Topo
pesquisar

Artigo

Gramática

O artigo integra uma das dez classes de palavras, cuja função é de determinar ou indeterminar o substantivo.
PUBLICIDADE

Imagine-se compartilhando a seguinte circunstância:

Deparei-me com A seção!

Deparei-me com UMA seção.

Note que ambas as situações comunicativas retratam acerca de um mesmo assunto, porém com uma diferença, a qual você passará a perceber a partir de algumas considerações:

No primeiro enunciado, sobretudo se você estiver procurando exatamente a seção que o conduza a um entendimento melhor sobre o artigo, tenha certeza de que você se deparou com A seção, ela sim, a própria.

Dessa forma, pelo fato de o substantivo “seção” estar acompanhado do artigo “a”, afirmamos que ele (o artigo) tem a função de determiná-lo.

Já no outro enunciado, você também se deparou com UMA seção, ela mesma, uma seção qualquer. Nesse sentido, dizemos que o substantivo “seção”, tal como ocorre na primeira instância, também se encontra acompanhado do artigo, mas desta vez a função é de indeterminá-lo.

Pois bem, tais exemplos serviram somente para você entender acerca das reais funções do artigo, funções essas, particularidades aquelas que, clicando rápido, você irá compartilhar muitas informações. Não deixe de aproveitar, sim? Claro, você encontrou A seção!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

O artigo é o termo que acompanha o substantivo, determinando-o de modo particular ou de modo indefinido
O artigo é o termo que acompanha o substantivo, determinando-o de modo particular ou de modo indefinido

Listagem de Artigos

Lista de Exercícios
Questão 1

(Fuvest/2000) As duas manas Lousadas! Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente.

(Eça de Queirós, A ilustre Casa de Ramires)

No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente:

a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.

b) acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.

c) definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.

d) particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela

maledicência.

e) associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.

Questão 2

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente: artigo indefinido feminino no plural, artigo definido feminino no singular, artigo indefinido masculino no singular, artigo definido feminino no plural.

a) As meninas mais bonitas da rua são uma tal de Gabriele, uma menina loira que mora uns três quilômetros daqui e a Luciene, uma morena que mora em uma casa cinza.

b) Hoje fizemos a reunião de pais e entregamos as provas bimestrais e uns informativos sobre a semana pedagógica, na qual faremos uma gincana.

c) Há um mercado a 200 m daqui, caso as senhoras queiram comprar uns pães de queijo para receber o padre.

d) Sei que umas pessoas desaprovarão a minha atitude, mas sei também que um ou outro ficará do meu lado até que as coisas se resolvam.

e) Os armários da cozinha sofreram apenas uns arranhões, mas as cadeiras de uma das salas de jantar ficaram bastante danificadas.

Ver resposta

Assista às nossas videoaulas

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola