Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Numerais

Os numerais são termos que indicam a quantidade ou o lugar ocupado em uma série. Eles são assim classificados: cardinais, ordinais, fracionários ou multiplicativos.

Ilustração das mãos de dez pessoas segurando plaquinhas com números de 1 a 10.
Numerais são uma classe de palavras da língua portuguesa.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Numerais são uma classe de palavras e apontam uma quantidade ou mesmo um lugar ocupado por um ser em uma determinada sequência. Classificados como: cardinais, ordinais, fracionários ou multiplicativos podem ser flexionados em gênero (masculino/ feminino) e número (singular/ plural).

Leia também: Verbo — a classe de palavras que indica ações, acontecimentos ou estados

Tópicos deste artigo

Videoaula sobre numerais

O que são numerais?

Os numerais são termos utilizados para apontar a quantidade de seres ou sua posição em determinada sequência:

“Estou lendo cinco livros.”

“O quinto livro é o melhor.”

Também indicam múltiplos e frações:

“Pago o dobro pelo ingresso!”

“Um quarto dos cidadãos reconhece a própria desonestidade.”

Classificação dos numerais

TIPO

DEFINIÇÃO

EXEMPLOS

Cardinais

Indicam uma quantidade determinada.

Um, dois, três etc.

Ordinais

Indicam uma ordem ou posição em uma série.

Primeiro, segundo, terceiro etc.

Fracionários

Indicam uma fração ou divisão.

Meio, terço, quarto etc.

 

Multiplicativos

Indicam uma multiplicação.

Duplo, dobro, triplo etc.

