Oscar 2024: confira 7 temas abordados nos filmes para ajudar nos estudos
Oscar 2024: confira 7 temas abordados nos filmes para ajudar nos estudos
Racismo, papel da mulher na sociedade e bomba atômica são alguns assuntos que aparecem nas produções
Em 06/03/2024 17h40
, atualizado em 07/03/2024 15h01
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
A premiação do Oscar 2024 será realizada no próximo domingo, 10 de março, às 21h (horário de Brasília). Os filmes trabalham temas da história e assuntos muito discutidos na atualidade, como racismo.
Os filmes indicados ao Oscar 2024 são de gêneros diversos, como drama, comédia, ficção, suspense e fantasia. No total, dez produções foram indicadas à maior premiação da noite. Já cinco longa-metragens estrangeiras foram selecionadas para disputar o Oscar de melhor filme internacional.
O Oscar 2024 apresentará também os prêmios de melhor diretor, melhor roteiro, melhor ator, melhor atriz, melhor documentário, melhor trilha sonora e mais.
Assistir aos longa-metragens pode ajudar a descansar a mente, mas, ao mesmo tempo, confere repertório cultural aos estudantes, especialmente àqueles que vão fazer vestibulares e o Enem 2024 neste ano.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
7 temas para estudar que aparecem em filmes do Oscar 2024
Racismo, papel da mulher, feminismo, patriarcado, misoginia e valores éticos são alguns assuntos da atualidade que aparecem em filmes indicados ao Oscar 2024. Mas, temas de história, geografia, química, biologia, por exemplo, também são trabalhados.
Sendo assim, assistir aos filmes indicados ao Oscar 2024 pode colaborar com os estudos para as matérias que caem em vestibulares e Enem 2024 e também dão conteúdo e argumento para a prova de redação.
Confira, então, 7 assuntos que estão nos filmes do Oscar 2024
1) Racismo
Racismo é um tema que aparece no filme "American fiction". A produção é um drama que mostra personagens negros sendo acusados de diversas maneiras.
O que é racismo?
Racismo é a denominação da discriminação e do preconceito (direta ou indiretamente) contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor. O racismo é um dos principais problemas sociais enfrentados nos séculos XX e XXI, causando, diretamente, exclusão, desigualdade social e violência.
Bomba atômica é um assunto discutido no filme "Oppenheimer", uma vez que o longa-metragem conta a história do físico Julius Robert Oppenheimer que criou a bomba atômica em 1945. A produção também mostra os bastidores do Projeto Manhattan.
O que é a bomba atômica?
A bomba atômica, uma arma de destruição em massa que tem como princípio de funcionamento a fissão nuclear, foi utilizada pela primeira vez durante a 2ª Guerra Mundial.
Episódios da história dos Estados Unidos (EUA) aparecem em dois filmes indicados ao Oscar 2024. Um deles é "Assassinos da lua das flores", produção que mostra os bastidores de uma investigação que envolveu o primeiro diretor da Federal Bureau of Investigation (FBI) - espécie de Polícia Federal dos Estados Unidos- J. Edgar Hoover.
"Oppenheimer" é outra produção por meio da qual dá para conhecer um pouco da história dos EUA e da sua busca pela hegemonia mundial.
Os filmes "Anatomia de uma queda" e "Os rejeitados" lançam discussões acerca de valores éticos.
O primeiro longa-metragem mostra um casal formado por uma alemã e por um francês. O filho deles some e a esposa é considerada a principal suspeita. Já a produção "Os rejeitados" mostra o encontro entre um professor rabugento, um estudante rebelde e uma cozinheira. Os personagens demonstram ter valores como empatia e resiliência.
Tanto o filme "Barbie" quanto "Pobres criaturas" traçam reflexões acerca do papel da mulher na sociedade. Também trabalham assuntos como feminismo e misoginia.
Barbie já é considerado um dos maiores exemplos de como o marketing em torno do lançamento de um filme pode fazer toda diferença. Tanto é que a produção ganhou o Globo de Ouro 2024 de melhor bilheteria.
O filme "Pobres criaturas", estrelado pela atriz Emma Stone, mostra uma mulher liberal à época, sem preconceitos, e, de certa forma, feminista.
Entre os filmes nos quais aparecem guerras, está "Zona de interesse", que mostra um caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz.
Em "Oppenheimer" também é abordada a Segunda Guerra Mundial, período no qual a bomba atômica foi inventada.
O filme "Vidas passadas" discute a era da internet e os seus desdobramentos. Assuntos relacionados a internet são discutidos com frequência, como, por exemplo, a cultura do cancelamento.