Whatsapp

O que aconteceria se alguém corresse tão rápido quanto o Flash?

Física

Se alguém corresse tão rápido quanto o Flash, poderia, por exemplo, dar socos tão poderosos quanto a Tsar Bomb, a bomba mais potente já detonada.
PUBLICIDADE

Personagem dos quadrinhos criado por Gardner Fox e Harry Lampert, o Flash é um super-herói que possui uma velocidade sobre-humana. Ao observar vídeos de séries e filmes com o personagem, o físico Rhett Allan estimou que a velocidade do herói deveria ser algo em torno de 1100 km/h, ou aproximadamente 305,5 m/s. Em alguns episódios de filmes ou quadrinhos, Flash já atingiu velocidades muito superiores à da luz.

Além de correr com uma incrível velocidade, o herói pode criar vácuo, fazer leituras em supervelocidade, suportar controles telepáticos, criar clones, escalar paredes e andar sobre a água.

Efeitos da supervelocidade

Inúmeros efeitos físicos ocorreriam em um indivíduo que atingisse velocidades tão elevadas quanto as atingidas pelo super-herói. A seguir, são descritos cinco fatos que seriam possíveis caso alguém pudesse correr como o Flash.

1. Seria capaz de dar socos tão poderosos quanto ogivas nucleares!

Supondo que o Flash possa assumir velocidades até maiores que a da luz, o que fisicamente é impossível, seus golpes poderiam dissipar muito mais energia que bombas atômicas. A Teoria da Relatividade Restrita, de Albert Einstein, demonstra que a energia de um corpo varia de acordo com sua massa e velocidade, portanto, quanto maior for a velocidade, mais energia cinética será acumulada pelo corpo.

Caso sua velocidade atinja 98% da velocidade da luz, cerca de 294 milhões de metros por segundo, apenas com o peso de seu punho, Flash acumularia uma energia de 50 megatons, o que é equivalente à da Tsar Bomb, ogiva nuclear mais potente já detonada.

Tsar Bomb foi o nome dado à bomba de Hidrogênio fabricada pela União Soviética e testada em 30 de outubro de 1961
Tsar Bomb foi o nome dado à bomba de Hidrogênio fabricada pela União Soviética e testada em 30 de outubro de 1961

2. Arrancaria os membros das vítimas que fosse salvar

Você não desejaria ser salvo pelo Flash! Por conta de sua altíssima velocidade, caso o herói passasse correndo e segurasse no braço de uma pessoa em perigo, ele arrancaria o membro da vítima. A alta velocidade e a inércia do objeto fariam com que os membros tocados pelo herói fossem imediatamente arrancados!

3. Sempre ficaria descalço

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A força de atrito entre nossos pés e o solo é o que nos permite caminhar. Ao empurrar o chão para trás, a força de atrito estabelecida entre o calçado e o solo impulsiona-nos para frente. Ao correr em velocidades tão elevadas, o atrito entre o chão e seus pés praticamente desintegraria as botas vermelhas do incrível Flash.

4. Sairia do planeta com facilidade

Correndo em velocidades tão elevadas, facilmente Flash atingiria a velocidade de escape, mínima velocidade necessária para que um corpo abandone um planeta. A velocidade de escape da Terra é algo em torno de 40.000 km/h. Se corresse em qualquer direção com uma velocidade igual ou superior a essa, o herói iria para o espaço.

Para sair da Terra, um foguete precisa de uma velocidade de 40.000 km/h
Para sair da Terra, um foguete precisa de uma velocidade de 40.000 km/h

5. Viajaria no tempo

Atingindo velocidades próximas à da luz, o herói sofreria os efeitos da dilatação temporal, prevista na Teoria da Relatividade Especial de Einstein. Objetos que estão em velocidades muito altas marcam intervalos de tempo inferiores aos objetos em repouso.

O movimento em altas velocidades gera alterações na noção de tempo
O movimento em altas velocidades gera alterações na noção de tempo

Caso Flash corresse com 99% da velocidade da luz, um ano de corrida para ele corresponderia a sete anos para alguém que estivesse parado. Ao atingir o repouso, o herói estaria há sete anos no futuro!

Por Joab Silas
Graduado em Física

Se alguém corresse como o Flash, poderia acumular uma energia equivalente à da Tsar Bomb
Se alguém corresse como o Flash, poderia acumular uma energia equivalente à da Tsar Bomb

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que aconteceria se alguém corresse tão rápido quanto o Flash?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-que-aconteceria-se-alguem-corresse-tao-rapido-quanto-flash.htm. Acesso em 07 de maio de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e saiba quais são os princípios físicos envolvidos no uso do <i>hand spinner</i>, o brinquedo que promete diminuir os efeitos da ansiedade.
Você já se perguntou como é possível as bolas de futebol fazerem curvas tão acentuadas no ar ao serem chutadas por jogadores habilidosos? Os gols olímpicos, marcados nas cobranças de escanteio, são chutes com efeito em que a bola sai de regiões atrás do gol e ainda assim consegue entrar nele. Saiba mais sobre o efeito Magnus!
Você sabe o que é dilatação do tempo? Acesse e conheça esse fenômeno relativístico, descubra como funciona a dilatação do tempo e aprenda também como é possível calculá-la.
Você já ouviu falar do paradoxo dos gêmeos? Entenda aqui a proposta desse paradoxo e também suas limitações, o que é dilatação temporal, qual é a relação com a Teoria da Relatividade Restrita, proposta por Albert Einstein, e um exercício resolvido sobre o assunto.
O que diz a teoria da Relatividade de Einstein.
Você já ouviu falar do projeto Sirius? Sirius será uma fonte de 4ª geração capaz de produzir radiação eletromagnética de amplo espectro e de grande utilidade para a pesquisa científica nas mais diversas áreas do conhecimento. Clique para saber mais sobre o projeto!
No final do séc. XIX cientistas acreditavam ter descoberto tudo sobre a física.
Clique aqui e entenda a teoria da relatividade, que nos mostra as possibilidades de fenômenos para objetos na velocidade da luz.
Você sabe de que forma a radiação emitida pelos aparelhos celulares é capaz de afetar a sua saúde? As ondas de rádio emitidas pelos celulares aquecem o corpo humano por meio de um processo chamado de aquecimento dielétrico. Será que elas podem ser nocivas à saúde? Clique para descobrir!