Lista de numerais

PRINCIPAIS NUMERAIS

Números

Cardinais

Ordinais

Multiplicativos

Fracionários

0

zero

-

-

-

1

um

primeiro

-

-

2

dois

segundo

dobro, duplo

meio

3

três

terceiro

triplo, tríplice

terço

4

quatro

quarto

quádruplo

quarto

5

cinco

quinto

quíntuplo

quinto

6

seis

sexto

sêxtuplo

sexto

7

sete

sétimo

sétuplo

sétimo

8

oito

oitavo

óctuplo

oitavo

9

nove

nono

nônuplo

nono

10

dez

décimo

décuplo

décimo

11

onze

décimo primeiro

undécuplo

onze avos

12

doze

décimo segundo

duodécuplo

doze avos

13

treze

décimo terceiro

-

treze avos

14

catorze

quatorze

décimo quarto

-

catorze avos

quatorze avos

15

quinze

décimo quinto

-

quinze avos

16

dezesseis

décimo sexto

-

dezesseis avos

17

dezessete

décimo sétimo

-

dezessete avos

18

dezoito

décimo oitavo

-

dezoito avos

19

dezenove

décimo nono

-

dezenove avos

20

vinte

vigésimo

-

vinte avos

21

vinte e um

vigésimo primeiro

-

vinte e um avos

25

vinte e cinco

vigésimo quinto

-

vinte e cinco avos

30

trinta

trigésimo

-

trinta avos

35

trinta e cinco

trigésimo quinto

-

trinta e cinco avos

40

quarenta

quadragésimo

-

quarenta avos

50

cinquenta

quinquagésimo

-

cinquenta avos

60

sessenta

sexagésimo

-

sessenta avos

70

setenta

septuagésimo

-

setenta avos

80

oitenta

octogésimo

-

oitenta avos

90

noventa

nonagésimo

-

noventa avos

100

cem

centésimo

cêntuplo

centésimo

101

cento e um

centésimo primeiro

-

cento e um avos

150

cento e cinquenta

centésimo quinquagésimo

-

cento e cinquenta avos

200

duzentos

ducentésimo

-

ducentésimo,

duzentos avos

300

trezentos

trecentésimo

-

trecentésimo

trezentos avos

400

quatrocentos

quadringentésimo

-

quadringentésimo

quatrocentos avos

500

quinhentos

quingentésimo

-

quingentésimo

quinhentos avos

600

seiscentos

sexcentésimo

-

sexcentésimo

seiscentos avos

700

setecentos

septingentésimo

-

septingentésimo

setecentos avos

800

oitocentos

octingentésimo

-

octingentésimo

oitocentos avos

900

novecentos

nongentésimo

-

nongentésimo

novecentos avos

1.000

mil

milésimo

-

milésimo


mil avos

2.000

dois mil

dois milésimo

-

dois mil avos

10.000

dez mil

dez milésimo

-

dez mil avos

100.000

cem mil

cem milésimo

-

cem mil avos

1.000.000

um milhão

milionésimo

-

milionésimo

1.000.000.000

um bilhão

bilionésimo

-

bilionésimo

Flexão dos numerais

CARDINAIS

Gênero

Número

Grau

Masculino

Feminino

Singular

Plural

Aumentativo

Diminutivo

um

dois

duzentos

trezentos

uma

duas

duzentas

trezentas

milhão

bilhão

trilhão

milhões

bilhões

trilhões

quarentão

cinquentão

quarentinha

cinquentinha

ORDINAIS

Gênero

Número

Grau

Masculino

Feminino

Singular

Plural

Aumentativo

Diminutivo

primeiro segundo terceiro

primeira

segunda

terceira

(o) primeiro

(o) segundo

(o) terceiro

(os) primeiros

(os) segundos

(os) terceiros

primeirão

segundão

terceirão

primeirinho

segundinho

terceirinho

FRACIONÁRIOS

Gênero

Número

Grau

Masculino

Feminino

Singular

Plural

Aumentativo

Diminutivo

meio pastel

dois terços da população

meia empada

duas terças partes da população

um quarto de…

um décimo

dois quartos de…

dois décimos

MULTIPLICATIVOS

Gênero

Número

Grau

Masculino

Feminino

Singular

Plural

Aumentativo

Diminutivo

assassinato duplo

morte dupla

duplo

duplos


Importante:

  • Apenas os numerais cardinais “um”, “dois” e os terminados em “-entos” (duzentos, trezentos etc.) possuem flexão de gênero. Os demais são invariáveis:

Quatro meninos e quatro meninas são finalistas da competição.”

  • Somente os numerais multiplicativos que exercem função de adjetivo sofrem flexão de gênero e número. Aqueles que exercem função de substantivo são invariáveis:

“Ela ganhou o dobro ou o triplo do que tinha perdido.”

  • Apenas os numerais cardinais terminados em “-ão” sofrem flexão de número. O restante é invariável.

  • A flexão de grau dos numerais está associada à linguagem coloquial ou afetiva.

Emprego dos numerais

  • Indicação de séculos, reis ou rainhas, papas, capítulos e cantos (usamos os ordinais até o número dez e os cardinais a partir do número 11). Veja:

“século I” (primeiro) “Pio XII” (doze)
“século XX” (vinte) “capítulo X” (décimo)
“Elizabeth II” (segunda) “capítulo XXX” (trinta)
“Luís XIV” (catorze) “canto II” (segundo)
“João Paulo II” (segundo) “canto XX” (vinte)
  • Caso o numeral venha antes do substantivo, utilizamos sempre o ordinal. Veja:

XIX século” (décimo nono)

  • Os numerais multiplicativos “dobro”, “duplo” e “triplo” são bastante usados no dia a dia. Já os outros são, comumente, substituídos por um número cardinal seguido do termo “vezes”. Veja:

    cinco vezes” em vez de “quíntuplo”

  • Os cardinais “mil”, “milhão”, “bilhão” e “trilhão” podem ser usados em hipérboles. Veja:

    “Tentei um milhão de vezes, sem sucesso.”

  • As palavras “ambos” e “ambas” são numerais, pois significam, respectivamente, “os dois”, “as duas”.

  • Zero é considerado um numeral cardinal.

