Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

11 de agosto — Dia da Televisão

Datas Comemorativas

O Dia da Televisão é comemorado em 11 de agosto desde o ano de 1958, em razão de uma associação com a vida de Santa Clara de Assis.
Em 11 de agosto, é comemorado o Dia da televisão
Em 11 de agosto, é comemorado o Dia da televisão
PUBLICIDADE

Desde 1958, no dia 11 de agosto, é comemorado o Dia da Televisão. Entretanto, esse dia não diz respeito ao registro do primeiro fenômeno televisivo ou à invenção do primeiro aparelho de televisão. Tal dia remete à morte de Santa Clara de Assis, responsável pela fundação da ordem feminina franciscana e que faleceu no ano de 1253. Mas o que tem a ver Santa Clara com o Dia da Televisão?

Em 14 de fevereiro de 1958, Eugenio Pacelli, então Papa Pio XII, achou por bem homenagear Santa Clara de Assis relacionando a memória do dia de sua morte com a popularização da televisão. Isso porque, segundo a tradição católica, Santa Clara, certa vez, impossibilitada de assistir à missa matinal do dia de Natal, ficou em seu quarto, em São Damião, meditando e orando ao menino Jesus. Milagrosamente, conta-se que Santa Clara conseguiu ouvir e “assistir”, isto é, visualizar de uma forma fisicamente inexplicável, tudo o que se passava na referida missa.

Para a Igreja Católica, tal história é digna de fé. Nesse sentido, o Papa Pio XII, que via no fenômeno televisivo algo de extraordinário e passível de comparação com o milagre vivido por Santa Clara, sugeriu comemorar o Dia da Televisão no dia em que se rememora a morte da santa, haja vista que a TV torna presente, por meio de imagem e som, fenômenos fisicamente ausentes aos sentidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A década de 1950 foi marcada pela disseminação da televisão. O Brasil mesmo recebeu os primeiros modelos de TV e teve as primeiras empresas de televisão criadas nessa década. A iniciativa do Papa Pio XII em criar um dia para a televisão, portanto, foi bem pensada em termos apostólicos (dentro da compreensão que esse termo tem no catolicismo), haja vista que, em se tratando de um veículo de comunicação de massas, seria importante ter a TV como um símbolo associado a um santo católico.

Nesse sentido, Santa Clara é entendida por muitos, hoje, como a “Padroeira da Televisão”.


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "11 de agosto — Dia da Televisão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-televisao.htm. Acesso em 20 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda o motivo pelo qual no dia 03 de agosto é celebrado o fim da censura no Brasil.
Saiba o motivo de se comemorar, no Brasil, em 11 de agosto, o Dia do Advogado!
Saiba o motivo de o Dia do Estudante ser comemorado, no Brasil, em todo dia 11 de agosto.
Aprenda mais sobre a poluição e seus riscos e entenda a necessidade da criação do Dia de Combate à Poluição.
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Amamentação e entenda sua importância para promover a qualidade de vida das crianças.
Saiba mais sobre a origem e a história do Dia do Soldado para entender como essa data relaciona-se com Duque de Caxias.
Saiba a que acontecimento está associado o Dia do Feirante no Brasil e entenda o porquê de ele ser celebrado em 25 de agosto.
Conheça os malefícios do tabagismo e a importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Confira a história e algumas curiosidades sobre o Festival de Rock Woodstock, ocorrido em agosto de 1969. Conheça o contexto histórico que envolveu esse evento.