A boy band sul-coreano de K-pop BTS divulgou um comunicado nesta segunda-feira, 17 de outubro, através do perfil oficial da gravadora da banda, a Big Hit Music, informando que entrarão em recesso.
A causa da pausa será para que seus membros se alistem no serviço militar obrigatório da Coreia do Sul, terra natal dos 7 componentes da banda. No país, todos os homens aptos devem servir nas forças armadas entre 18 a 21 meses.
Especulações já circulavam há anos, na dúvida se eles iriam receber uma isenção quanto à obrigatoriedade do serviço, já que a janela de idade é bem mais estendida do que no Brasil.
Cada um deles deverão servir às forças armadas por aproximadamente dois anos. O membro mais velho da banda, Jin, tem 29 anos e será o primeiro a se apresentar, já no final deste mês.
Veja: Geopolítica das Coreias
Recrutamento
É obrigatório o recrutamento na Coreia do Sul para pessoas do sexo masculino, que tenham entre 18 e 28 anos. Em relação as mulheres, elas não são obrigadas a prestar o serviço, mas podem se juntar às forças armadas de forma voluntária. A recusa para cumprir o serviço militar no país é considerada crime, podendo levar à prisão.
Um dos motivos para este dever militar é manter a capacidade do país de se defender contra um ataque da Coreia do Norte, se for o caso, já que tecnicamente ainda está em guerra.
O alistamento segue o conceito de que "todos os cidadãos de uma nação são responsáveis pela defesa de seu país". Mas há exceções.
São dispensados atletas, músicos e artistas que conquistam os primeiros lugares em competições internacionais, uma vez que são considerados pessoas de "maior prestígio nacional".
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Em agosto, o ministro da Defesa, Lee Jong-sup, ordenou uma implementação por parte das autoridades, para uma pesquisa ser feita e definir se os membros da banda deveriam servir, por eles contribuírem ativamente com a economia sul-coreana e também por todo o prestígio internacional.
A atual lei também prevê que os artistas que recebem uma medalha do governo podem adiar o cumprimento da obrigação até os 30 anos. Os membros do BTS se enquadravam nesta condição, já que eles receberam a Ordem do Mérito Cultural, em 2018.
A expectativa é que o BTS se reúna como um grupo em torno do ano de 2025, conforme informou a BIGHIT Music.
Veja também: as duas Coreias
Carreira militar no Brasil
Geralmente, o ingresso no serviço militar no Brasil é feito por meio de colégios e academias que formam oficiais, podendo se candidatar à formação nessas instituições qualquer cidadão brasileiro que preencha os requisitos estabelecidos em lei e nos regulamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Ao ingressar na academia, em geral os alunos recebem uma ajuda de custo e, dependendo do caso, estudam em regime de internato, ou seja, têm direito à moradia.
Conforme o profissional ascende na carreira os salários vão aumentando e, ao se aposentar (ir para a reserva), os rendimentos são pagos integralmente.
Saiba mais sobre a carreira militar!
Leia também: Dia do Exército Brasileiro
Por Érica Caetano
Jornalista
*Crédito imagem
Shutterstock e Silvia Elizabeth Pangaro