Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas, como é conhecido o Halloween no Brasil, é uma das festas mais populares da cultura norte-americana. Ela foi levada para os EUA por imigrantes irlandeses.

Ilustração que remete à casa de bruxa. Texto na imagem: “31 de outubro — Dia das Bruxas”.
O Dia das Bruxas é o nome pelo qual o Halloween é conhecido no Brasil.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Dia das Bruxas é uma festividade muito popular na cultura norte-americana e conhecida nos EUA como Halloween. A festa tem muita relação com seres assustadores, como monstros, vampiros, zumbis e bruxas más, e teve origem na cultura britânica. Os historiadores apontam que o Halloween moderno surgiu do Samhain, festa celta.

A celebração foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses, popularizando-se em muitos países pela influência da cultura norte-americana. No Brasil, essa festa está cada vez mais popular, embora ainda enfrente resistência de muitos como forma de valorizar a cultura nacional ou por conservadorismo religioso.

Leia também: Qual é a origem e o significado da Árvore de Natal?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Dia das Bruxas

  • O Dia das Bruxas é a forma como conhecemos no Brasil o Halloween.

  • O Halloween é uma tradicional festa norte-americana muito relacionada com o terror, monstros, bruxas, vampiros etc.

  • Tem como origem o Samhain, uma festividade celta.

  • A festa foi levada aos Estados Unidos no século XIX por imigrantes irlandeses.

  • No Brasil, apesar do crescimento da data, muitos rejeitam sua celebração para valorizar a cultura nacional ou por conservadorismo religioso.

Origem do Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas é como é conhecido no Brasil o Halloween, tradicional festividade norte-americana que remete a bruxas e cenários assustadores. Essa festividade foi trazida para o Brasil pela influência da cultura norte-americana e tem se tornado cada vez mais popular aqui nos últimos anos.

Como o Dia das Bruxas não é uma celebração brasileira, as origens dessa festividade não estão no Brasil, mas sim nas Ilhas Britânicas. Considera-se que o Halloween foi uma festividade que se consolidou como uma influência do Samhain, uma tradicional festividade praticada no dia 1º de novembro pelos celtas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nessa celebração, acreditava-se que as barreiras entre o mundo dos vivos e dos mortos deixavam de existir. Os celtas realizavam festas com fogueiras e grande quantidade de alimentos, enfeitavam suas vilas com lanternas, pois acreditavam que o fogo afastava os mortos e demais espíritos maléficos que poderiam estar à solta.

A celebração se manteve bastante popular na cultura britânica e passou por um processo de cristianização durante a Idade Média e Idade Moderna. Isso aconteceu quando a Igreja Católica estabeleceu a celebração All Saints Day (Dia de Todos os Santos), em 1º de novembro, mesmo dia em que o Samhain era comemorado.

Com o tempo, a celebração se expandiu, e novas datas foram estabelecidas pela Igreja. Com isso, o dia 2 de novembro se transformou em All Souls Day, um dia de oração pelos mortos. As tradições do dia 1º e do dia 2 de novembro fizeram com que o dia 31 de outubro se transformasse em uma data de véspera dessas celebrações.

Assim, o dia 31 de outubro se estabeleceu como All Hallows’ Eve, traduzido como “véspera do Dia de Todos os Santos”. Muitas tradições do Samhain nas Ilhas Britânicas se consolidaram de maneira repaginada durante o All Hallows’ Eve. Na Escócia, por exemplo, a celebração passou a ser conhecida como Hallows Een, evidenciado a ligação entre as celebrações.

A festa chegou aos Estados Unidos durante o século XIX, sendo levada por imigrantes irlandeses que fugiam da fome em seu país e procuravam novas oportunidades na América. A festa se popularizou na cultura norte-americana, caindo no gosto popular a partir do começo do século XX e sendo exportada para o resto do mundo graças à influência recente da cultura norte-americana.

Leia também: História do Dia de Finados

Tradições do Dia das Bruxas

A tradição norte-americana manteve muitos elementos presentes na festividade britânica, como a fabricação de lanternas conhecidas como Jack-o’-Lantern. No contexto norte-americano, essas lanternas passaram a ser fabricadas em abóboras. Até hoje, o ato de esculpir abóboras é bastante tradicional no Halloween norte-americano.

Abóboras esculpidas para o Dia das Bruxas.
Abóboras esculpidas é uma grande tradição do Dia das Bruxas.

Além disso, é comum ao Halloween que as pessoas se fantasiem, geralmente de formas assustadoras, assumindo as formas de vampiros, zumbis, demônios, bruxas com rostos macabros etc. Muitas pessoas costumam decorar suas casas com itens que se associam com o medo e o susto.

Crianças fantasiadas para o Dia das Bruxas.
É comum que as pessoas se fantasiem para o Halloween.

Apesar da tradição de utilizar fantasias assustadoras, muitas pessoas têm abandonado essa prática e se fantasiado de maneira livre, assumindo fantasias de super-heróis, personagens de filmes e desenhos, entre outros. A criatividade é a chave para uma boa fantasia na tradição do Halloween.

