Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Adeus ao rei do futebol: Pelé morre aos 82 anos

O jogador de futebol Pelé, considerado o melhor da história do esporte, não resistiu às complicações do câncer de cólon e morreu nesta quinta (29)

Em 29/12/2022 16h34 , atualizado em 29/12/2022 17h17
Pelé, homem negro idoso, dando um joia com a mão, ao fundo uma tela grande mostra uma bola de futebol
Pelé foi o maior artilheiro do futebol da história com mais de 1.200 gols. [1]
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Pelé, conhecido mundialmente como o rei do futebol, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, na cidade de São Paulo. 

O maior atleta da história do futebol brasileiro não resistiu às complicações decorrentes de um câncer de cólon que causou falência múltipla dos órgãos. Ele deixa seis filhos. 

No final de novembro, ele foi internado no Hospital Albert Einstein na capital paulista. Na ocasião, a equipe média deu início a uma reavaliação da quimioterapia contra o túmor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória.

A Vila Belmiro, estádio localizado em Santos (SP), receberá o velório de Pelé. O jogador atuou no clube de futebol Santos por 18 anos. 

Ele deve ser enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. 

Confira: a vida, curiosidades e títulos do melhor jogador de futebol de todos os tempos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pelé: o rei do futebol

Pelé começou sua história no futebol aos 11 anos no Clube Atlético de Bauru. Aos 16, o mineiro de Três Corações (MG), começou sua trajetória no Santos Futebol Clube.

Um ano depois, em 1957, foi o artilheiro do Campeonato Paulista marcando 36 gols. 

A passagem pelo Santos (1956 a 1974) foi marcada por diversas conquistas. Foram dez títulos estaduais, seis campeonatos nacionaisduas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes.

Pela seleção brasileira, Pelé se tornou o jogador de futebol mais jovem a levar uma Copa do Mundo.

Seu primeiro título do campeonato aconteceu aos 17 anos, na Copa de 1958, realizada na Suécia. Na ocasião, o atleta marcou seis gols e foi o maior artilheiro brasileiro deste torneio. 

O jogador protagonizou a famosa Era de Ouro da Seleção Brasileira entre os anos 1958 e 1970. Neste período, foram três títulos em Copas do Mundo de um total de quatro competições. 

Junto a ele estavam Zagallo, Vavá, Garrincha, Didi e Nilton Santos. 

Ao longo de sua carreira foram mais de 1.200 gols marcados. Foram 95 gols com a camisa da seleção brasileira, segundo contagem do Comitê Brasileiro de Futebol (CBF) e 77 pelos cálculos da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa). 

Saiba mais: a história de uma paixão nacional, o futebol 

 

Crédito de imagem:

[1] A.PAES / Shutterstok

 

Por Lucas Afonso
Jornalista

PUBLICIDADE