Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Halo solar

Halo solar é um círculo policromático ao redor do Sol. Ocorre quando a luz atravessa partículas de gelo suspensas na atmosfera.

Halo solar é uma coroa policromática formada ao redor do Sol.
Halo solar é uma coroa policromática formada ao redor do Sol.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Halo solar é um fenômeno óptico ao redor do Sol causado pelas refrações e reflexões da luz em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens da troposfera. Ele ocorre da mesma forma que o arco-íris, em que a luz, ao passar pelas partículas de gelo, decompõe-se nas cores que conhecemos. Contudo, no caso do halo solar, tem-se um formato circular por causa da geometria desses cristais de gelo.

O halo lunar, por sua vez, ocorre com base no mesmo princípio do halo solar, a única diferença é que o círculo formado se dá ao redor da Lua.

Leia também: Aurora polar — um fenômeno óptico que gera a formação de manchas esverdeadas no céu

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o halo solar

  • É um fenômeno óptico da luz branca que ocorre devido à refração e reflexão da luz em cristais de gelo.

  • Ocorre durante todo o ano, geralmente em locais mais frios e por nuvens do tipo Cirrostratus.

  • Seu formato circular é causado pela forma geométrica hexagonal dos cristais de gelo.

  • Halos solar e lunar são fenômenos ópticos parecidos com o arco-íris.

  • O halo lunar ocorre da mesma forma que o halo solar, porém sua coroa fica ao redor da Lua.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como ocorre o halo solar

No momento em que a luz passa de um meio para o outro, ocorrem os fenômenos de reflexão (a luz se reflete) e refração (a luz se refrata em um ângulo diferente do incidente). Assim, conforme verificado por Sir Isaac Newton, quando a luz branca do Sol atravessava um prisma, além de ela ser influenciada por esses fenômenos, também se decompõe em várias cores, semelhantes às do arco-íris.

Dessa mesma forma ocorre o fenômeno do halo solar, no qual os cristais finos de gelo suspensos em nuvens carregadas na atmosfera têm a função do prisma, desviando a luz e direcionando-a até nossos olhos.

Efeito de dispersão da luz produzido por um prisma.
Efeito de dispersão da luz produzido por um prisma.

O halo solar ocorre na troposfera a, aproximadamente, 12 km de altitude; nessa altura, em razão das baixas temperaturas, há um favorecimento da formação das nuvens do tipo Cirrostratus, sendo possível visualizar o fenômeno de qualquer parte do planeta.

Leia também: Qual é a cor da luz?

Características do halo solar

O halo solar tem como características principais sua forma arredondada e multicolorida ao redor do Sol. Seu formato geométrico é devido à estrutura cristalina na forma hexagonal dos cristais de gelo suspensos na troposfera. Além disso, pode haver regiões com uma luz mais concentrada, chamadas de parélios.

Halo lunar

 Halo Lunar

O halo lunar ocorre pelo mesmo princípio do halo solar, no qual a luz atravessa os cristais de gelo nas nuvens e se desvia para nossos olhos, a única diferença é que o astro que está a nossa frente é a Lua, e não o Sol.

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Halo solar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/halo-solar.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

De estudante para estudante