Coroação do rei Charles e família real britânica: confira filmes e séries para ajudar nos estudos
Coroação do rei Charles e família real britânica: confira filmes e séries para ajudar nos estudos
Entre as produções, destacam-se o filme "O discurso do rei" e a série The Crown
Em 06/05/2023 10h16
, atualizado em 06/05/2023 10h34
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Assistir a filmes e séries sobre a família real britânica pode ajudar nos estudos. As produções mostram dados sobre a família, que está em evidência por causa da coroação de Charles III como rei da Inglaterra. A cerimônia ocorreu na manhã de hoje, 6 de maio.
Charles III assumiu oficialmente o trono às 11h de Londres (7h conforme o horário de Brasília). O futuro rei já havia ascendido ao trono em 8 de setembro de 2022, quando faleceu a sua mãe, a rainha Elizabeth II.
Conferir produções que retratam a verdadeira história ou mesmo fictícia da família real britânica é uma forma de relaxar e estudar ao mesmo tempo. A série The Crown, por exemplo, lançada em 2016 e premiada várias vezes, revela diversas informações sobre a família que podem ser cobradas em provas de vestibulares, Enem, concursos e outros processos seletivos.
Então, pegue a pipoca e escolha abaixo qual filme ou série sobre a família real britânica você quer assistir e, com isso, entender mais sobre a história dos Windsors.
Filmes sobre a família real britânica
A rainha
O filme "A rainha" se passa durante uma semana, entre a morte da princesa Diana, ex-esposa de Charles III, e o enterro dela. A tragédia que aconteceu em 1997 abalou não só a família real britânica, mas também o povo, que a adorava.
A produção destaca que, para tentar lidar com o trágico acontecimento de uma forma adequada diante da opinião pública, o então primeiro-ministro Tony Blair resolve reunir-se com a rainha Elizabeth II para traçar a melhor estratégia.
O longa-metragem foi muito premiado à época. A atriz Helen Mirren, que interpreta a rainha, ganhou o Oscar de melhor atriz em 2007.
A produção retrata a história da protagonista Elizabeth (Cate Blanchet) que é coroada rainha da Inglaterra em 1554 e precisa governar um país com diversos problemas. A nova rainha enfrenta inimigos até dentro da própria corte.
Vale ressaltar que Elizabeth, defensora do protestantismo, herda o título de rainha após a morte de sua meia irmã, Mary Tudor. Mas, esta última, antes de morrer, pede a Elizabeth que mantenha o país no catolicismo.
Spencer
O nome do filme faz referência ao sobrenome de solteira da princesa Diana. A produção é passada no início dos anos 1990 quando ela ainda era casada com Charles III.
O longa-metragem "Spencer" apresenta que o casamento de ambos os príncipes já não estava bem, mas, mesmo assim, Lady Diana foi passar as festas de fim de ano com a família real no palacete Sandringham. Entretanto, discussões nesses eventos mostram que Diana estava no seu limite com as regras impostas pela rainha Elizabeth II.
O discurso do rei
O filme aborda a história fictícia do príncipe Albert, marido de Elizabeth, que precisa ascender ao trono como como Rei George VI. No entanto, ele tem dificuldades na fala por ser gago.
Para ajudar seu esposo a superar a gagueira, Elizabeth contrata um ator e fonoaudiólogo. O resultado é que o profissional adota técnicas diferentes das habituais para tornar o príncipe mais seguro no seu discurso. Além disso, ambos tornam-se grandes amigos.
"O discurso do rei" ganhou o Oscar de melhor filme em 2011. Colin Firth, que personifica o príncipe, ganhou o Oscar de melhor ator.
Diana
É mais um filme que retrata a princesa Diana prestes a separar-se de Charles. A produção foca na solidão que ela sentia mesmo morando em um enorme palácio.
Outro ponto apresentado neste filme é quando Lady Di (Naomi Watts) conhece o doutor Hasnat Khan, com quem acaba vivendo um relacionamento escondido, uma vez que ele queria manter sua vida reservada.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Séries sobre a família real britânica
The Crown
Embora seja uma série de ficção, The Crown é inspirada em acontecimentos reais que envolvem a família real britânica. A produção mostra os bastidores, intrigas, brigas e busca pelo poder.
O foco é a vida da rainha Elizabeth II desde 1952, quando assumiu o trono, até antes da monarca falecer. Também detalha o envolvimento profissional da rainha com os primeiros-ministros da Inglaterra.
Esta série documental conta com depoimentos de historiadores que revelam os bastidores da história da família real britânica desde a morte de Jorge V até os dias atuais.
Os historiadores aprofundam-se nos dramas e intrigas que envolvem a família real britânica.
Harry e Meghan
Mais uma série documental que mostra integrantes da família real britânica. Esta produção foca no filho caçula do rei Charles III, Harry, e na sua esposa Meghan.
Com seis episódios, a série apresenta Harry e Meghan, duque e a duquesa de Sussex, revelando por que romperam com a realiza britânica.