Topo
pesquisar

Espectador ou expectador?

Gramática

Duas palavras foneticamente idênticas, mas com significados diferentes: como e quando usar as palavras espectador e expectador?
Palavras homônimas, como espectador e expectador, geram confusões na modalidade escrita. A grafia correta pode depender da etimologia da palavra
Palavras homônimas, como espectador e expectador, geram confusões na modalidade escrita. A grafia correta pode depender da etimologia da palavra
PUBLICIDADE

 Afinal de contas, qual é a forma correta? Espectador ou expectador? Trata-se de uma dúvida linguística muito comum entre os falantes da língua portuguesa.

Engana-se quem acha que existe certo ou errado quando o assunto é a grafia das palavras espectador e expectador. Como já sabemos, nossa língua portuguesa gosta de nos pregar algumas peças, entre elas, causar confusão com palavras que, embora apresentem fonemas idênticos e grafias similares, são absolutamente divergentes em seu significado. Pois bem, as duas formas, espectador e expectador, existem e guardam em si diferentes acepções e situações de uso, cabe a nós saber o significado de cada uma delas para evitar errinhos indesejados na escrita:

Espectador: A palavra espectador, do latim spectator, é um substantivo masculino e faz referência à pessoa que presencia, observa ou assiste a algo. Deve ser escrita com s, preservando assim sua etimologia. Em Portugal, a grafia correta é espetador, sem o fonema /c/, que não é pronunciado. Observe a palavra aplicada em um contexto comunicacional:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme atraiu para as salas de cinema milhões de espectadores.

O ator surpreendeu aos espectadores com sua atuação.

Milhares de telespectadores acompanharam a posse do presidente ao vivo.

Expectador: A palavra expectador, do latim expectatore, pode ser um substantivo masculino - quando se refere a alguém que espera que alguma coisa aconteça – ou um adjetivo. Deve ser escrita com x para preservar sua etimologia latina. Observe os exemplos:

Somos expectadores das mudanças políticas que acontecerão no país.

As crianças são grandes expectadoras do Natal.

As palavras espectador e expectador, por serem pronunciadas da mesma forma e por terem grafias aproximadas, são consideradas palavras homônimas. Esse tipo de vocábulo provoca muitos erros ortográficos, portanto, na dúvida, não hesite: consulte um bom dicionário! 


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Espectador ou expectador?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/duvida-linguistica-espectador-ou-expectador.htm. Acesso em 24 de junho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola