A energia cinética é a energia associada à velocidade de um corpo. Se existe velocidade, certamente haverá esse tipo de energia. Para objetos que estão em repouso, a energia cinética é nula, pois a velocidade de tais corpos é zero.
Determinação da energia cinética
A energia cinética é determinada em função da massa do corpo em movimento, que é medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, que é determinada em metros por segundo (m/s).
A unidade de medida adotada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) para a energia cinética é o joule (J). Essa unidade é uma homenagem ao físico inglês James Prescott Joule por suas contribuições para os estudos referentes ao calor e à energia. Veja a correspondência entre as unidades joule (J) e caloria (cal):
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
1 cal = 4,2 J
Relação entre energia cinética e trabalho
Trabalho é a quantidade de energia gasta na execução de determinada atividade e é definido, de modo geral, como o produto da força aplicada sobre um objeto e o deslocamento sofrido por ele. Quando uma força for aplicada a favor do movimento de um objeto, haverá aumento de velocidade e consequente aumento de energia cinética, portanto, podemos estabelecer uma relação entre energia cinética e trabalho. O chamado Teorema da Energia Cinética mostra que o trabalho realizado sobre um objeto é justamente igual à variação da energia cinética sofrida por ele.
Por Joab Silas
Graduado em Física