  • Em números ordinais a partir de 2.001, o primeiro número é cardinal, apesar de o uso do primeiro número como ordinal ser comum. Veja:

quatro milésimo vigésimo quinto” (4.025o)

quarto milésimo vigésimo quinto” (4.025o)

  • Em números ordinais redondos a partir de 2.000, só é possível utilizar ordinal como primeiro número. Veja:

segundo milésimo” (2.000o)

sexto milésimo” (6.000o)

  • É correto dizer: “a caixa vinte e dois” (em vez de “vinte e duas”), “a página quarenta e um” (em vez de “quarenta e uma”) etc., já que está implícita a palavra “número”, isto é, “a caixa número vinte e dois”.

  • Existem também os numerais coletivos, que indicam o número exato de seres ou coisas. Veja:

“par” “centena”
“década” “novena”
“dúzia” “século”
  • O numeral “um” faz referência a uma quantidade. Já o artigo indefinido “um” indica um ser qualquer, indeterminado. Apesar de serem comumente confundidos, podem ser identificados de acordo com o contexto. Veja:

“Quero dois biscoitos, não um.” (numeral)

“Ele era um homem muito estranho.” (artigo indefinido)

Veja também: Substantivos coletivos — nome dado a um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie

Exercícios resolvidos sobre numerais

Questão 1

Analise os enunciados abaixo e marque a alternativa que NÃO apresenta um numeral.

A) O escritor escreveu apenas três capítulos do seu novo livro e faleceu.

B) Em seu octogésimo aniversário, Ariana fez uma festa inesquecível.

C) Os filhos do senador dividiram entre si a quarta parte da herança.

D) Era uma pessoa muito estranha aquele gerente do banco da minha mãe.

E) Coube a ambas a difícil missão de organizar os negócios da família.

Resolução:

Alternativa D

É possível apontar os seguintes numerais: “três” (alternativa A), “octogésimo” (alternativa B), “quarta” (alternativa C) e “ambas” (alternativa E). Já a expressão “uma pessoa” (alternativa D) apresenta um artigo indefinido, e não um numeral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questão 2

Analise a cantiga popular Terezinha de Jesus:

Terezinha de Jesus
De uma queda, foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos os três, chapéu na mão

O primeiro foi seu pai
O segundo, seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão

Terezinha levantou-se
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração

Da laranja, quero um gomo
Do limão, quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço

Nessa letra de música, é possível apontar numerais:

A) cardinais e ordinais.

B) ordinais e fracionários.

C) fracionários e multiplicativos.

D) multiplicativos e cardinais.

E) fracionários e ordinais.

Resolução:

Alternativa A

Na letra de música Terezinha de Jesus, temos duas ocorrências do numeral cardinal “três”, além da presença dos ordinais “primeiro”, “segundo” e “terceiro”. Já a palavra “um” (última estrofe) pode funcionar tanto como artigo quanto como numeral cardinal.

 

Por Warley Souza
Professor de Português 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Warley. "Numerais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/numerais.htm. Acesso em 11 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual a diferença entre os “porquês”?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual a diferença entre frase e oração?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Analise as duas orações que seguem e atenda ao propósito de responder ao seguinte questionamento:

O prêmio foi entregue a um garoto.
Na biblioteca havia apenas
um garoto estudando.

Quanto à classe morfológica, os termos em destaque possuem a mesma classificação? Justifique.

Exercício 2

Escreva por extenso os numerais referentes às orações em evidência.

a – Rei Henrique VII.
b – Praça dos 3 Poderes.
c – capítulo X do livro de Machado de Assis.
d – Sapato à moda Luís XV.
e – Avenida João XXIII.

PUBLICIDADE

Estude agora


Murilo Mendes

Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida e a obra de Murilo Mendes, um importante poeta do...

Adição e subtração de números complexos na forma algébrica

Nesta aula, vamos aprender como fazer a adição e a subtração de números complexos na forma algébrica.