Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Como montar um cronograma de estudos

Um cronograma de estudos pode ser feito à mão ou usando sites ou aplicativos da internet para computadores e celulares.

Montar um cronograma de estudos é simples e efetivo.
Montar um cronograma de estudos é simples e efetivo.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Você vai fazer provas de vestibulares, Enem ou concursos públicos? E agora, como organizar o seu tempo de estudos? É preciso abrir mão de outras atividades? Quantas horas serão necessárias para obter a aprovação desejada?

Especialistas da área de educação recomendam: para começar, monte um cronograma de estudos. Seja em um caderno, seja no celular ou no computador, realizar um planejamento ajuda a visualizar e dividir o seu tempo e, com isso, a ser mais organizado e eficaz nos seus estudos.

Leia também: Técnica Pomodoro - o que é e como funciona

Segundo João Alegria, gerente do canal Futura e doutor em Educação pela PUC-RJ, a primeira reação do estudante, quando há uma prova, é a de que não conseguirá estudar tudo o que precisa e não sobrará tempo para fazer mais nada. No entanto, ao montar o plano de estudos, ele ganha calma e tranquilidade, porque percebe que, se tiver o compromisso necessário para mantê-lo, chegará a atingir seu objetivo.

Criar um cronograma de estudos é importante porque permite dimensionar corretamente o esforço que você vai empenhar para alcançar o que você busca desde o primeiro até o último dia de estudos.” (João Alegria)

Com planejamento e método de estudos, é possível criar uma rotina, o que, na opinião do coordenador pedagógico do colégio Mopi do Rio de Janeiro, Luiz Rafael Silva, permite que o aluno tenha uma visão real do seu dia, do seu tempo livre e também dos seus limites.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Como montar o cronograma de estudos?

Os especialistas avisam que montar um cronograma de estudos é simples e pode ser feito, inicialmente, em uma folha de anotações, caderno ou mesmo em um programa de planilhas. A ideia é começar colocando o que vai ser estudado nas próximas horas, depois nas semanas seguintes e, por fim, nos meses que virão.

Para conseguir criar o seu planejamento, você deve determinar a quantidade de tempo para os estudos e para realizar as demais atividades, como higiene pessoal, manutenção da casa, transporte, alimentação, descanso, atividade física, entre outras.

Leia também: 10 dicas para manter a atenção durante aulas muito longas

O diretor do Curso e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas (SP), Marcelo Pavani, acredita que o cronograma de estudos deve ser organizado em função do autoconhecimento, dos pontos fortes e fracos do aluno. Para o profissional, é necessário pensar no horário como um jogo de blocos, pois assim fica visualmente fácil de trabalhar com ele.

Não há uma receita para criar um cronograma de estudos. É muito mais um trabalho socrático, de 'conhece-te a ti mesmo', para entender o que preciso mais, o que eu preciso menos, e saber o tempo disponível que eu tenho”, analisa Pavani.

Nessa etapa de organização de tempo, a internet pode ser uma aliada e tanto. Você, por exemplo, pode jogar as informações em aplicativos para celular e ter uma representação gráfica muito limpa e objetiva para as tarefas que você precisa fazer a fim de atingir seu objetivo.

Os profissionais da educação indicam sites e aplicativos, como Trello, Monday e Easy Study. Vale testar cada um deles e decidir qual se adapta melhor às suas demandas.

Veja também: Qual é o melhor horário para estudar?

Como dividir o tempo

O coordenador pedagógico Luiz Rafael Silva, do colégio Mopi, do Rio de Janeiro (RJ), acredita que, para montar um cronograma de estudos, deve-se levar em conta quatro momentos:

  • 1º: 60% de carga de estudos e 40% de ócio criativo (modo de descansar com qualidade).

  • 2º: 70% de carga de estudos e 30% de ócio criativo.

  • 3º: a mesma carga do 2º momento.

  • 4º: reduza gradativamente, para 50%, a carga de estudos, e para 50% o ócio criativo, já a duas semanas da prova desejada.

  • Fundamental: guarde um dia do seu final de semana para descansar e se divertir.

Passo a passo

Mestre em Educação e coordenadora da Unità Faculdade, de Campinas (SP), Carolina Defilippi mostra um passo a passo para arquitetar o seu cronograma de estudos:

  1. Determine o tempo que tem para estudar e seja rígido consigo mesmo no respeito a esse tempo de estudo.

  2. Estabeleça o conteúdo programático que precisa ser estudado. Separe quais as disciplinas e quais os pontos mais importantes dessas disciplinas.

