PUBLICIDADE
Michael Faraday (1791-1867) foi um dos cientistas mais influentes da Física e da Química e também um dos maiores experimentalistas da história. Trouxe grandes contribuições para a área do Eletromagnetismo, como a descoberta da indução eletromagnética – sua maior descoberta. Para tanto, Faraday conseguiu produzir uma corrente elétrica em um fio desconectado de fontes de energia, tais como baterias e pilhas, utilizando apenas o movimento relativo de um ímã.
Veja a seguir a ilustração do fenômeno de indução eletromagnética, descoberto por Faraday. Quando o ímã se move em relação à bobina, um galvanômetro indica a passagem de corrente elétrica:
Nascido na Inglaterra, Faraday recebeu pouca educação formal. Aos 14 anos, começou a trabalhar com encadernação de livros e, durante um período de sete anos, pôde ler vários exemplares. Interessou-se principalmente em artigos sobre eletricidade.
Dentre as descobertas e contribuições de Faraday, podemos destacar:
-
Criou a noção de campo elétrico e magnético;
-
Estabeleceu uma relação entre campo elétrico e magnético;
-
Descobriu o fenômeno de indução eletromagnética, responsável pelo funcionamento dos motores elétricos e transformadores;
-
Suas descobertas possibilitaram o desenvolvimento das equações do eletromagnetismo por James Clerk Maxwell.
Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física