Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Arredondamento de números

Arredondamento de números é a estratégia utilizada quando não se quer utilizar todas as casas decimais de um número.

Exemplo de arredondamento de número: 6,9 ≈7.
O arredondamento para unidade do número 6,9 é 7. Lê-se “6,9 é aproximadamente igual a 7”.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O arredondamento de um número é a estratégia de encontramento de uma aproximação para esse número. A aproximação é feita pela retirada de casas decimais que, em certas situações, são dispensáveis para o entendimento e interpretação do número.

Para arredondar um número, é necessário definir quantas casas decimais serão conservadas e verificar qual o algarismo posterior à última casa decimal de interesse. A partir dessa informação, empregamos a regra de arredondamento apropriada.

Leia também: Como fazer operações com números decimais?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre arredondamento de números

  • O arredondamento de um número real é a retirada de casas decimais consideradas menos relevantes.

  • A relação entre um número real e seu arredondamento é representada pelo símbolo ≈, que indica que o primeiro número é aproximadamente igual ao segundo. Por exemplo: 8,71 ≈ 8,7.

  • Para arredondar um número, devemos identificar qual é o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada.

  • Se o algarismo for menor que 5, o último algarismo de interesse é mantido.

  • Se o algarismo for maior que 5, o último algarismo de interesse é acrescido em uma unidade.

  • Se o algarismo for igual a 5, é necessário verificar os algarismos posteriores.

  • Se 5 for o último algarismo ou se houver apenas zeros após o 5, o último algarismo de interesse é mantido se for par e aumentado em uma unidade se for ímpar.

  • Se houver algum algarismo não nulo em qualquer casa decimal após o 5, acrescenta-se uma unidade ao último algarismo de interesse.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Regras do arredondamento de números

O arredondamento de números reais segue regras específicas de acordo com o algarismo posterior à última casa decimal a ser mantida. Vamos conhecer essas regras e conferir alguns exemplos de como aplicá-las.

Regra número 1: Se o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada for menor do que 5, o último algarismo de interesse não é alterado.

Exemplo:

Qual o arredondamento com uma casa decimal do número 2,314?

Resolução:

A última casa decimal a ser conservada é a casa dos décimos, ocupada pelo algarismo 3. O algarismo posterior é o 1, que é menor do que 5. Isso significa que o 3 não deve ser alterado. Portanto, 2,3 é o arredondamento com uma casa decimal do número 2,314.

Regra número 2: Se o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada for maior do que 5, acrescenta-se uma unidade ao último algarismo de interesse.

Exemplo:

Qual o arredondamento com uma casa decimal do número 35,182?

Resolução:

A última casa decimal a ser conservada é a casa dos décimos, ocupada pelo algarismo 1. O algarismo posterior é o 8, que é maior do que 5. Isso significa que devemos acrescentar uma unidade ao algarismo 1. Logo, 35,2 é o arredondamento com uma casa decimal do número 35,182.

Regra número 3: Se o algarismo posterior à última casa decimal a ser conservada for igual a 5, é necessário analisar os algarismos subsequentes.

  • Situação 1: Se 5 for o último algarismo ou se houver apenas zeros após o 5, o último algarismo de interesse é mantido se for par e aumentado em uma unidade se for ímpar.

Exemplo 1:

Qual o arredondamento com duas casas decimais do número 1,365?

Resolução:

A última casa decimal a ser conservada é a casa dos centésimos, ocupada pelo algarismo 6. O algarismo posterior é o 5. Observe que 5 é o último algarismo do número 1,365 e que 6 é par. Isso significa que o 6 deve ser mantido. Portanto, 1,36 é o arredondamento com duas casas decimais do número 1,365.

Exemplo 2:

Qual o arredondamento com duas casas decimais do número 0,17500000?

Resolução:

A última casa decimal a ser conservada é a casa dos centésimos, ocupada pelo algarismo 7. O algarismo posterior é o 5. Observe que após o 5 há apenas algarismos nulos e que 7 é ímpar. Isso significa que devemos acrescentar uma unidade ao algarismo 7. Logo, 0,18 é o arredondamento com duas casas decimais do número 0,17500000.

  • Situação 2: Se houver algum algarismo não nulo em qualquer casa decimal após o 5, acrescenta-se uma unidade ao último algarismo de interesse:

Exemplo:

Qual o arredondamento com uma casa decimal do número 6,25003?

