Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Michael Faraday

Química

O físico Michael Faraday (1791-1867)
O físico Michael Faraday (1791-1867)
PUBLICIDADE

Michael Faraday foi um físico e químico inglês que teve grandes contribuições no campo da Eletroquímica. Ele foi responsável pela criação dos termos: cátion, ânion, eletrodo, eletrolítico, entre outros.

Faraday foi intitulado como um experimentalista, título merecido em virtude de ter realizado incontáveis experimentos envolvendo as leis que regem a eletrólise.

Os estudos propostos por Faraday são, na maioria, relacionados à eletrólise, mas não foi somente a esta área que o cientista focou suas pesquisas. Veja como o trabalho de Faraday foi diversificado:

Descobertas na Química

Faraday realizou estudos com substâncias orgânicas e descobriu vários compostos, entre eles, o benzeno. Ele próprio foi capaz de produzir os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4). Teve também uma importante contribuição para os métodos de refrigeração. Por meio de seus experimentos conseguiu liquefazer gases, feito nunca antes realizado. Dentre os gases liquefeitos por Faraday estão, o dióxido de carbono (CO2) e cloro (Cl2).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Descobertas na Física

Eletricidade e magnetismo inter- relacionam-se?
Sim, e quem propôs essa ideia pela primeira vez? Adivinhe! Ele mesmo! Faraday foi quem iniciou os estudos a respeito desta íntima relação entre os dois conceitos físicos. O trabalho teve reconhecimento por intermédio de sua publicação no ano de 1821, e foi intitulado como “A Rotação Eletromagnética” (princípio responsável pelo funcionamento do motor elétrico).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Fluxo magnético e Lei Faraday

Química Geral - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Michael Faraday"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/michael-faraday.htm. Acesso em 23 de julho de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça a história de Alessandro Volta, um cientista que estudou sozinho grande parte de sua vida e ficou famoso por inúmeras invenções, principalmente a pilha elétrica.
Você já ouviu falar sobre a gaiola de Faraday? Acesse e saiba o que é, como funciona e conheça exemplos de dispositivos que funcionam com base na blindagem eletrostática.
Clique e conheça a vida de Hans Christian Oersted, cientista dinamarquês que abriu caminho para o desenvolvimento dos estudos do eletromagnetismo.
Conheça a história de vida de uns dos principais cientistas da história da Química e da Física: John Dalton. Foi ele que deu origem à primeira teoria atômica.
Conheça a história de vida de Lavoisier, onde e quando nasceu, com quem se casou, quais foram suas principais descobertas, contribuições para a química moderna e seu triste fim.
Veja aqui um pouco mais a respeito do trabalho de Maxwell e a integração da luz com o eletromagnetismo.
Veja a biografia de Niels Böhr, um dos gigantes da ciência, conhecido principalmente por seu modelo atômico que explicava o espectro eletromagnético.
Conheça a história de vida de Robert Boyle, um dos principais cientistas de todos os tempos, que contribuiu para transformar a alquimia em química.