Whatsapp

Dicas para estudar sozinho

Dicas de estudo

O momento e o modo de estudar devem ser definidos pelo próprio estudante, mas algumas dicas podem ser essenciais para o sucesso na hora de estudar sozinho.
PUBLICIDADE

O método a ser utilizado para estudos é algo extremamente subjetivo. Alguns estudantes preferem a ajuda dos professores e colegas para aprofundar-se em determinados assuntos, mas há quem prefira o estudo individual. Fato é que não existe forma certa ou errada, o importante é estudar sempre e com disciplina.

Para definir uma técnica de aprendizado, o aluno deve, em primeiro lugar, levar em consideração o seu comportamento e o grau de dificuldade de assimilação quando está em grupo e quando está sozinho. Concentração, motivação e rendimento devem ser avaliados e comparados nas duas situações.

Dicas para estudar sozinho

Se a decisão é por estudar sozinho, o Brasil Escola preparou algumas dicas que podem facilitar os estudos. Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado com a dispersão, pois ela pode ser a principal inimiga de quem prefere estudar em casa. Por isso, concentração na matéria, evitando ambientes ruidosos e movimentados, é a primeira cautela para não perder o foco do conteúdo.

Desligar celulares e aparelhos eletrônicos é um grande desafio, mas é uma boa pedida para quem deseja concentrar-se nos estudos. A música não é proibida, mas a dica é de que seja em uma língua que o estudante não entenda, assim não haverá a tentação de desviar a atenção para a letra.

É de grande valia que o aluno revise o conteúdo teórico por meio de anotações em cadernos ou dos textos em livros e apostilas, mas é necessário também a realização de exercícios de fixação para amadurecer o processo de aprendizado. Priorize as atividades das disciplinas consideradas mais difíceis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em conteúdos mais teóricos, o fichamento dos principais textos é a melhor saída. Preferindo a escrita à mão em vez de digitar, a tendência é uma assimilação mais eficaz. O importante aqui não é copiar fragmentos de um livro, mas, sim, elencar palavras e termos essenciais para ajudar na memorização de determinados assuntos. Quando possível, use canetas coloridas e marca-textos para destacar informações relevantes.

Cronograma

Além de conhecer a melhor forma de estudar, o aluno precisa saber qual é o período do dia em que rende melhor e organizar o programa de estudos de forma a privilegiar esses horários. No entanto, é preciso ter cuidado, pois essa programação também pode atrapalhar o rendimento. Um roteiro de estudos fechado pode ser cansativo e desmotivador, então, elaborar um itinerário de estudos flexível e com intervalos regulares é essencial para não desanimar.

Vale lembrar que os estudantes precisam respeitar o próprio corpo. Usar as pausas para se exercitar e realizar um lanche saudável é uma forma de manter a saúde física alinhada com o rendimento intelectual.

Por Rafael Batista
Equipe Brasil Escola

Para alguns estudantes, o estudo sozinho garante um rendimento melhor
Para alguns estudantes, o estudo sozinho garante um rendimento melhor

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BATISTA, Rafael. "Dicas para estudar sozinho"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/dicas-para-estudar-sozinho.htm. Acesso em 04 de março de 2021.

Artigos Relacionados
Confira detalhes sobre como se organizar para conciliar os estudos para vestibulares e Enem e sair com os amigos para as baladas. Veja também qual deve ser a prioridade dos estudantes nesse momento da vida, o que os especialistas dizem sobre o namoro entre vestibulandos e outras dicas!
Confira as vantagens de visitar museus e monumentos históricos!
Veja como é possível otimizar o tempo de trabalho com os estudos para o colégio e faculdade!
Apresentamos para você cinco maneiras de estudar com o(a) namorado(a)! Veja como é possível conciliar o estudo e o namoro, tendo no(a) companheiro(a) um aliado(a) forte para um bom desempenho nas provas dos vestibulares e Enem. O namoro pode ser sim um aliado na preparação para processos seletivos. Saiba mais!
Clique aqui e saiba como conciliar trabalho e estudo! Veja uma rotina de estudos para quem trabalha e confira dicas de especialistas e de estudantes que se prepararam para vestibulares e Enem enquanto trabalhavam. Conhecer bem o tempo disponível para cada atividade é fundamental para um bom planejamento.
Saiba como montar um cronograma de estudos. Veja como dividir seu dia em horários de estudo para vestibular, Enem ou concursos.
Confira algumas maneiras de estudar para o Enem pela internet! Existem alguns sites que são especialistas para quem deseja sucesso nas provas.
Separamos dez dicas para quem deseja estudar e ter sucesso no Vestibular ou no Enem. Confira!
Veja uma lista de filmes para assistir nas férias escolares que podem lhe ajudar nos estudos!
Ser aprovado em um concurso público requer muita determinação e esforço diário. Veja dicas valiosas para conseguir a aprovação!