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Alimentação interfere nos estudos?

Dicas de estudo

Variedade de nutrientes presentes na dieta do estudante ajuda na concentração e memória. Logo, alimentação pode sim interferir nos estudos.
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A rotina de estudos para o Vestibular e Enem exige atenção a detalhes para além da revisão do conteúdo e da resolução de exercícios. Entre os principais fatores do dia a dia de um estudante está o cuidado com a alimentação.

Os alimentos podem fazer bem ou mal para o estudante, e isso depende da quantidade ingerida, do tempo de consumo e do hábito alimentar de cada um. Para aproveitar os benefícios de algumas frutas, por exemplo, é preciso consumi-las com frequência, já que comer apenas uma vez não fará nenhum milagre para a concentração ou a memória.

Leia também: 10 dicas para melhorar a concentração nos estudos

Em seu cotidiano, o estudante costuma ter pausas para as refeições e lanches rápidos. Montar um plano de estudos faz com que não haja excesso ou falta de alimentação durante o dia.


Use o alimento a seu favor

Os alimentos possuem diferentes tipos de substâncias e nutrientes. É importante identificar qual tipo de comida ajuda o estudante e usar isso a seu favor durante os estudos. A nutricionista Alessandra Bahmad elenca alguns aliados. Confira!

Fornecedores de energia: banana, abacate, mel, cereais e alguns carboidratos fornecem energia para que o estudante se sinta mais disposto. O consumo vale tanto para o dia a dia quanto para o momento das provas.


Banana está entre os alimentos que fornecem energia e dão saciedade

Estimuladores da memória: o ômega 3 é o grande amigo da memória. A substância pode ser encontrada em peixes, castanhas e linhaça, por exemplo. De acordo com a nutricionista, o consumo prolongado do morango também auxilia na memorização, mas poucas pessoas se atentam à fruta como aliada.

Aliados da concentração: energéticos naturais são uma melhor opção em relação aos industrializados. Chás (principalmente chá-verde e de canela) servem como estimulantes e deixam o estudante mais concentrado. O uso moderado de café (de preferência sem açúcar) também ajuda os alunos. Outro aliado é o chocolate 70% cacau, que é saboroso e saudável, além de conter cafeína em sua composição.


Chá-verde é uma alternativa natural aos energéticos industrializados

Potencializadores do relaxamento e do prazer: chocolate com grande concentração de cacau, banana, alimentos com grão-de-bico na composição e castanhas atuam na liberação de serotonina, melhorando o humor e o bem-estar, diminuindo a ansiedade e relaxando o estudante.


Alimentos vilões

Assim como há alimentos que ajudam na concentração, no bem-estar e na memória, alguns fazem o efeito contrário.

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Alimentos ricos em açúcares, gordura e conservantes podem aumentar o cansaço do estudante e diminuir a concentração, além de causar o efeito rebote, aumentando a sonolência.

Estão entre os alimentos e bebidas não recomendados:

 Fast-food

► Frituras em geral

► Produtos industrializados (ricos em conservantes e sódio)

► Refrigerantes

► Embutidos (salsicha, salame)

► Bebidas alcoólicas


Embutidos não são recomendados porque contêm grande quantidade de conservantes e sódio em sua composição

A nutricionista Alessandra chama a atenção para os energéticos encontrados no mercado. Ela ressalta que, apesar do efeito rápido que o produto desempenha, dando a sensação de energia e concentração, a queda da disposição também é rápida e a tendência é uma sonolência maior ainda. Outro ponto destacado pela profissional é a grande quantidade de açúcar presente nos energéticos.


O que comer em dia de prova?

Se a alimentação já requer cuidado ao longo do ano, nos dias de prova a atenção deve ser redobrada. Quem vai fazer o Enem ou vestibulares precisa planejar sua alimentação para não sofrer com nenhum imprevisto.

A ansiedade por si só já aumenta a atividade intestinal. Por isso, os estudantes devem tomar cuidado com a alimentação, a fim de que a comida não sirva como gatilho para um problema gastrointestinal. Alguns alimentos naturalmente aumentam a produção de gases, então é melhor evitá-los: repolho, feijão e couve. Há, ainda, frutas com efeito laxativo, como o mamão.

Outro aspecto a ser observado é o horário da prova. Se for de manhã, o estudante pode tomar um café reforçado com frutas, pães integrais e cereais, por exemplo. Caso seja à tarde, existe a possibilidade de um almoço leve que contenha proteína, ferro e carboidrato, entre outros.

Se você é uma pessoa ansiosa e acha que não comer é melhor, repense. Ficar sem comer por um longo período pode resultar em queda de glicose, fazendo você passar mal. Então, leve para a prova alimentos como castanhas, chocolate 70% cacau, barras de cereais, frutas (banana, maçã, uva, morango) ou sanduíche natural que não exija refrigeração.


Fique hidratado

Hidratação é fundamental para um bom funcionamento do organismo. Aproveite que os editais permitem que o estudante leve sucos, chás e água para se hidratar durante as provas.

Evite bebidas com muito açúcar, como o refrigerante, já que a agitação é momentânea e, depois do pico, o estudante fica mais cansado. Além disso, líquidos gaseificados aumentam o desconforto abdominal por conta da formação de gases.

Por Lorraine Vilela
Equipe Brasil Escola

Alimentação pode ser uma aliada nos estudos
Alimentação pode ser uma aliada nos estudos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Alimentação interfere nos estudos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/alimentacao-interfere-nos-estudos.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

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