Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Espectador ou expectador?

Gramática

Duas palavras foneticamente idênticas, mas com significados diferentes: como e quando usar as palavras espectador e expectador?
Palavras homônimas, como espectador e expectador, geram confusões na modalidade escrita. A grafia correta pode depender da etimologia da palavra
Palavras homônimas, como espectador e expectador, geram confusões na modalidade escrita. A grafia correta pode depender da etimologia da palavra
PUBLICIDADE

 Afinal de contas, qual é a forma correta? Espectador ou expectador? Trata-se de uma dúvida linguística muito comum entre os falantes da língua portuguesa.

Engana-se quem acha que existe certo ou errado quando o assunto é a grafia das palavras espectador e expectador. Como já sabemos, nossa língua portuguesa gosta de nos pregar algumas peças, entre elas, causar confusão com palavras que, embora apresentem fonemas idênticos e grafias similares, são absolutamente divergentes em seu significado. Pois bem, as duas formas, espectador e expectador, existem e guardam em si diferentes acepções e situações de uso, cabe a nós saber o significado de cada uma delas para evitar errinhos indesejados na escrita:

Espectador: A palavra espectador, do latim spectator, é um substantivo masculino e faz referência à pessoa que presencia, observa ou assiste a algo. Deve ser escrita com s, preservando assim sua etimologia. Em Portugal, a grafia correta é espetador, sem o fonema /c/, que não é pronunciado. Observe a palavra aplicada em um contexto comunicacional:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme atraiu para as salas de cinema milhões de espectadores.

O ator surpreendeu aos espectadores com sua atuação.

Milhares de telespectadores acompanharam a posse do presidente ao vivo.

Expectador: A palavra expectador, do latim expectatore, pode ser um substantivo masculino - quando se refere a alguém que espera que alguma coisa aconteça – ou um adjetivo. Deve ser escrita com x para preservar sua etimologia latina. Observe os exemplos:

Somos expectadores das mudanças políticas que acontecerão no país.

As crianças são grandes expectadoras do Natal.

As palavras espectador e expectador, por serem pronunciadas da mesma forma e por terem grafias aproximadas, são consideradas palavras homônimas. Esse tipo de vocábulo provoca muitos erros ortográficos, portanto, na dúvida, não hesite: consulte um bom dicionário! 


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Espectador ou expectador?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/duvida-linguistica-espectador-ou-expectador.htm. Acesso em 23 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Em dúvida sobre a escrita e o significado das palavras? Demais ou de mais? Aprenda a diferença!
Entenda a diferença entre “onde” e “aonde” e saiba como usar cada um desses termos. Faça também alguns exercícios de fixação desse conteúdo.
Questionamentos linguísticos fazem parte do cotidiano de muitos usuários do sistema linguístico. Quando usar “em pé, a pé ou de pé”? Conheça esses e outros exemplos!
Viagem ou viajem? Descubra o jeito certo e acabe de vez com a dúvida!