Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Umidade relativa do ar (UR)

Sensor utilizado para medir temperatura e umidade do ar
Sensor utilizado para medir temperatura e umidade do ar
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Sabemos que o ar é composto pela mistura de vários gases e também de vapor-d’água. Se porventura o ar tem grande concentração de vapor-d’água, dizemos que o ar está muito úmido; caso a concentração de vapor-d’água seja pouca, dizemos então que o ar está seco. Diariamente vemos nos telejornais informação sobre a umidade relativa do ar.

Nos dias quentes, quando o ar está muito úmido, sentimos desconforto, pois a umidade do ar atrapalha a evaporação do suor.

Já nos dias em que o ar está seco, mesmo sendo um dia quente, podemos nos sentir confortáveis pelo fato de o suor ser evaporado mais facilmente. Mas também podemos nos sentir desconfortáveis caso o ar esteja extremamente seco, uma vez que ele provoca o ressecamento de pele e também das mucosas.

A umidade do ar é medida por uma grandeza chamada umidade relativa (UR).

Dessa forma, temos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vapor-d’água saturado

A evaporação é a passagem da fase líquida para a fase vapor, em uma temperatura menor que a temperatura de ebulição.
Nesse processo, as moléculas ficam suspensas na superfície do líquido. Dessa forma, essas moléculas, chamadas de pressão de vapor, exercem pressão sobre o líquido. Se considerarmos um recipiente fechado, onde a água evapora por um processo natural, chegará um momento que a superfície da água estará cheia de moléculas suspensas ao ponto de a pressão de vapor ser máxima. Dizemos, então, que o vapor-d’água está saturado.

Para os seres humanos sentirem-se confortáveis, a umidade relativa deve estar entre 40% e 50%, embora nem sempre isso aconteça. Em algumas cidades, é comum no verão a umidade baixar a 10%.

Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Termologia - Física - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Umidade relativa do ar (UR)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/umidade-relativa-ar-ur.htm. Acesso em 17 de novembro de 2024.

De estudante para estudante