Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hino da Independência do Brasil

O Hino da Independência foi uma canção criada em 1822 como homenagem à Independência do Brasil. Teve sua melodia oficial composta pelo imperador Dom Pedro I em 1824.

Ilustração do imperador Dom Pedro I.
Baseado em um poema de Evaristo da Veiga, o Hino da Independência passou a contar em 1824 com uma melodia composta por Dom Pedro I.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Hino da Independência é uma canção que foi criada em homenagem à Independência do Brasil, com letra baseada no poema de um poeta e escritor chamado Evaristo da Veiga. O poema tinha sido escrito por Evaristo da Veiga em agosto de 1822 como uma demonstração de seu apoio à independência brasileira.

A popularidade desse poema fez com que ele fosse convertido em letra da canção, que inicialmente possuiu melodia de Antônio da Fonseca Portugal, mas a partir de 1824 foi substituída por uma melodia composta pelo próprio D. Pedro I. O Hino da Independência foi resgatado durante o governo de Vargas na década de 1930.

Leia também: Bandeira do Brasil — o significado desse importante símbolo nacional

Tópicos deste artigo

Letra do Hino da Independência do Brasil

Já podeis da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade,
Já raiou a liberdade,
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil…
Houve mão mais poderosa…
Zombou deles o Brasil;
Houve mão mais poderosa
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Não temeis ímpias falanges
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil;
Vossos peitos, vossos braços
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó! brasileiros!
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil
Do universo entre as nações
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil
Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil;
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.

Veja também: Hino Nacional do Brasil — um dos maiores símbolos nacionais brasileiros

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Hino da Independência

O Hino da Independência foi uma canção criada em homenagem à Independência do Brasil, conquistada em 7 de setembro de 1822. Com a independência, o Brasil rompeu o vínculo de dominação colonial que existia com Portugal.

Esse hino foi composto inspirado em um poema criado por Evaristo Ferreira da Veiga (1799-1837), um escritor, poeta, jornalista, livreiro e político. Evaristo da Veiga ficou conhecido por ser defensor da independência do Brasil, desenvolvendo carreira na política e elegendo-se deputado por Minas Gerais. Evaristo da Veiga também é patrono da Academia Brasileira de Letras.

A letra do Hino da Independência foi extraído do poema Hino Constitucional Brasiliense, escrito por Evaristo da Veiga em agosto de 1822. O poema de Evaristo da Veiga tornou-se popular e recebeu uma melodia composta por Marcos Antônio da Fonseca Portugal, em 1822.

Dois anos depois, a letra do poema de Evaristo da Veiga recebeu uma nova melodia, composta pelo próprio D. Pedro I. Essa mudança aconteceu em 1824, mas não se sabe o momento em que o imperador criou a melodia.

Isso só foi possível porque o imperador teve uma formação musical muito boa durante sua juventude. Depois da abdicação de D. Pedro I, em 1831, a canção perdeu popularidade, principalmente porque o reinado de D. Pedro I foi extremamente impopular. A proclamação da República, em 1889, só reforçou o esquecimento dessa canção.

Seu resgate aconteceu na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, por obra do ministro Gustavo Capanema. Oficializou-se a melodia de D. Pedro I como a original para a canção.

 

Por Daniel Neves Silva
Professor de História

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Hino da Independência do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/hinodaindependencia.htm. Acesso em 03 de março de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


13 de abril – Dia do Hino Nacional Brasileiro

Conheça o motivo de o Dia do Hino Nacional do Brasil ser celebrado em 13 de abril e a relação desse acontecimento com a abdicação de D. Pedro I.
Datas Comemorativas - 2024

19 de novembro – Dia da Bandeira

Clique no link e acesse este texto que trata a respeito do Dia da Bandeira, comemorado anualmente em 19 de novembro. Entenda como o contexto da Proclamação da República levou à adoção da nova bandeira nacional e veja algumas outras informações a respeito desse importante símbolo do nosso país.
Datas Comemorativas - 2024

Bandeira do Brasil

Clique e acesse este texto para saber um pouco mais sobre a Bandeira Nacional. Conheça a história da atual bandeira do Brasil e entenda o significado das cores.
Geografia do Brasil

Dom Pedro I

Saiba mais sobre a vida de d. Pedro I, imperador do Brasil durante o Primeiro Reinado. Veja detalhes sobre sua vida pessoal, seu papel na independência e sua morte.
História do Brasil

Guerras de Independência

Os conflitos que asseguraram a autonomia política do Brasil em relação à Portugal.
História do Brasil

Hino Nacional Brasileiro

Clique no link para saber mais sobre o Hino Nacional Brasileiro. Entenda quem foram os seus criadores e como foi criado. Confira curiosidades sobre o nosso hino!
História do Brasil

Hino da Proclamação da República

A história e a letra do Hino da Proclamação da República - um dos hinos nacionais do Brasil.
História do Brasil

Símbolos nacionais

Acesse este link para aprender mais sobre os símbolos nacionais. Veja quais são os símbolos nacionais do Brasil e a história de cada um deles.
Curiosidades