Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Michael Faraday

Michael Faraday foi um dos grandes nomes da Ciência. Ao descobrir o fenômeno de indução eletromagnética, abriu as portas para o desenvolvimento do eletromagnetismo.

Michael Faraday, o gênio por trás da indução eletromagnética
Michael Faraday, o gênio por trás da indução eletromagnética
Crédito da Imagem: shuttershok
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Michael Faraday (1791-1867) foi um dos cientistas mais influentes da Física e da Química e também um dos maiores experimentalistas da história. Trouxe grandes contribuições para a área do Eletromagnetismo, como a descoberta da indução eletromagnética – sua maior descoberta. Para tanto, Faraday conseguiu produzir uma corrente elétrica em um fio desconectado de fontes de energia, tais como baterias e pilhas, utilizando apenas o movimento relativo de um ímã.

Veja a seguir a ilustração do fenômeno de indução eletromagnética, descoberto por Faraday. Quando o ímã se move em relação à bobina, um galvanômetro indica a passagem de corrente elétrica:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nascido na Inglaterra, Faraday recebeu pouca educação formal. Aos 14 anos, começou a trabalhar com encadernação de livros e, durante um período de sete anos, pôde ler vários exemplares. Interessou-se principalmente em artigos sobre eletricidade.

Dentre as descobertas e contribuições de Faraday, podemos destacar:


Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Helerbrock Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Michael Faraday"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/michael-faraday.htm. Acesso em 23 de novembro de 2024.

De estudante para estudante