Peso é uma força de atração exercida entre corpos que apresentam massa. Toda massa gera o seu próprio campo gravitacional, e esse campo é responsável por atrair outras massas por intermédio da força peso.
Tópicos deste artigo
Peso na Física
Na Física, entende-se peso como a força de atração gravitacional exercida entre as massas. O peso, também chamado de força peso ou força gravitacional, é uma das forças fundamentais da natureza, juntamente às forças eletromagnéticas, força nuclear forte e força nuclear fraca. Além disso, a força peso é a mais fraca de todas as interações: são necessárias massas gigantescas para que a força peso possa ser percebida. Entretanto, em longas distâncias, como no caso das distâncias interplanetárias, a força peso mostra-se a mais significativa, definindo o curso de astros, planetas, sistemas solares e até mesmo de galáxias.
A unidade atribuída ao peso no Sistema Internacional de Unidades é o Newton (N), uma abreviação da unidade kg.m/s² (quilograma ao metro por segundo quadrado). Trata-se de uma grandeza física vetorial por apresentar módulo, direção e sentido. O peso de um corpo qualquer, por exemplo, é simplesmente a força com a qual a Terra o atrai na direção do seu próprio raio, cujo sentido aponta para o centro da Terra.
Além disso, o peso depende da gravidade local e da massa dos corpos a ela submetidos. O peso de um corpo qualquer na superfície terrestre, por exemplo, depende apenas de sua massa, em quilogramas (kg), e da gravidade terrestre, em m/s².
Dessa forma, se um corpo com massa for deixado em um local de gravidade nula, seu peso deverá ser igualmente nulo.
Veja também: O que tem peso no espaço?
Peso e massa
É comum confundirmos os conceitos de peso e massa. Enquanto o peso é uma força, massa é a quantidade de matéria contida em um corpo. Além disso, massa é uma grandeza escalar, pois apresenta somente módulo. No Sistema Internacional de Unidades, a massa de um corpo é dada em quilogramas (kg).
Apesar de serem confundidos, peso e massa são conceitos bastante distintos entre si.
Para sabermos qual é o peso de um corpo, basta multiplicar a sua massa e o módulo da gravidade do local onde o corpo se encontra.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Veja também: Qual é o peso de uma nuvem?
É importante dizer que, quando subimos em uma balança, não estamos medindo peso nem massa, mas o módulo da força de compressão feita sobre a balança, também chamada de força normal. É possível evidenciar isso por meio de um teste simples: basta subir em uma balança e pedir para que alguém lhe empurre para baixo. Você verá que a indicação de massa na balança aumenta à medida que a força aplicada sobre você também aumenta. De forma similar, se você estivesse sendo puxado para cima, o seu peso e a sua massa não estariam sofrendo quaisquer alterações, mas a leitura exibida pela balança seria afetada.
Fórmula do peso
É fácil calcular o peso de um corpo. Bastar usar a fórmula apresentada a seguir:
Legenda:
P – Peso (N – Newton);
m – massa do corpo (kg – quilograma);
g – gravidade local (m/s² – metros por segundo ao quadrado).
Com as Leis da Gravitação Universal, podemos calcular o módulo da gravidade produzida por um corpo puntual ou de simetria esférica (como no caso dos planetas) por meio da seguinte equação:
Legenda:
g – gravidade local (m/s² – metros por segundo ao quadrado);
G – constante de gravitação universal (6,67408.10-11 N.m²/kg²);
M – massa geradora da gravidade (kg – quilograma);
r – raio da massa geradora da gravidade (m – metro).
Veja também: Ondas gravitacionais
Como calcular o seu peso
Ao nível do mar, a gravidade terrestre vale aproximadamente 9,8 m/s² (esse valor pode variar um pouco de acordo com a sua distância ao centro da Terra). Se considerarmos um ser humano com massa de 70,0 kg, o seu peso seria calculado da seguinte forma:
Se esse mesmo ser humano estivesse na superfície da Lua, sua massa continuaria igual, no entanto, o seu peso teria um módulo completamente diferente, considerando-se que a gravidade da Lua vale cerca de 1,62 m/s²:
Resumo sobre peso e massa
-
Se um objeto tem massa de 70,0 kg, sua massa terá o mesmo módulo em qualquer lugar do universo. O seu peso, no entanto, dependerá do valor da aceleração da gravidade local.
-
O peso de um corpo é uma força exclusivamente atrativa, sendo definida pelo produto da massa do corpo pelo valor da gravidade naquela posição.
-
Peso é uma grandeza vetorial, pois apresenta módulo, direção e sentido; a massa é uma grandeza escalar, apresentando somente módulo.
-
A unidade de peso no Sistema Internacional de Unidades é o Newton.
-
Gravidade é uma grandeza vetorial, com dimensão de aceleração, dada em m/s² no Sistema Internacional de Unidades.
Por Me. Rafael Helerbrock