Topo
pesquisar

Michael Faraday

Física

Michael Faraday foi um dos grandes nomes da Ciência. Ao descobrir o fenômeno de indução eletromagnética, abriu as portas para o desenvolvimento do eletromagnetismo.
PUBLICIDADE

Michael Faraday (1791-1867) foi um dos cientistas mais influentes da Física e da Química e também um dos maiores experimentalistas da história. Trouxe grandes contribuições para a área do Eletromagnetismo, como a descoberta da indução eletromagnética – sua maior descoberta. Para tanto, Faraday conseguiu produzir uma corrente elétrica em um fio desconectado de fontes de energia, tais como baterias e pilhas, utilizando apenas o movimento relativo de um ímã.

Veja a seguir a ilustração do fenômeno de indução eletromagnética, descoberto por Faraday. Quando o ímã se move em relação à bobina, um galvanômetro indica a passagem de corrente elétrica:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nascido na Inglaterra, Faraday recebeu pouca educação formal. Aos 14 anos, começou a trabalhar com encadernação de livros e, durante um período de sete anos, pôde ler vários exemplares. Interessou-se principalmente em artigos sobre eletricidade.

Dentre as descobertas e contribuições de Faraday, podemos destacar:


Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Michael Faraday, o gênio por trás da indução eletromagnética
Michael Faraday, o gênio por trás da indução eletromagnética

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Michael Faraday"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/michael-faraday.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola