Topo
pesquisar

Subject Pronouns

Inglês

PUBLICIDADE

Pronomes subjetivos (subject pronouns) são um dos tipos de pronomes pessoais, que exercem o papel de substituição dos substantivos ou das frases nominais. Os subject pronouns definem-se pela posição que ocupam na oração, isto é, apresentam-se antes do verbo, facilitando seu reconhecimento pelos aprendizes de língua inglesa|1|.

Além dessa característica, os pronomes sujeitos equivalem-se aos pronomes pessoais do caso reto em português, com algumas peculiaridades que serão exploradas nos tópicos deste texto. É importante destacar que os subject pronouns podem desempenhar o papel de sujeito em uma oração. Quando substituem um determinado substantivo, entende-se que seu uso evita a repetição desnecessária de certos elementos, o que pode tornar um texto ou uma fala mais coesos.

Let’s go!

Em inglês, os pronomes pessoais podem ser sujeitos ou objetos.
Em inglês, os pronomes pessoais podem ser sujeitos ou objetos.

Saiba mais: Possessive pronouns: quais são, função, usos

Quais são os subject pronouns?

oito pronomes sujeitos em inglês, uma vez que, além do gênero feminino e do masculino para a terceira pessoa do singular, existe o gênero neutro. Ainda, o pronome da segunda pessoa do singular e do plural não muda em inglês:

 

Subject pronouns

Pronomes sujeitos

 

 

Singular

I

Eu

You

Você

He

Ele

She

Ela

It

Ele/ela neutro

 

Plural

We

Nós

You

Vocês

They

Eles/elas

Regras do uso dos subject pronouns

  • Regra geral

Os pronomes da primeira pessoa indicam o falante, enquanto os da segunda pessoa indicam a pessoa à qual nos dirigimos, e os pronomes da terceira pessoa indicam tanto uma outra pessoa quanto uma coisa|2|. Tendo isso em mente, não se esqueça de que os pronomes sujeitos aparecem antes do verbo na oração, porque ocupam a posição de sujeito da frase. Eles podem substituir um substantivo ou uma frase substantiva. Observe os exemplos:

1. I live with two friends.

Eu moro com duas amigas.

O pronome I está antes do verbo principal live.

2. Do you go to the cinema very often?

Você vai ao cinema frequentemente?

O pronome you está antes do verbo principal go.

3. Mary is a famous scientist. She wrote many books about physics.

Mary é uma cientista famosa. Ela escreveu vários livros sobre física.

She substituiu Mary da primeira oração para evitar repetição e manter o discurso fluido e coeso. Observe também que foi utilizado she, porque Mary é um substantivo que nos remete à terceira pessoa do singular, feminino.

4. The beautiful yellow flower was finally sold. It was sold to my friend.

A bonita flor amarela foi finalmente vendida. Ela foi vendida para meu amigo.

Observe que it substituiu a frase nominal the beautiful yellow flower. Utilizou-se it porque trata-se de frase nominal na terceira pessoa do singular e gênero neutro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Subject pronouns de gênero neutro

Quando se fala em gênero neutro em inglês, entende-se que tudo aquilo que não representa um ser humano será substituído por it, ou seja, todos os substantivos abstratos, outros seres, como os animais, objetos e coisas em geral. Observe os exemplos:

1. An umbrella can be very useful. It can be used under the sun to protect your skin.

Um guarda-chuva pode ser muito útil. Ele pode ser usado sob o Sol para proteger sua pele.

2. Pipoca is my cat. It is very cute.

Pipoca é o meu gato. Ele é muito fofo.

3. This idea isn’t a new one, but it called my attention.

Esta ideia não é nova, mas ela chamou minha atenção.

As três orações foram substituídas pelo pronome sujeito it, porque indicam a terceira pessoa do singular, mas não uma pessoa em si. Elas indicam, na verdade, um objeto, um animal, um substantivo abstrato, respectivamente. Veja que it foi traduzido tanto como ele quanto como ela, pois a tradução deve respeitar o gênero do substantivo em português.

Muitos aprendizes da língua inglesa confundem-se com o plural de it. No entanto, se você observar a tabela do tópico anterior, perceberá que a terceira pessoa do plural em inglês só tem o they como forma possível para os três gêneros: feminino (elas), masculino (eles) e neutro (eles/elas).

There are many dogs near my house. They barked a lot yesterday.

Há muitos cachorros perto da minha casa. Eles latiram muito ontem.

Many dogs é substituído por they, porque se trata de um substantivo plural, mais especificamente na terceira pessoa. Dogs representa um animal. Se estivesse no singular, seria substituído por it, entretanto, na terceira pessoa do plural só existe um pronome (they) para he, she, it.