  3. Faça uma autoavaliação para saber quais os pontos fracos e os pontos fortes em relação ao que precisa ser estudado.

  4. Divida o tempo que tem pelas matérias a serem estudadas, levando em conta a importância de cada disciplina (ou o peso que ela tem na prova) e as suas dificuldades.

Leia também: Conciliando trabalho e estudos: rotina de estudos para quem trabalha

Modelo de cronograma de estudo

 Modelo de cronograma de estudos
Modelo de cronograma de estudos do diretor Marcelo Pavani.

E o descanso?

Mesmo nessa etapa intensa de estudos, é necessário que o estudante separe momentos para relaxar. “O descanso e também o ócio criativo são fundamentais para que o estudante chegue com saúde e disposição aos dias de exames. Lembre-se de que, quando o corpo pede um descanso, é preciso escutar”, reforça o coordenador Luiz Rafael Silva.

Cronograma de estudos
Modelo de cronograma de estudos, do coordenador Luiz Rafael Silva, reserva tempo para descanso.

Carolina Defilippi destaca ainda a importância do sono. “Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos, que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo em curto, médio e mesmo em longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem muito menor capacidade de concentração.”

Portanto, cumpriu as horas de estudo de que precisa? Divirta-se, veja filmes ou saia com os amigos. Essa é a recomendação do doutor João Alegria.

Leia também: Importância do sono para os estudos

“O segredo é manter as coisas que te fazem feliz, ter contato com as pessoas de quem gosta, porque isso vai te manter relaxado e vai te dar a energia que você precisa para estudar”, analisa o profissional.

Por fim, Alegria aconselha compartilhar seu cronograma de estudos com familiares, amigos e namorada(o), pois isso gera conhecimento do que você está fazendo e evita problemas com horários e compromissos, já que todos vão saber que você precisa cumprir seu planejamento para alcançar o seu objetivo.


Por Silvia Tancredi
Jornalista

Escritor do artigo
Escrito por: Silvia Tancredi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TANCREDI, Silvia. "Como montar um cronograma de estudos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/como-montar-um-cronograma-estudos.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Artigos Relacionados


10 dicas para melhorar a concentração nos estudos

Confira as dez dicas para melhorar a concentração nos estudos que preparamos especialmente para você!
Dicas de estudo

5 maneiras de estudar com o(a) namorado(a)

Apresentamos para você cinco maneiras de estudar com o(a) namorado(a)! Veja como é possível conciliar o estudo e o namoro, tendo no(a) companheiro(a) um aliado(a) forte para um bom desempenho nas provas dos vestibulares e Enem. O namoro pode ser sim um aliado na preparação para processos seletivos. Saiba mais!
Dicas de estudo

Alimentação interfere nos estudos?

Descubra como a alimentação interfere nos estudos. A alimentação é um dos aspectos que requer atenção na vida dos estudantes. Os alimentos podem ser aliados ou vilões na rotina de estudos para o Vestibular e Enem, dependendo da composição do que é ingerido. Acesse e saiba como usar os alimentos a seu favor!
Dicas de estudo

Conciliando trabalho e estudos: rotina de estudos para quem trabalha

Clique aqui e saiba como conciliar trabalho e estudo! Veja uma rotina de estudos para quem trabalha e confira dicas de especialistas e de estudantes que se prepararam para vestibulares e Enem enquanto trabalhavam. Conhecer bem o tempo disponível para cada atividade é fundamental para um bom planejamento.
Dicas de estudo

Dicas para estudar sozinho

Confira algumas dicas preparadas para os estudantes que desejam estudar sozinhos!
Dicas de estudo

Qual é o melhor horário para estudar?

Você já se perguntou qual é o melhor horário para estudar? Neste texto, responderemos a essa pergunta e traremos informações importantes sobre o ritmo biológico dos indivíduos. Além disso, explicaremos melhor o que é cronotipo e como ele pode afetar sua vida e, consequentemente, seus estudos.
Curiosidades

Rotina de estudos em oito passos

Clique para conferir a rotina de estudos que preparamos para você!
Dicas de estudo

Seis maneiras de estudar para o Enem pela internet

Confira algumas maneiras de estudar para o Enem pela internet! Existem alguns sites que são especialistas para quem deseja sucesso nas provas.
Dicas de estudo

Técnica Pomodoro - o que é e como funciona

Veja todos os detalhes sobre a Técnica Pomodoro, que é uma forma de gestão de tempo voltada para pessoas que costumam adiar tarefas. O método pode ser usado por estudantes do Enem, profissionais, vestibulandos, concurseiros, entre outros.
Dicas de estudo

Veja 10 dicas para aprovação em concurso público

Ser aprovado em um concurso público requer muita determinação e esforço diário. Veja dicas valiosas para conseguir a aprovação!
Dicas de estudo