PUBLICIDADE
O arredondamento de um número é a estratégia de encontramento de uma aproximação para esse número. A aproximação é feita pela retirada de casas decimais que, em certas situações, são dispensáveis para o entendimento e interpretação do número.
Para arredondar um número, é necessário definir quantas casas decimais serão conservadas e verificar qual o algarismo posterior à última casa decimal de interesse. A partir dessa informação, empregamos a regra de arredondamento apropriada.
Leia também: Como fazer operações com números decimais?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre arredondamento de números
- 2 - Regras do arredondamento de números
- 3 - Como fazer o arredondamento de números?
- 4 - Exercícios resolvidos sobre arredondamento de números
Resumo sobre arredondamento de números
-
O arredondamento de um número real é a retirada de casas decimais consideradas menos relevantes.
-
A relação entre um número real e seu arredondamento é representada pelo símbolo ≈, que indica que o primeiro número é aproximadamente igual ao segundo. Por exemplo: 8,71 ≈ 8,7.
-
Para arredondar um número, devemos identificar qual é o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada.
-
Se o algarismo for menor que 5, o último algarismo de interesse é mantido.
-
Se o algarismo for maior que 5, o último algarismo de interesse é acrescido em uma unidade.
-
Se o algarismo for igual a 5, é necessário verificar os algarismos posteriores.
-
Se 5 for o último algarismo ou se houver apenas zeros após o 5, o último algarismo de interesse é mantido se for par e aumentado em uma unidade se for ímpar.
-
Se houver algum algarismo não nulo em qualquer casa decimal após o 5, acrescenta-se uma unidade ao último algarismo de interesse.
Regras do arredondamento de números
O arredondamento de números reais segue regras específicas de acordo com o algarismo posterior à última casa decimal a ser mantida. Vamos conhecer essas regras e conferir alguns exemplos de como aplicá-las.
Regra número 1: Se o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada for menor do que 5, o último algarismo de interesse não é alterado.
Exemplo:
Qual o arredondamento com uma casa decimal do número 2,314?
Resolução:
A última casa decimal a ser conservada é a casa dos décimos, ocupada pelo algarismo 3. O algarismo posterior é o 1, que é menor do que 5. Isso significa que o 3 não deve ser alterado. Portanto, 2,3 é o arredondamento com uma casa decimal do número 2,314.
Regra número 2: Se o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada for maior do que 5, acrescenta-se uma unidade ao último algarismo de interesse.
Exemplo:
Qual o arredondamento com uma casa decimal do número 35,182?
Resolução:
A última casa decimal a ser conservada é a casa dos décimos, ocupada pelo algarismo 1. O algarismo posterior é o 8, que é maior do que 5. Isso significa que devemos acrescentar uma unidade ao algarismo 1. Logo, 35,2 é o arredondamento com uma casa decimal do número 35,182.
Regra número 3: Se o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada for igual a 5, é necessário analisar os algarismos subsequentes.
-
Situação 1: Se 5 for o último algarismo ou se houver apenas zeros após o 5, o último algarismo de interesse é mantido se for par e aumentado em uma unidade se for ímpar.
Exemplo 1:
Qual o arredondamento com duas casas decimais do número 1,365?
Resolução:
A última casa decimal a ser conservada é a casa dos centésimos, ocupada pelo algarismo 6. O algarismo posterior é o 5. Observe que 5 é o último algarismo do número 1,365 e que 6 é par. Isso significa que o 6 deve ser mantido. Portanto, 1,36 é o arredondamento com duas casas decimais do número 1,365.
Exemplo 2:
Qual o arredondamento com duas casas decimais do número 0,17500000?
Resolução:
A última casa decimal a ser conservada é a casa dos centésimos, ocupada pelo algarismo 7. O algarismo posterior é o 5. Observe que após o 5 há apenas algarismos nulos e que 7 é ímpar. Isso significa que devemos acrescentar uma unidade ao algarismo 7. Logo, 0,18 é o arredondamento com duas casas decimais do número 0,17500000.
