close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hormônios do sistema genital masculino

Dentre os hormônios do sistema genital masculino, o principal é a testosterona, responsável pelas características sexuais secundárias nos homens.

O principal hormônio masculino é a testosterona
O principal hormônio masculino é a testosterona
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinadas glândulas que influenciam a atividade de vários órgãos, alterando o seu funcionamento. Nos vertebrados, os hormônios controlam os processos reprodutivos e também determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas, induzem a produção de gametas e desenvolvem o impulso sexual.

No sistema genital masculino, as mudanças tanto psicológicas quanto fisiológicas começam aproximadamente aos 13 anos de idade. É nessa fase de puberdade que os hormônios produzidos pela adeno-hipófise, hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), estimulam as gônadas masculinas, que são os testículos, promovendo o seu funcionamento e desenvolvimento. Esses hormônios também são chamados de gonadotrofinas, porque influenciam o desenvolvimento das gônadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O hormônio LH também é chamado nos homens de hormônio estimulador das células intersticiais ou ICSH. Esse hormônio estimula a célula de Leydig, também chamada de célula intersticial, a liberar testosterona, que reforçará a ação do FSH na espermatogênese e determinará o desenvolvimento dos órgãos sexuais.

A testosterona também é o hormônio responsável pelas características sexuais secundárias masculinas, como barba, pelos em determinadas regiões do corpo, timbre da voz e desenvolvimento muscular e ósseo. Além disso, ela induz o amadurecimento dos órgãos genitais e promove o impulso sexual.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Hormônios do sistema genital masculino"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fisiologia-masculino.htm. Acesso em 19 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


O que pode cair no Enem 2022 em Ciências da Natureza?

Por Thiago Cabral
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A testosterona é um hormônio sexual responsável, entre outras funções, pelos caracteres sexuais masculinos. Esse hormônio é produzido nos testículos após o estímulo do hormônio:

a) insulina.

b) ADH.

c) LH.

d) FSH.

e) TSH.

Exercício 2

O ápice da produção de testosterona ocorre na puberdade e, após esse período, há um declínio em sua síntese. A diminuição desse hormônio em homens representa uma etapa conhecida como:

a) menopausa.

b) climatério.

c) adolescência.

d) puerpério.

e) andropausa.

Estude agora


Os 10 países mais pobres do mundo

Assista à nossa aula sobre os 10 países mais pobres do mundo e conheça as causas da pobreza. Entenda o processo...

Equilíbrio químico: grau de equilíbrio

Um importante conceito para os cálculos com equilíbrio é o grau de equilíbrio, simbolizado por alfa (α), que é a...