Topo
pesquisar

10 dicas para manter a atenção durante aulas muito longas

Dicas de Estudos

Manter a atenção nas aulas nem sempre é tarefa fácil, principalmente em aulas muito longas. Para isso, é necessário, por exemplo, evitar distrações e ter hábitos de vida saudáveis.
Manter a atenção na sala de aula nem sempre é tarefa fácil. É necessário foco e disciplina.
Manter a atenção na sala de aula nem sempre é tarefa fácil. É necessário foco e disciplina.
PUBLICIDADE

Aulas expositivas muito longas, em que o professor apenas discorre sobre algum tema, tendem a ser pouco proveitosas, principalmente para aqueles alunos que se dispersam com facilidade. É preciso ter atenção e estar focado na aula para que o conteúdo seja realmente assimilado.

Apesar de cada aluno aprender de forma diferente e de cada um ter suas limitações, algumas dicas podem ajudá-lo a tirar melhor proveito das aulas. Veja a seguir 10 dicas para manter a atenção nas aulas:

1. Alimente-se bem: A alimentação saudável é fundamental para qualquer atividade, seja ela física ou intelectual. Além disso, é importante evitar exageros antes das aulas e preferir alimentos de fácil digestão. Isso evitará a sonolência tão comum após as refeições.

Leia também: Por que sentimos sono depois de comer?

2. Evite conversas paralelas e grupos que tendem a conversar: Conversas paralelas desviam a atenção e são uma das principais causas de baixo rendimento em sala de aula. Evite conversar durante as aulas e também ficar próximo a grupos que conversam com frequência. As conversas de grupos podem desviar sua atenção e atrapalhar seu aprendizado.

3. Antecipe o conteúdo das aulas: Ao antecipar os conteúdos, você passa a ter um embasamento sobre o tema. Isso é importante para que você entenda mais claramente o que professor está explicando e possa solucionar suas dúvidas em sala de aula.

4. Nunca leve celulares para sala de aula: Os celulares estão cada vez mais inseridos na nossa rotina, entretanto podem ser uma grande distração. Assim, o melhor é desligar o aparelho, ou colocá-lo em modo silencioso, e deixá-lo longe dos olhos. Isso evita a curiosidade, caso chegue, por exemplo, uma mensagem de alguém importante.

5.  Durma bem: Dormir poucas horas por dia pode atrapalhar o rendimento escolar. Assim, é fundamental garantir que suas noites de sono estão suprindo suas necessidades. Caso apresente constante dificuldade para dormir, pode ser necessário procurar ajuda médica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Dormir pouco faz mal?

6. Procure sentar em locais próximos ao professor: Sentar à frente da sala pode ajudá-lo a manter a atenção durante as aulas, pois, nesse local, as distrações costumam ser menos frequentes.

7. Faça anotações durante as aulas: Fazer anotações também é muito importante para manter a atenção. Além de permitirem que você concentre-se mais, essas anotações podem tornar-se um importante material de estudo.


Fazer anotações ajuda a manter o foco e permite a criação de material de estudo.

8. Tire suas dúvidas durante as aulas: Fazer perguntas durante as aulas é extremamente importante para evitar que dúvidas sejam mantidas. Além disso, é uma forma de focar mais nas aulas e de ajudar colegas mais tímidos que tenham a mesma dúvida que você.

9. Participe das discussões propostas pelo professor durante a aula: Participar das discussões e de outras atividades propostas pelo professor é fundamental para manter sua atenção na aula. Além disso, debates são importantes para você expor seu ponto de vista e para ouvir o ponto de vistas de colegas. Aprendemos muito com troca de experiências.

10. Tenha foco nos seus objetivos: É importante ter em mente sempre qual é seu objetivo. Deseja sair bem em uma prova? Conseguir uma boa nota no Enem? Concentre-se nos resultados que, com certeza, sua atenção em sala irá melhorar.

Não deixe de ler tambémSeis maneiras de estudar para o Enem pela internet

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "10 dicas para manter a atenção durante aulas muito longas"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/10-dicas-para-manter-atencao-durante-aulas-muito-longas.htm>. Acesso em 21 de outubro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola