Casos de dengue em alta: professores explicam o que estudar sobre doença
Casos de dengue em alta: professores explicam o que estudar sobre doença
Casos da dengue estão em alta em todo o país, por isso é importante ampliar estudos sobre a doença
Em 28/02/2024 15h05
, atualizado em 28/02/2024 15h29
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Os casos de dengue estão em alta em todo o país. Por esse motivo, há grandes chances de a doença cair em provas de Ciências da Natureza e biologia aplicadas em escolas, cursinhos, vestibulares, Enem 2024 e outros processos seletivos.
Essa é a opinião de professores, que aproveitam para reforçar que podem ser cobrados diversos temas relacionados à doença, tais como sintomas, mosquito Aedes aegypti , profilaxia, tratamento, etc. Os professores também lembram que a vacina da dengue, que está sendo aplicada em várias regiões do país, deve aparecer.
Outro ponto é que a dengue e demais arboviroses como a Chikungunya também podem ser trabalhadas em provas de outras áreas, tais como atualidades e em uma redação, conforme acredita Myriam Ribeiro, coordenadora do Ensino Médio do Fibonacci Sistema de Ensino.
"A dica é que, nos estudos sobre a dengue, o aluno conheça as características biológicas da doença e o impacto social e econômico do aumento do número de casos no país"
Myriam Ribeiro
O que é dengue?
A dengue é causada por um arbovírus, que é um vírus transmitido por meio de picada de insetos, sendo esse o caso do vírus causador da dengue e também do vírus causador da zika e da chikungunya, segundo este artigo.
Por necessitar da água para seu ciclo de vida, o número de mosquito aumenta nos meses chuvosos, o que também aumenta os casos da doença.
O diagnóstico da dengue é feito mediante análise dos sintomas do paciente e realização de exames laboratoriais de biologia molecular, de sorologia e de isolamento viral. Existem a dengue clássica e a febre hemorrágica da dengue.
Entre os principais sintomas da dengue, destacam-se a febre, dores no corpo e manchas vermelhas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como dengue pode ser cobrada nas provas?
Myriam Ribeiro, coordenadora do Ensino Médio do Fibonacci Sistema de Ensino, ressalta que a dengue é uma virose cobrada com certa frequência nos vestibulares. Mas, que, neste ano, devido ao grande aumento do número de casos no Brasil, é uma doença com alta chance de aparecer nas questões associadas às várias áreas citadas.
"A dengue pode aparecer nas provas de biologia, mais especificamente em questões de parasitologia, imunologia, ecologia e até mesmo zoologia, devido à participação do mosquito vetor no ciclo da doença"
Myriam Ribeiro
A coordenadora destaca ainda que, para as provas de Biologia, é importante que os estudantes se atentem que a dengue é classificada com uma arbovirose, por ser transmitida por um inseto vetor, o mosquito Aedes aegypti, um inseto de desenvolvimento holometábolo com fase larval aquática.
Dengue hemorrágica nas provas
A coordenadora lembra que as provas de vestibulares e Enem 2024 também podem cobrar a febre hemorrágica da dengue, também conhecida como dengue hemorrágica.
Conforme a profissional explica, a dengue é causada por um vírus que apresenta quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que levam a quadros de plaquetopenia/trombocitopenia, ou seja, diminuição da taxa de plaquetas/trombócitos na corrente sanguínea, o que aumenta o risco de hemorragia.
"Além disso, o vírus pode também desencadear leucopenia, ou seja, queda de leucócitos. Esses sinais observados estão associados à ação do vírus na medula óssea", relata.
Myriam Ribeiro reforça que os estudantes devem se atentar é para o fato de que medicamentos contendo ácido acetilsalicílico devem ser evitados em casos suspeitos, uma vez que inibem a ação de agregadores plaquetários, aumentando os riscos de hemorragia.
Bernardo Hallack Fabrino, Coordenador Pedagógico do Poliedro, concorda que os alunos precisam estudar sobre a dengue por causa do aumento significativo nos casos de da doença em diversas regiões do Brasil.
"O grande aumento dos casos de dengue no Brasil se explica devido à reprodução do Aedes aegypti, vetor da doença, que com o aumento da temperatura, também se reproduz com maior velocidade. Por isso, é importante estudar sobre a doença"
Bernardo Hallack
Além disso, o profissional lembra que, em 2024, há a novidade da vacina para a Dengue, que foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e já está sendo disponibilizada para a população. "Com isso, uma questão pode abordar aspectos como produção de vacina, ação da vacina e tipos de imunização", acredita.