Além disso, o Dia das Bruxas nos Estados Unidos possui a tradição do trick or treat, em que crianças fantasiadas vão de porta em porta na vizinhança anunciando o pedido de “doces ou travessuras”, sendo recompensadas com doces. Quanto mais elaborada for a fantasia, maior será a quantidade de doces que a criança receberá.

Crianças pedindo doces, uma tradição popular do Dia das Bruxas.
Crianças pedindo doces, uma tradição popular do Dia das Bruxas.

Com a popularização da festa nos Estados Unidos e sua exportação para outros países, a celebração passou a ser adaptada a outras culturas.

Símbolos do Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas tem diversos símbolos, com alguns deles sendo bastante presentes na cultura popular. Entre os símbolos de destaque estão:

  • Bruxas: na cultura popular, as bruxas maléficas são figuras fortemente associadas com o Halloween.

  • Abóbora: como citado, as abóboras são tradicionalmente utilizadas na confecção das lanternas de Halloween.

  • Vassoura: símbolo ligado às bruxas por ser o meio de transporte delas na cultura popular.

  • Vampiros e morcegos: os vampiros são monstros que se alimentam de sangue humano, o que os associa diretamente com os morcegos. Esse animal também tem relação com lugares escuros, sujos, abandonados e assustadores.

  • Doces: no Halloween, têm relação com a tradição de pedir doces no lugar de travessuras.

  • Fantasmas

  • Caveiras

  • Monstros

Para saber mais sobre os símbolos do Halloween, clique aqui.

Como é comemorado o Halloween no Brasil?

O Halloween ou Dia das Bruxas é uma celebração cada vez mais popular no Brasil, e aqui as pessoas costumam seguir algumas tradições da festa norte-americana. As fantasias e as decorações assustadoras são encontradas nas festas desse dia. Sendo assim, muitos se fantasiam de seres monstruosos, vampiros, bruxas etc.

Muitas festas também seguem a tradição norte-americana realizando a brincadeira do “doces ou travessuras”. Festas fantasias são comuns no dia, e há até mesmo concursos delas.

Por que o Halloween não é tradicional no Brasil?

Apesar da popularização do Halloween, a festa ainda encontra grande resistência no país, resistência que tem motivações diversas. Uma parte daqueles que rejeitam a festa aponta que se trata de uma festividade estrangeira que ofusca o folclore brasileiro. Esse grupo defende que, em vez de dar visibilidade para uma festa estrangeira, o ideal seria dar espaço para que celebrações da nossa própria cultura aconteçam.

Um outro grupo critica a celebração do Dia das Bruxas por conservadorismo religioso, sobretudo o cristão. Cristãos associam a festa em questão com seres malignos e demoníacos, de acordo com a cosmogonia da religião.

31 de outubro — Dia do Saci

Uma reação à popularização do Dia das Bruxas no Brasil foi a criação de um dia para celebrar o folclore nacional. Com base nisso, foi aprovada a Lei nº 2.762, em 2003, que criou o Dia do Saci e estabeleceu essa data comemorativa em 31 de outubro. A ideia da data é valorizar e celebrar elementos do folclore nacional ao invés de elementos culturais estrangeiros.

Curiosidades sobre o Dia das Bruxas

  • Os irlandeses costumavam produzir fogueiras com nabos no Halloween.

  • Na tradição irlandesa, a lanterna Jack-o’-Lantern era um ser que enganou o diabo após fazer um pacto com ele, sendo rejeitado tanto no céu quanto no inferno.

  • Nas Ilhas Britânicas, era comum que as crianças fossem de casa em casa, pedindo um pedaço de bolo e realizando uma oração em agradecimento.

  • A tradição “doces ou travessuras” se popularizou nos Estados Unidos a partir da década de 1930.

Fontes

WIGINGTON, Patti. The History of the Pagan Samhain Sabbat. Disponível em: https://www.learnreligions.com/about-samhain-history-2562713#pope-gregory-the-first

RICHERT, Scott P. All Saints Day. Disponível em: https://www.learnreligions.com/what-is-all-saints-day-542459.

WIGINGTON, Patti. All About Samhain. Disponível em: https://www.learnreligions.com/all-about-samhain-2562691

COLE, Nicki Lisa. Top 11 Facts About Halloween. Disponível em: https://www.thoughtco.com/fascinating-facts-about-halloween-3026186.

BAUER, Ingrid. A Guide to Halloween Customs in Germany. Disponível em: https://www.thoughtco.com/halloween-in-germany-1444503.

ONLINE ETYMOLOGY DICTIONARY. Halloween. Disponível em: https://www.etymonline.com/word/Halloween

BBC BRASIL. A curiosa origem do Dia das Bruxas. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151029_origem_halloween_rb.

DOHERTY, Brennan. Why Americans may spend $12bn on Halloween in 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/worklife/article/20231013-why-americans-may-spend-12bn-on-halloween-in-2023

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Dia das Bruxas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/halloween/halloween-no-brasil.htm. Acesso em 28 de maio de 2024.

De estudante para estudante