Resolução:

A última casa decimal a ser conservada é a casa dos décimos, ocupada pelo algarismo 2. O algarismo posterior é o 5. Observe que algumas casas decimais após o 5 há um algarismo não nulo: o 3. Isso significa que devemos acrescentar uma unidade ao algarismo 2. Portanto, 6,3 é o arredondamento com uma casa decimal do número 6,25003.

Como fazer o arredondamento de números?

Para fazer o arredondamento de um número, devemos seguir dois passos. O primeiro é estabelecer quantas casas decimais devem ser preservadas, e o segundo é aplicar a regra de arredondamento correspondente.

O símbolo ≈ (lê-se “aproximadamente igual a”) é usado para representar a relação entre um número e seu arredondamento.

Exemplo 1:

O arredondamento do número 14,9 para a unidade (ou seja, considerando a parte decimal nula) é 15. Nesse caso, o objetivo é que o arredondamento apresente apenas a parte inteira (antes da vírgula), com a parte decimal (após a vírgula) nula. Assim, a última casa a ser conservada é a casa das unidades, ocupada pelo algarismo 4. O algarismo posterior é o 9, que é maior do que 5. Isso significa que devemos acrescentar uma unidade ao algarismo 4. Logo,

14,9 ≈ 15

Exemplo 2:

O arredondamento do número 8,3014 com três casas decimais é 8,301. A última casa decimal a ser conservada é a casa dos centésimos, ocupada pelo algarismo 1. O algarismo posterior é o 4, que é menor do que 5. Isso significa que o 1 não deve ser alterado. Portanto,

8,3014 ≈ 8,301

Veja também: Como transformar fração em porcentagem?

Exercícios resolvidos sobre arredondamento de números

Questão 1

Considere a aproximação com 10 casas decimais do número irracional π:

π ≈ 3,1415926535

O arredondamento com 2 casas decimais de π é

A) 3,12

B) 3,13

C) 3,14

D) 3,15

E) 3,16

Resolução:

Alternativa C.

O algarismo que ocupa a 2ª casa decimal é o 4. O algarismo posterior é o 1, que é menor que 5. Assim, pelas regras de arredondamento, o algarismo 4 deve ser mantido. Logo,

3,1415926535 ≈ 3,14

Questão 2

Os arredondamentos com duas e três casas decimais do número 5,6182 são, respectivamente, iguais a

A) 5,61 e 5,618

B) 5,61 e 5,619

C) 5,62 e 5,618

D) 5,62 e 5,619

E) 5,62 e 5,620

Resolução:

Alternativa C.

O algarismo que ocupa a 2ª casa decimal é o 1. O algarismo posterior é o 8, que é maior que 5. Assim, pelas regras de arredondamento, o algarismo 1 deve ser aumentado em uma unidade. Ou seja, 5,62 é o arredondamento com duas casas decimais do número 5,6182.

Ainda, no número 5,6182, o algarismo que ocupa a 3ª casa decimal é o 8. Já o algarismo posterior é o 2, que é menor que 5. Assim, pelas regras de arredondamento, o algarismo 8 deve ser mantido. Ou seja, 5,618 é o arredondamento com três casas decimais do número 5,6182.

Fontes

GUEDES, T. A. et al. Estatística descritiva. Projeto de Ensino: Aprender Fazendo Estatística. IME-USP. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~rvicente/Guedes_etal_Estatistica_Descritiva.pdf.

PIANA, C. F. B; MACHADO, A. A; SELAU, L. P. R. Estatística Básica. Departamento de Matemática e Estatística. 2013. Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas. Disponível em:  https://www.ufrgs.br/probabilidade-estatistica/extra/material/apostila_de_estatistica_basica.pdf.

 

Por Maria Luiza Alves Rizzo
Professora de Matemática

Escritor do artigo
Escrito por: Maria Luiza Alves Rizzo Autora, Leitora Crítica e Revisora de Matemática apaixonada por escrever. Especialista pela UFPI (2023) e Licenciada pela UFSM (2022), trabalha em projetos editoriais para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-vestibular.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIZZO, Maria Luiza Alves. "Arredondamento de números"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/arredondando-numeros.htm. Acesso em 24 de junho de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Arredonde o número 5,678 para duas casas decimais.

A) 5,67

B) 5,68

C) 5,72

D) 5,60

E) 5,69

Exercício 2

Durante uma pesquisa, foi identificado que certa cultura de bactéria após 12 horas teria um total de 26,495 bilhões de bactérias. Arredondando a quantidade de bactérias para o número inteiro mais próximo, teremos:

A) 23 bilhões.

B) 24 bilhões.

C) 25 bilhões.

D) 26 bilhões.

E) 27 bilhões.