Novos elementos da Tabela Periódica

Unúntrio, Ununpêntio, Ununséptio e Ununóctio são os quatro novos elementos químicos da Tabela Periódica.

O ano de 2016 começou com uma excelente notícia para o mundo da Química, já que a Tabela Periódica proposta por Henry Moseley teve o acréscimo dos quatro elementos químicos que faltavam no sétimo período.

Os novos elementos da Tabela Periódica são o Unúntrio (símbolo Uut), Ununpêntio (sigla (Uup), Ununséptio (Uus) e o Ununóctio (Uuo), todos com átomos que possuem sete níveis de energia.

De acordo com os estudos, os quatro novos elementos são os que apresentam o maior peso atômico entre todos os 118 conhecidos. Por esse motivo, eles são denominados de elementos superpesados. De forma específica, a massa atômica de cada um deles é:

Muitos podem achar que esses quatro elementos acabaram de ser descobertos, mas isso não é verdade. Apenas esse ano que a IUPAC reconheceu a forma de sintetizar esses novos elementos, mas cada um deles já havia sido descoberto há um certo tempo:

Como todos os novos elementos da Tabela Periódica apresentam número atômico superior a 84 (113, 115, 117 e 118, respectivamente), eles são radioativos e transurânicos, isto é, só são produzidos em laboratório e, portanto, não podem ser encontrados na natureza (todo elemento com número atômico maior do que 92 é artificial). De forma simplificada, as propriedades dos novos elementos são:

a) Unúntrio

Distribuição eletrônica fundamental do Unúntrio
Distribuição eletrônica fundamental do Unúntrio

b) Ununpêntio

Distribuição eletrônica fundamental do Ununpêntio
Distribuição eletrônica fundamental do Ununpêntio

c) Ununséptio

Distribuição eletrônica fundamental do Ununséptio
Distribuição eletrônica fundamental do Ununséptio

d) Ununóctio

Distribuição eletrônica fundamental do Ununóctio
Distribuição eletrônica fundamental do Ununóctio


Por Me. Diogo Lopes Dias


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/novos-elementos-tabela-periodica.htm