Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Chuvas no litoral Norte de São Paulo: saiba causas de enchentes e deslizamentos

Veja também quais medidas podem ser adotadas para evitar mais tragédias ligadas às chuvas

Em 23/02/2023 14h46 , atualizado em 23/02/2023 16h01
Deslizamento de terra em São Sebastião (SP)
Deslizamento de terra em São Sebastião (SP) [1]
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As chuvas no litoral Norte de São Paulo já deixaram 49 mortos até a tarde de hoje, 23 de fevereiro. As informações são do Governo do estado que também anunciou que mais de 3,5 mil pessoas estão desalojadas na região por causa das enchentes e dos deslizamentos.

A tragédia é reflexo do intenso temporal que ocorreu na madrugada do último domingo (16), que contou com 624 mm de chuva em 24 horas espalhando destruição e diversas vítimas.

O município de São Sebastião, especialmente na Barra do Sahy, foi o mais atingido pelas chuvas, a ponto que recebeu estado de atenção, pois deve receber mais 35 mm de precipitações nas próximas horas.

Exército e bombeiros isolaram a área para conseguir buscar mais sobreviventes e inserir escavadeiras e demais máquinas para retirar os corpos se for o caso. Postos médicos foram instalados no local para atender as vítimas. 

Ainda segundo dados do governo, cerca de R$ 660 mil em recursos já foram arrecadados em doações para aquisição de cestas básicas e cobertores para vítimas das chuvas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enchentes

As enchentes são um fenômeno natural que ocorrem quando a água que corre em um rio atinge o limite máximo do leito menor e passa para o leito maior, mantendo-se ainda dentro do canal.

As enchentes no Brasil ocorrem com mais frequência entre os meses de outubro e março, que é considerado o período mais chuvoso no país. Nos últimos tempos, esses fenômenos têm se tornado mais constantes, gerando tragédias como as chuvas do litoral norte de São Paulo, especialmente no município de São Sebastião.

Confira abaixo as principais causas das enchentes no Brasil:

  • Processo de urbanização do pais acelerado e desordenado;

  • Expansão das cidades brasileiras;

  • Êxodo rural, que consiste na migração definitiva de indivíduos da zona rural para a zona urbana;

  • Falta de planejamento urbano;

  • Construção de terrenos em locais de maior risco, como morros e várzeas de rios;

  • Impermeabilização do solo em função do aumento das áreas asfaltadas;

  • Descarte inadequado do lixo urbano;

  • Sistemas de drenagem inadequados, com bocas de lobo e bueiros em menor quantidade do que o ideal;

  • Desmatamento e remoção da mata ciliar.

Para evitar o deslizamento de terra no Brasil, é necessário tomar medidas como: evitar o plantio de árvores grandes e pesadas nas áreas de encostas, criar canais para o escoamento da água e não realizar cortes em encostas sem a prévia autorização dos órgãos públicos.

A orientação para a população é que, caso perceba áreas de solo exposto sem proteção em uma encosta, solicitar à Defesa Civil a cobertura desses locais com plástico ou outro tipo de barreira para a proteção do solo em caso de chuvas.

Deslizamentos

Os deslizamentos de terra no Brasil geralmente ocorrem durante o verão, que abrange os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Essa estação é considerada a mais chuvosa no país.

As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de áreas de alto risco de deslizamentos de terra. Uma das áreas mais afetadas é a região serrana do Rio de Janeiro. Em 2011, deslizamentos nessa região deixaram mais de 900 mortos e 35 mil pessoas desabrigadas.

Veja abaixo os principais motivos dos deslizamentos de terra por causa das chuvas no Brasil:

  • Ordem natural;

  • Urbanização desordenada, ou seja, sem planejamento;

  • Construções nas encostas de morros e serras;

  • Desmatamento.

Para prevenir os deslizamentos de terra no Brasil, podem ser adotadas medidas como: evitar a retirada da vegetação de morros, não plantar árvores pesadas e de raízes curtas, descartar lixo adequadamente e criar canais para o escoamento da água.

Crédito da imagem:

[1] Rovena Rosa l Agência Brasil

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE