Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon
Em 14/07/2021 16h47 , atualizado em 14/07/2021 17h46

MEC divulga cronograma para o Novo Ensino Médio

Notícias

Mudanças estão previstas para começar em 2022. Carga horária e nova estrutura curricular fazem parte das alterações. Por Giullya Franco
Até 2024 todas as implementações devem ser feitas
Até 2024 todas as implementações devem ser feitas
PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, 14 de julho, o Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) o cronograma para a implantação do Novo Ensino Médio.

Veja a Portaria

As mudanças são válidas para as escolas da rede pública e privada, serão progressivas e terão início já em 2022. A partir do próximo ano as novas diretrizes serão aplicadas às turmas do 1º ano do ensino médio. Em 2023 a mudança chega também ao 2º ano e, em 2024, se completará com as turmas do 3º ano.

Como será o Novo Ensino Médio?

Entre as principais alterações do ensino médio estão a ampliação da carga horária e uma nova estrutura curricular. Às 2,4 mil horas de carga horária serão acrescentadas mais 600 horas. Ou seja, os estudantes terão que cumprir 3 mil horas, sendo mil horas anuais.

Já em relação à estrutura, haverá um currículo básico que seguirá a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência, seguindo as competências das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). Assim como haverá as grades formativas, oferecendo aos estudantes o aprofundamento nas áreas desejadas ou em formação técnica e profissional.

Mais: Saiba tudo sobre a BNCC

A proposta do Novo Ensino Médio foi sancionada em 2017, no governo de Michel Temer. No entanto, o cronograma para a implantação ainda não havia sido definido pelo MEC.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: Cartilha do Novo Ensino Médio para professores e alunos
Saiba mais: Reforma do Ensino Médio

Entre 2022 e 2024 também deve ser realizado o monitoramento e formação continuada dos profissionais de educação para o alinhamento às exigências das BNCC.

Enem 2024

Com as mudanças no ensino médio começando no próximo ano, em 2024 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também deve ser reformulado para atender às diretrizes do novo formato de ensino.

Veja como deve ser feita a elaboração do Novo Enem:

  • Em 2021: elaboração e consolidação da versão preliminar das matrizes de avaliação das quatro áreas de conhecimento;
  • Em 2022: validação pedagógica das matrizes das quatro áreas do conhecimento e elaboração da versão final; elaboração do documento básico do exame; publicação da portaria do Enem, conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio;
  • Em 2024: aplicação do Enem conforme as diretrizes do Novo Ensino Médio.

Veja também: Enem deve mudar em 2024 com o Novo Ensino Médio

Para mais informações acesse o Site do MEC.

Relacionados
A nova BNCC foi entregue pelo MEC ao Conselho Nacional de Educação, que agora deve discutir a proposta.
Medida Provisória do Novo Ensino Médio foi publicada na tarde desta sexta-feira, 23 de setembro, em edição extra do Diário Oficial da União.
Foi lançada na noite de ontem (9) uma cartilha para esclarecer as dúvidas sobre o Novo Ensino Médio. O material será distribuído em todo o país.
Entenda o que muda nas escolas nos próximos anos após a reforma do ensino médio ter sido aprovada. Veja o conteúdo da BNCC e os itnerários formativos.
O presidente Michel Temer assinou a Medida Provisória (MP) que reformula o ensino médio no Brasil. Veja o que mudou!