Na língua portuguesa, podemos construir frases com sujeitos indeterminado ou oculto ou ainda com orações sem sujeito. Isso é praticamente impossível de ocorrer em inglês. Devemos sempre colocar um sujeito na frase, mesmo que pareça, em alguns momentos, redundante:

1. It rains a lot.

Chove muito.

Nessa frase, em português, temos um verbo impessoal que indica um fenômeno natural. Em inglês, mesmo assim, devemos colocar um sujeito, nesse caso: o it.

2. They talked a lot about the environment.

Falaram muito sobre o meio ambiente.

Observe que, em português, a oração tem um sujeito indeterminado (verbo na terceira pessoa do plural). No entanto, em inglês, é preciso colocar um sujeito, nesse caso: they.

Saiba mais: Pronome impessoal it: conheça suas particularidades

  • Uso do subject pronoun em primeira pessoa do singular

Uma das principais regras do pronome sujeito é a escrita da primeira pessoa do singular, isto é, I. NÃO importa sua posição na frase, deve-se escrevê-lo sempre com letra maiúscula, diferenciando-se do português:

1. Today I decided to change my life.

Hoje eu decidi mudar a minha vida.

O pronome I está antes do verbo principal decided, e mesmo ocupando uma segunda posição na frase, foi escrito com letra maiúscula.

2. On rainy days, I prefer to stay at home.

Em dias chuvosos, eu prefiro ficar em casa.

Mesmo depois da expressão temporal, o pronome sujeito I foi escrito com letra maiúscula.

Diferença entre subject pronouns e object pronouns

Já apontamos que os pronomes pessoais subdividem-se em subject pronouns e object pronouns. Os pronomes sujeitos exercem a função de sujeito da frase e localizam-se antes do verbo principal.

Quanto aos pronomes objetos, eles exercem a função de objeto da frase, substituindo substantivos ou frases nominais que ocupam essa posição (de objeto). Além disso, eles aparecem depois do verbo principal. Para quem está aprendendo inglês, pode ser confuso porque algumas formas dos pronomes sujeitos e objetos não mudam. Observe a tabela seguinte e os exemplos.

 

Subject Pronouns

Object Pronouns

 

 

Singular

I

Me

You

You

He

Him

She

Her

It

It

 

Plural

We

Us

You

You

They

Them

Agora observe este exemplo:

Paul reads a magazine.

Paul uma revista.

Paul é o sujeito, logo, poderia ser substituído por he:

He reads a magazine.

Eleuma revista.

A magazine é o objeto da oração. Quem lê, lê alguma coisa = uma revista. Logo, tal objeto poderia ser substituído pelo pronome objeto it, porque se trata de uma frase substantiva na terceira pessoa do singular:

He reads it.

Ele a lê.

Observe também que it não muda sua forma quando é um pronome objeto, mas tem em cada posição uma função diferente.

Martha bought us a cake.

Martha nos comprou um bolo.

Observe que us vem logo após o verbo principal gave, logo, não poderia ser usado o we.

Veja também: I, me, mine – o uso correto do pronomes da 1ª pessoa do singular

Exercícios resolvidos

QUESTÃO 1 (IFN-MG 2017)

Na frase “We can better understand the global impact of depression by measuring it in terms of disability”, o pronome it, em destaque, refere-se

a) ao desenvolvimento.

b) ao impacto global da invalidez.

c) ao impacto global da depressão.

d) aos termos de invalidez.

Resolução

A resposta correta é a letra c, porque it é um pronome objeto que substitui a frase nominal “Ao impacto global da depressão”, para evitar repetição.

QUESTÃO 2 (UFPR - Adaptada)

They’re cute

Google’s new fleet was intentionally designed to look adorable. Our brains are hardwired to treat inanimate (or animate) objects with greater care, caution, and reverence when they resemble a living thing. By turning self-driving cars into an adorable Skynet Marshmallow Bumper Bots, Google hopes to spiritually disarm other drivers. I also suspect the cuteness is used to quell some of the road rage that might emerge from being stuck behind one of these things. They’re intended as moderate-distance couriers, not openroad warriors, so their max speed is 25 miles per hour.

The word “they”, in boldface and underlined, refers to:

a) Google’s new self-driving cars.

b) inanimate or animate objects.

c) objects resembling living things.

d) other car drivers.

e) open-road warriors.

Resolução

A resposta correta é a letra a, porque they remete ao self-driving cars que está sendo descrito em uma das orações anteriores, assim, evita-se a repetição desnecessária, deixando o texto mais coeso.

Notas

|1| DECAPUA, A. Grammar for Teachers: A Guide to American English for Native and Non-Native Speakers. Springer: New York, 2008.

|2| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford, 2002 

 

Por D.ra Patricia Veronica Moreira
Professora de Inglês

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOREIRA, Patricia Veronica. "Subject Pronouns"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/subject-pronouns.htm. Acesso em 30 de março de 2020.

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola