,1 s. A sensação percebida é o prolongamento do som emitido. Geralmente, quando são usados espaços como ginásios de esporte para shows ou comícios, por exemplo, tem-se a sensação de uma repetição das palavras, o que acaba por prejudicar a interpretação das mensagens enviadas. Esse fenômeno é um clássico exemplo de reverberação. O tempo entre a emissão e a reflexão do som pelas paredes do recinto é inferior a 0,1 s, o que causa a dificuldade de interpretação das ondas sonoras.
Estúdios de gravação musical são elaborados a fim de evitar a reverberação, fator que pode atrapalhar o processo de captação tanto de instrumentos como da voz.
Por Joab Silas
Graduado em Física