Halo solar

Halo solar é um círculo policromático ao redor do Sol. Ocorre quando a luz atravessa partículas de gelo suspensas na atmosfera.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Halo solar é um fenômeno óptico ao redor do Sol causado pelas refrações e reflexões da luz em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens da troposfera. Ele ocorre da mesma forma que o arco-íris, em que a luz, ao passar pelas partículas de gelo, decompõe-se nas cores que conhecemos. Contudo, no caso do halo solar, tem-se um formato circular por causa da geometria desses cristais de gelo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O halo lunar, por sua vez, ocorre com base no mesmo princípio do halo solar, a única diferença é que o círculo formado se dá ao redor da Lua.

Leia também: Aurora polar — um fenômeno óptico que gera a formação de manchas esverdeadas no céu

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o halo solar

  • É um fenômeno óptico da luz branca que ocorre devido à refração e reflexão da luz em cristais de gelo.

  • Ocorre durante todo o ano, geralmente em locais mais frios e por nuvens do tipo Cirrostratus.

  • Seu formato circular é causado pela forma geométrica hexagonal dos cristais de gelo.

  • Halos solar e lunar são fenômenos ópticos parecidos com o arco-íris.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • O halo lunar ocorre da mesma forma que o halo solar, porém sua coroa fica ao redor da Lua.

Como ocorre o halo solar

No momento em que a luz passa de um meio para o outro, ocorrem os fenômenos de reflexão (a luz se reflete) e refração (a luz se refrata em um ângulo diferente do incidente). Assim, conforme verificado por Sir Isaac Newton, quando a luz branca do Sol atravessava um prisma, além de ela ser influenciada por esses fenômenos, também se decompõe em várias cores, semelhantes às do arco-íris.

Dessa mesma forma ocorre o fenômeno do halo solar, no qual os cristais finos de gelo suspensos em nuvens carregadas na atmosfera têm a função do prisma, desviando a luz e direcionando-a até nossos olhos.

Efeito de dispersão da luz produzido por um prisma.
Efeito de dispersão da luz produzido por um prisma.

O halo solar ocorre na troposfera a, aproximadamente, 12 km de altitude; nessa altura, em razão das baixas temperaturas, há um favorecimento da formação das nuvens do tipo Cirrostratus, sendo possível visualizar o fenômeno de qualquer parte do planeta.

Leia também: Qual é a cor da luz?

Características do halo solar

O halo solar tem como características principais sua forma arredondada e multicolorida ao redor do Sol. Seu formato geométrico é devido à estrutura cristalina na forma hexagonal dos cristais de gelo suspensos na troposfera. Além disso, pode haver regiões com uma luz mais concentrada, chamadas de parélios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Halo lunar

 Halo Lunar

O halo lunar ocorre pelo mesmo princípio do halo solar, no qual a luz atravessa os cristais de gelo nas nuvens e se desvia para nossos olhos, a única diferença é que o astro que está a nossa frente é a Lua, e não o Sol.

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física

Halo solar é uma coroa policromática formada ao redor do Sol.
Halo solar é uma coroa policromática formada ao redor do Sol.
Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.
Deseja fazer uma citação?
MELO, Pâmella Raphaella. "Halo solar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/halo-solar.htm. Acesso em 19 de dezembro de 2025.
Copiar