Whatsapp

Futebol de Areia

Educação Física

PUBLICIDADE

Futebol de areia é aquele tipo de futebol, que vemos na televisão, jogado na praia. Ainda que nós brasileiros sejamos fanáticos por futebol, e sempre que vamos à praia levamos uma bola para jogar um futebol com os amigos, o futebol de areia como esporte é uma modalidade bastante recente.

Sua organização por meio de federações, no Brasil, deu-se apenas no ano de 1988. Curiosamente, o futebol de praia não é vinculado à Federação Brasileira de Futebol – a famosa CBF. Ele possui uma federação específica denominada Confederação Brasileira de Beach Soccer.

Pode-se dizer que a origem do futebol de praia enquanto esporte com caráter competitivo se deu enquanto um produto comercializado pela mídia televisiva. Isso porque a sua primeira aparição ocorreu em 1994, em evento organizado pela Rede Globo de Televisão e pela empresa Koch Tavares: o Mundialito de Beach Soccer, ocorrido no mês de abril. Esse evento teve muita atenção do público, alavancando o futebol de areia para o âmbito competitivo. Atribui-se tal público às características não apenas do esporte, mas também do local onde ocorrem as competições. São elas: o ambiente agradável, aberto, com sol e praia; as dimensões curtas do campo, que permitem muitas jogadas rápidas e habilidosas; o tempo de jogo é ideal para as transmissões televisas, pois o jogo é constituído de três tempos de 12 minutos cada, com 2 intervalos de 3 minutos cada, perfeito para transmissão dos intervalos comerciais.

No entanto, a Confederação Brasileira de Beach Soccer só foi fundada em 1998, em necessidade de adequação à Lei Pelé. Desde então, os núcleos estaduais vinculados a essa federação somam dezesseis filiados, o que proporciona torneios em níveis locais, regionais e nacional. Atualmente, as competições oficiais, pertencentes ao calendário da Confederação Brasileira são: Canada Event, Mundialito, Swiss Event, Senegal Event, Campeonato Brasileiro, Copa do Mundo, Encontro de Gerações, Desafio Internacional, Copa América, Copa Latina, Mundial de Clubes e Qualifier Fifa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sobre as regras:

  • As quadras devem ser de areia grossa, de modo a não grudar na pele dos jogadores. Deve apresentar dimensões entre 35 e 37 metros de comprimento por 26 a 28 metros de largura;
  • A bola de jogo deve ser de couro ou material sintético, desde que impermeáveis. Deve ter circunferência entre 68 e 70 centímetros, e massa mínima de 400 gramas e máxima de 440 gramas;
  • Cada equipe é composta por cinco jogadores, dos quais um é o goleiro. É permitido que o banco de reservas contenha até cinco jogadores. No que se refere às substituições, não há quantidade limite para essa ação e ela pode ocorrer a qualquer momento da partida;
  • O equipamento básico dos jogadores é composto por camisa e calção. O uso de sapatos é proibido, mas, como meio de proteção local, é permitido o uso de faixas nos pés e/ou tornozelos, além de óculos de plástico. A única exceção se dá para o goleiro, que é o único que pode usar calças compridas.

Para saber mais:

Confederação Brasileira de Beach Soccer – www.cbbsbrasil.com.br

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Futebol - Esportes - Educação Física - Brasil Escola

O Futebol de Areia como esporte é uma modalidade bastante recente
O Futebol de Areia como esporte é uma modalidade bastante recente

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Futebol de Areia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/futebol-areia.htm. Acesso em 17 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
O Dia Nacional do Futebol é comemorado em 19 de julho. Saiba sobre a origem da data e outras importantes informações do esporte mais praticado do Brasil.
Criado na Grã-Bretanha, o rúgbi tem adeptos no mundo inteiro. Conheça os detalhes desse esporte!