Topo
pesquisar

Tipos de bomba atômica

Química

PUBLICIDADE

Uma bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear, daí o nome bomba nuclear. Ela tem um poder destrutivo imenso; dependendo da potência, uma única bomba é capaz de destruir uma cidade inteira.Vamos conhecer algumas delas?

Bomba suja

A bomba suja possui um princípio de funcionamento simples, como os explosivos convencionais (TNT- trinitrotolueno, por exemplo). Apesar de ser rústica e ter um baixo custo, a bomba suja combina uma certa destruição explosiva com danos radioativos.

A bomba suja não possui uma força destrutiva como as demais bombas atômicas, ela age através da expansão de gás (meio de propulsão para o material radioativo) sobre uma extensa área. Ao ser acionada, ela espalha o material radioativo na forma de uma nuvem de poeira, daí o nome “ bomba suja”. A poeira é transportada pelo vento, danificando uma área maior do que a da própria explosão.

Bomba de nêutrons

Talvez seja essa a menor de todas as bombas atômicas, é composta por um dispositivo termonuclear pequeno. A reação de fusão se dá através de elementos como níquel ou cromo. Nesse caso, os nêutrons gerados não são absorvidos pelo interior da bomba, eles escapam.

Os nêutrons, uma vez presentes na atmosfera, têm um grande poder destrutivo sobre organismos. Possuem alta energia e são capazes de penetrar tecidos vivos como nenhuma outra partícula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bombas de fusão nuclear

Como o próprio nome já diz, a reação que aciona esse tipo de bomba é proveniente do núcleo atômico. Os núcleos leves de hidrogênio e hélio combinam-se para formar elementos mais pesados e liberar enormes quantidades de energia.

A bomba de fusão nuclear é a mais temida de todas, em razão de sua potência. É também conhecida como bomba de hidrogênio ou bomba termonuclear. Até hoje ela só foi usada em testes nucleares, um deles foi realizado pela União Soviética em 1961 e ficou conhecida como Tsar Bomba.

Bombas de fissão nuclear

Bombas que também utilizam de reações nucleares, neste caso, a reação acontece com pesados núcleos atômicos provenientes do elemento urânio ou plutônio. Quando o núcleo é desintegrado, o elemento se torna mais leve. A reação é possível a partir do bombardeamento do núcleo por nêutrons.

Ao bombardear o núcleo, tem-se a produção de mais nêutrons, esses por sua vez se chocam com outros núcleos, gerando uma reação em cadeia.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Bomba nuclear em ação
Bomba nuclear em ação

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Tipos de bomba atômica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tipos-bomba-atomica.htm. Acesso em 20 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola