Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Entenda por qual motivo os membros do BTS vão prestar serviço militar na Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, serviço militar é obrigatório e quase todos os homens aptos são obrigados a servir no exército, por 18 a 21 meses, nas forças armadas.

Em 17/10/2022 12h55 , atualizado em 20/10/2022 16h07
Grupo BTS se tornou um grande fenômenos do K-pop
A expectativa é que Grupo BTS volte a se reunir em 2025 * Crédito da Imagem: Shutterstock / Silvia Elizabeth Pangaro

PUBLICIDADE

A boy band sul-coreano de K-pop BTS divulgou um comunicado nesta segunda-feira, 17 de outubro, através do perfil oficial da gravadora da banda, a Big Hit Music, informando que entrarão em recesso.

A causa da pausa será para que seus membros se alistem no serviço militar obrigatório da Coreia do Sul, terra natal dos 7 componentes da banda. No país, todos os homens aptos devem servir nas forças armadas entre 18 a 21 meses.

Especulações já circulavam há anos, na dúvida se eles iriam receber uma isenção quanto à obrigatoriedade do serviço, já que a janela de idade é bem mais estendida do que no Brasil.

Cada um deles deverão servir às forças armadas por aproximadamente dois anos. O membro mais velho da banda, Jin, tem 29 anos e será o primeiro a se apresentar, já no final deste mês.

Veja: Geopolítica das Coreias

Recrutamento

É obrigatório o recrutamento na Coreia do Sul para pessoas do sexo masculino, que tenham entre 18 e 28 anos. Em relação as mulheres, elas não são obrigadas a prestar o serviço, mas podem se juntar às forças armadas de forma voluntária. A recusa para cumprir o serviço militar no país é considerada crime, podendo levar à prisão.

Um dos motivos para este dever militar é manter a capacidade do país de se defender contra um ataque da Coreia do Norte, se for o caso, já que tecnicamente ainda está em guerra. 

O alistamento segue o conceito de que "todos os cidadãos de uma nação são responsáveis pela defesa de seu país". Mas há exceções.

São dispensados atletas, músicos e artistas que conquistam os primeiros lugares em competições internacionais, uma vez que são considerados pessoas de "maior prestígio nacional".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em agosto, o ministro da Defesa, Lee Jong-sup, ordenou uma implementação por parte das autoridades, para uma pesquisa ser feita e definir se os membros da banda deveriam servir, por eles contribuírem ativamente com a economia sul-coreana e também por todo o prestígio internacional.

A atual lei também prevê que os artistas que recebem uma medalha do governo podem adiar o cumprimento da obrigação até os 30 anos. Os membros do BTS se enquadravam nesta condição, já que eles receberam a Ordem do Mérito Cultural, em 2018.

A expectativa é que o BTS se reúna como um grupo em torno do ano de 2025, conforme informou a BIGHIT Music.

Veja também: as duas Coreias

Carreira militar no Brasil

Geralmente, o ingresso no serviço militar no Brasil é feito por meio de colégios e academias que formam oficiais, podendo se candidatar à formação nessas instituições qualquer cidadão brasileiro que preencha os requisitos estabelecidos em lei e nos regulamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Ao ingressar na academia, em geral os alunos recebem uma ajuda de custo e, dependendo do caso, estudam em regime de internato, ou seja, têm direito à moradia.

Conforme o profissional ascende na carreira os salários vão aumentando e, ao se aposentar (ir para a reserva), os rendimentos são pagos integralmente.

Saiba mais sobre a carreira militar!

Leia também: Dia do Exército Brasileiro

Por Érica Caetano
Jornalista

*Crédito imagem

Shutterstock e Silvia Elizabeth Pangaro

 

PUBLICIDADE