-
Situação 2: Se houver algum algarismo não nulo em qualquer casa decimal após o 5, acrescenta-se uma unidade ao último algarismo de interesse:
Exemplo:
Qual o arredondamento com uma casa decimal do número 6,25003?
Resolução:
A última casa decimal a ser conservada é a casa dos décimos, ocupada pelo algarismo 2. O algarismo posterior é o 5. Observe que algumas casas decimais após o 5 há um algarismo não nulo: o 3. Isso significa que devemos acrescentar uma unidade ao algarismo 2. Portanto, 6,3 é o arredondamento com uma casa decimal do número 6,25003.
Como fazer o arredondamento de números?
Para fazer o arredondamento de um número, devemos seguir dois passos. O primeiro é estabelecer quantas casas decimais devem ser preservadas, e o segundo é aplicar a regra de arredondamento correspondente.
O símbolo ≈ (lê-se “aproximadamente igual a”) é usado para representar a relação entre um número e seu arredondamento.
Exemplo 1:
O arredondamento do número 14,9 para a unidade (ou seja, considerando a parte decimal nula) é 15. Nesse caso, o objetivo é que o arredondamento apresente apenas a parte inteira (antes da vírgula), com a parte decimal (após a vírgula) nula. Assim, a última casa a ser conservada é a casa das unidades, ocupada pelo algarismo 4. O algarismo posterior é o 9, que é maior do que 5. Isso significa que devemos acrescentar uma unidade ao algarismo 4. Logo,
14,9 ≈ 15
Exemplo 2:
O arredondamento do número 8,3014 com três casas decimais é 8,301. A última casa decimal a ser conservada é a casa dos centésimos, ocupada pelo algarismo 1. O algarismo posterior é o 4, que é menor do que 5. Isso significa que o 1 não deve ser alterado. Portanto,
8,3014 ≈ 8,301
Veja também: Como transformar fração em porcentagem?
Exercícios resolvidos sobre arredondamento de números
Questão 1
Considere a aproximação com 10 casas decimais do número irracional π:
π ≈ 3,1415926535
O arredondamento com 2 casas decimais de π é
A) 3,12
B) 3,13
C) 3,14
D) 3,15
E) 3,16
Resolução:
Alternativa C.
O algarismo que ocupa a 2ª casa decimal é o 4. O algarismo posterior é o 1, que é menor que 5. Assim, pelas regras de arredondamento, o algarismo 4 deve ser mantido. Logo,
3,1415926535 ≈ 3,14
Questão 2
Os arredondamentos com duas e três casas decimais do número 5,6182 são, respectivamente, iguais a
A) 5,61 e 5,618
B) 5,61 e 5,619
C) 5,62 e 5,618
D) 5,62 e 5,619
E) 5,62 e 5,620
Resolução:
Alternativa C.
O algarismo que ocupa a 2ª casa decimal é o 1. O algarismo posterior é o 8, que é maior que 5. Assim, pelas regras de arredondamento, o algarismo 1 deve ser aumentado em uma unidade. Ou seja, 5,62 é o arredondamento com duas casas decimais do número 5,6182.
Ainda, no número 5,6182, o algarismo que ocupa a 3ª casa decimal é o 8. Já o algarismo posterior é o 2, que é menor que 5. Assim, pelas regras de arredondamento, o algarismo 8 deve ser mantido. Ou seja, 5,618 é o arredondamento com três casas decimais do número 5,6182.
Fontes
GUEDES, T. A. et al. Estatística descritiva. Projeto de Ensino: Aprender Fazendo Estatística. IME-USP. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~rvicente/Guedes_etal_Estatistica_Descritiva.pdf.
PIANA, C. F. B; MACHADO, A. A; SELAU, L. P. R. Estatística Básica. Departamento de Matemática e Estatística. 2013. Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas. Disponível em: https://www.ufrgs.br/probabilidade-estatistica/extra/material/apostila_de_estatistica_basica.pdf.
Por Maria Luiza Alves Rizzo
Professora de Matemática