Topo
pesquisar

Comuna de Paris

História Geral

A Comuna de Paris (1871) teve início após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana. A organização dos trabalhadores tomou o poder na França, instalando o governo operário.
À direita, revolucionários em uma rua de Paris; à esquerda, população parisiense construindo barricada
À direita, revolucionários em uma rua de Paris; à esquerda, população parisiense construindo barricada
PUBLICIDADE

Logo após a Guerra Franco-Prussiana (1870), com a derrota francesa e a proclamação da Terceira República, em 1871, o burguês Adolphe Thiers havia assumido o poder na França, assinando rapidamente um acordo de paz com o chanceler prussiano, Bismarck.

A classe operária não concordou com o contrato firmado entre Thiers e Bismarck e revoltou-se contra o governo francês. Com o apoio da Guarda Nacional, a classe operária tomou o poder em Paris, em março de 1871. Dessa maneira, os revolucionários parisienses substituíram o governo republicano, assumiram o poder e instalaram a chamada Comuna de Paris.

A Comuna de Paris foi composta por noventa pessoas eleitas pelo voto universal masculino. Seus integrantes representavam diferentes vertentes socialistas, dentre elas o marxismo. Com a instalação da Comuna na França, pela primeira vez na história os trabalhadores tiveram acesso ao poder.

O movimento revolucionário, organizado pelos revoltosos durante o governo da Comuna de Paris, promoveu a separação entre o Estado e a Igreja (Estado laico). Além disso, a cidade de Paris foi administrada pelos funcionários, isto é, trabalhadores eram eleitos para o cargo e a organização das fábricas ficou sob responsabilidade dos operários. Portanto, a Comuna se caracterizou por ser um movimento autogestionário, ou seja, as administrações e as organizações eram realizadas pelos próprios trabalhadores, escolhidos por votação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ideia de instalar o governo de comunas autônomas em outras cidades do interior da França não logrou êxito, principalmente após a repressão que a Comuna recebeu do governo burguês de Thiers.  

A Comuna de Paris durou cerca de dois meses. Em maio de 1871, tropas militares, sob o comando da burguesia que havia sido destituída do poder, massacram e mataram aproximadamente 20 mil pessoas (homens, mulheres e crianças), aprisionaram outras 38 mil e tomaram o poder dos revolucionários. Chegava ao fim, assim, a primeira experiência de governo da classe trabalhadora na história.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CARVALHO, Leandro. "Comuna de Paris"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/comuna-paris.htm. Acesso em 18 de agosto de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

(UFRS) Considere as seguintes afirmações sobre a Comuna de Paris.

I – Ocorreu como desdobramento imediato da crise provocada pela queda de Napoleão III e a consumação da derrota francesa ante a Prússia em 1871;

II – Apresentou importantes medidas de cunho popular-progressista, visando dissolver o exército permanente, separar a Igreja do Estado, instituir o ensino gratuito e entregar as fábricas à direção dos trabalhadores;

III – Constituiu o exemplo histórico europeu mais bem-sucedido, no século XIX, de conquista do poder pela burguesia liberal.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas II.
  3. Apenas III.
  4. Apenas I e II.
  5. Apenas I e III.

Questão 2

Leia o texto abaixo:

A ­­­­­­­­­________ foi a primeira experiência de governo proletário da história. Após o fim da _________, a França estava envolta numa atmosfera que reunia nacionalismo exacerbado, sentimentos de humilhação, ressentimentos pela derrota para os _______ e ódio de classe dos trabalhadores, que responsabilizavam a burguesia pelo desfecho da guerra. Em 18 de março de 1871, os operários revoltaram-se contra o governo republicano e constituíram um comitê central, que criou um órgão de governo revolucionário formado por ________________, eleitos por voto direto e identificados com a luta pelo _______. Surgia assim a _________.

Agora, indique qual alternativa contém as palavras que preenchem corretamente os espaços em branco, de acordo com os fatos do fenômeno histórico citado.

  1. Revolução Russa, Primeira Guerra Mundial, alemães, militares do Exército Vermelho, socialismo e Revolução Russa.
  2. Revolução Francesa, Guerra dos Sete Anos, ingleses, representantes da aristocracia, capitalista e Revolução Francesa.
  3. Comuna de Paris, Guerra Franco-Prussiana, alemães, representantes da população trabalhadora, socialismo e Comuna de Paris.
  4. Comuna de Paris, Guerra Franco-Prussiana, ingleses, representantes do clero, catolicismo e Comuna de Paris.
  5. Revolução Francesa, Guerra Franco-Prussiana, ingleses, representantes da população trabalhadora, capitalismo e Revolução Francesa.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola