Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Arco-íris ou círculo-íris?

Física

Todo arco-íris possui na verdade um formato circular. A curvatura da Terra impede a visão completa do círculo, o que dá a impressão da forma de um arco.
O fenômeno da dispersão cromática explica a formação dos arcos-íris
O fenômeno da dispersão cromática explica a formação dos arcos-íris
PUBLICIDADE

O arco-íris é um fenômeno de natureza óptica caracterizado pela formação de um arco luminoso e colorido no céu devido à presença de gotículas de água suspensas no ar. Existem muitos mitos envolvendo esse fenômeno e talvez o mais famoso seja a presença de riquezas no fim do arco-íris, mas, como veremos a seguir, não existe um fim onde o ouro possa estar!

Como são formados os arco-íris?

O fenômeno que explica o arco-íris é a dispersão cromática da luz. Quando um feixe de luz policromática (luz branca) sofre refração ao entrar em um prisma ou gota d’água, ele é separado nas sete cores que o compõem. Essa separação ocorre, pois o índice de refração do meio tem uma relação inversamente proporcional com o comprimento de onda da luz. Como cada cor de luz que compõe a luz branca possui um comprimento de onda característico, os índices de refração do meio serão diferentes para cada cor, assim, a luz branca será separada e dispersada ao entrar em um prisma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A imagem acima ilustra a ocorrência da dispersão cromática da luz. Repare que os tons em azul, que possuem os menores comprimentos de onda, sofrem a maior mudança de direção, enquanto os tons vermelhos, com maiores comprimentos de onda, sofrem menores desvios.

Caso do círculo-íris

Um possível observador no solo só poderá perceber um arco-íris caso a direção em que ele esteja forme um ângulo de aproximadamente 42° com a direção da luz proveniente das gotas suspensas no ar. Como todas as gotas possuem uma direção de 42° com o observador, o fenômeno sempre será percebido na forma de um arco de circunferência.

A realidade é que todo arco-íris possui um formato circular, mas esse círculo não pode ser percebido do solo por causa da curvatura da Terra.

No vídeo acima, um operador de guindaste, que estava a aproximadamente 500 metros de altura, filmou um arco-íris, e o que ele viu foi uma circunferência perfeita. Então, todo arco-íris, na verdade, é um círculo-íris!

Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Arco-íris ou círculo-íris?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/arco-iris-ou-circulo-iris.htm. Acesso em 25 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Descubra a ciência por trás de um arco-íris e suas cores. Veja também os tipos de arco-íris que podem ser formados.
Você sabia que a luz branca é formada por sete tipos de luzes coloridas? Clique aqui para aprender mais sobre esse tema relacionado com as cores.
Fenômeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar
Saiba como se forma o halo solar, um espetáculo da natureza.
Junção de campo magnético com campo elétrico que se propaga no vácuo transportando energia.