Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Abertura da Copa do Mundo 2022 acontece hoje (20)

Confira os detalhes da cerimônia de abertura da Copa do Mundo no Catar.

Em 20/11/2022 00h10 , atualizado em 21/11/2022 09h12
Estádio Al Bayt receberá a abertura da Copa do Catar
Estádio Al Bayt receberá a abertura da Copa do Catar * Crédito da Imagem: Shutterstock / Fauzan Fitria

PUBLICIDADE

A abertura da 22ª Copa do Mundo acontece hoje, 20 de novembro, na sede do evento, no Catar (ou Qatar), que foi escolhido para esta edição do torneio. Esta inclusive apresenta uma competição totalmente diferente das edições anteriores.

A cerimônia está marcada para as 12h, horário de Brasília, no estádio Al Bayt. O evento acontecerá, como já é tradição, cerca de uma hora antes da primeira partida do torneio, entre Catar e Equador.

 A princípio, a abertura seria realizada no dia 21 de novembro, mas a organização do torneio mudou para este domingo, mesma data do jogo entre os dois times.

Leia também: Países participantes da Copa do Mundo de 2022

Atrações

Há grande expectativa no que se refere as atrações da abertura da Copa do Mundo de 2022, já que até o momento, vários nomes especulados foram negados pela imprensa, sendo eles dos artistas: Dua Lipa, Shakira e Rod Stewart.

Além deles, outros nomes especulados foram os do grupo Black Eyed Peas e dos cantores Robbie Williams e Nora Fatehi.

Dos nomes confirmados estão o do cantor sul-coreano Jung Kook, do grupo de k-pop BTS, e o rapper Lil Baby, responsável por uma das músicas da trilha sonora da Copa do Mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O estádio Al Bayt

O estádio Al Bayt será o palco da abertura da Copa do Mundo e de outros jogos da competição. No total, ele sediará oito partidas, sendo seis na fase de grupos, um jogo das oitavas de final e um jogo das semifinais.

O Al Bayt está situado a 40 quilômetros de Doha, na cidade de Al Khor.

Dias dos jogos do Brasil na fase de grupos

  • Brasil x Sérvia: 24 de novembro, às 16 h, no estádio de Lusail

  • Brasil x Suíça: 28 de novembro, às 13 h, no estádio 974 (Ras Abu Aboud)

  • Brasil x Camarões: 2 de dezembro, às 16 h, no estádio de Lusail

Curiosidades Copa do Mundo no Catar

A Copa do Mundo 2022 no Catar vai até 18 de dezembro de 2022. Geralmente, o mundial de futebol é disputado em junho e julho, mas, devido às altas temperaturas do verão no Catar, que passam dos 40 ºC, houve essa mudança. Com isso, a realização da Copa de 2022 ficou no período do outono, quando o clima costuma ficar entre 25 ºC e 30 ºC.

Outra particularidade dessa Copa é a dimensão territorial do país-sede. O Catar ocupa uma área de apenas 11,6 mil km², bem menor que as dos países que receberam o evento nas edições anteriores: Rússia (17,1 milhões km²) e Brasil (8,5 milhões de km²). Por essa característica, as seleções não têm a necessidade de viajar de avião de uma cidade para outra e todos os trajetos para os jogos são realizados de ônibus, em poucos minutos.

Leia também: 50 Curiosidades sobre o Catar

Por Érica Caetano
Jornalista

*Crédito imagem

Shutterstock e Fauzan Fitria

PUBLICIDADE