Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Miragem

Física

Miragem em alto mar
Miragem em alto mar
PUBLICIDADE

Também chamado de espelhismo, miragem é um fenômeno óptico que ocorre com muita frequência em dias ensolarados, principalmente nas estradas ou nas paisagens desérticas, mas também ocorre em alto mar. As miragens podem ocorrer em diferentes condições, formando vários tipos de imagem. Elas são causadas pelo desvio de luz refletida pelo objeto, desvio esse denominado de fenômeno da refração, ou seja, a miragem é um fenômeno físico real.

O termo miragem vem da expressão francesa se mirer que quer dizer mirar-se, ver-se no espelho. Em dias muito quentes forma-se uma camada de ar mais quente junto ao solo. O ar quente, por ser menos denso, fica sobre o ar frio. Como os raios luminosos se propagam mais rapidamente no ar quente, estes, ao passar pelo ar quente, se curvam para cima. O cérebro humano, no entanto, só intercepta os raios de luz que percorrem uma trajetória retilínea, assim sendo, visualizamos o objeto refletido e invertido, dando a impressão que, no caso da nossa gravura, o navio está de cabeça para baixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marco Aurélio da Silva

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Miragem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/miragem.htm. Acesso em 16 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o clima desértico, típico de locais com solo arenoso, baixa umidade e alta amplitude térmica diária.
O termo ilusão de óptica aplica-se às ilusões que “enganam” o nosso sistema visual, fazendo-nos enxergar coisas que não existem. Veja mais aqui!
Você sabia que em lugares como o Alasca também podem ocorrer miragens? Clique aqui e saiba como esses fenômenos ocorrem no frio.