Nesta quarta-feira, 14 de julho, o Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) o cronograma para a implantação do Novo Ensino Médio.
Veja a Portaria
As mudanças são válidas para as escolas da rede pública e privada, serão progressivas e terão início já em 2022. A partir do próximo ano as novas diretrizes serão aplicadas às turmas do 1º ano do ensino médio. Em 2023 a mudança chega também ao 2º ano e, em 2024, se completará com as turmas do 3º ano.
Como será o Novo Ensino Médio?
Entre as principais alterações do ensino médio estão a ampliação da carga horária e uma nova estrutura curricular. Às 2,4 mil horas de carga horária serão acrescentadas mais 600 horas. Ou seja, os estudantes terão que cumprir 3 mil horas, sendo mil horas anuais.
Já em relação à estrutura, haverá um currículo básico que seguirá a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência, seguindo as competências das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). Assim como haverá as grades formativas, oferecendo aos estudantes o aprofundamento nas áreas desejadas ou em formação técnica e profissional.
Mais: Saiba tudo sobre a BNCC
A proposta do Novo Ensino Médio foi sancionada em 2017, no governo de Michel Temer. No entanto, o cronograma para a implantação ainda não havia sido definido pelo MEC.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Veja também: Cartilha do Novo Ensino Médio para professores e alunos
Saiba mais: Reforma do Ensino Médio
Entre 2022 e 2024 também deve ser realizado o monitoramento e formação continuada dos profissionais de educação para o alinhamento às exigências das BNCC.
Enem 2024
Com as mudanças no ensino médio começando no próximo ano, em 2024 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também deve ser reformulado para atender às diretrizes do novo formato de ensino.
Veja como deve ser feita a elaboração do Novo Enem:
- Em 2021: elaboração e consolidação da versão preliminar das matrizes de avaliação das quatro áreas de conhecimento;
- Em 2022: validação pedagógica das matrizes das quatro áreas do conhecimento e elaboração da versão final; elaboração do documento básico do exame; publicação da portaria do Enem, conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio;
- Em 2024: aplicação do Enem conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio.
Veja também: Enem deve mudar em 2024 com o Novo Ensino Médio
Para mais informações acesse o Site do MEC.