Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é zero absoluto?

O que é Física?

Sobre o que é zero absoluto, pode-se dizer que corresponde ao limite mínimo de temperatura possível no qual a vibração das moléculas que compõem o corpo é paralisada.
O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza
O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza
PUBLICIDADE

 O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K. Deve-se lembrar que não há um limite superior de temperatura, e a existência de temperaturas de valores extremamente elevados é totalmente possível. A temperatura do núcleo do Sol, por exemplo, é de aproximadamente 15 milhões de graus Celsius.

A definição do zero absoluto foi feita por William Thompson, conhecido como Lord Kelvin. O cientista percebeu que, quando um gás sofre um resfriamento isovolumétrico (com volume constante) de 0 °C para – 1 °C, a pressão era diminuída cerca de 1/273 do valor inicial. Portanto, Lord Kelvin entendeu que, ao levar a temperatura do gás até cerca de – 273 °C, a pressão deveria diminuir ao máximo e, por consequência, o movimento das partículas que compõem o gás cessaria. Para essa temperatura, o cientista determinou o valor 0 K, temperatura na qual a agitação molecular é interrompida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atingindo o zero absoluto

Durante muito tempo, a temperatura que corresponde ao zero absoluto foi considerada inatingível. Entretanto, cientistas da Universidade Ludwig Maximilian, na Alemanha, conseguiram provar que essa temperatura pode ser atingida e até ultrapassada. Isso pode ser realizado por meio de um gás superfrio feito com átomos de potássio. Além de desenvolver o estudo de materiais quânticos, esse gás comporta-se como energia escura e pode ajudar a ciência a compreender a origem e a evolução do universo.

Efeitos do superesfriamento

Quando objetos atingem temperaturas muito baixas, próximas do zero absoluto, ficam basicamente submetidos a três efeitos:

  1. Supercondutividade: O material passa a apresentar resistência elétrica praticamente nula.

  2. Superfluidez: Movimento livre de um fluido, que pode até subir pelas paredes de um recipiente, desafiando a força da gravidade.

  3. Condensação de Bose-Einstein: O condensado de Bose-Einstein é um estado físico da matéria em que um corpo formado por diversas partículas atuaria como um átomo único. 

Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é zero absoluto?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-zero-absoluto.htm>. Acesso em 24 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola