UOL - O melhor conteúdo

Hormônios do sistema genital masculino

Dentre os hormônios do sistema genital masculino, o principal é a testosterona, responsável pelas características sexuais secundárias nos homens.

O principal hormônio masculino é a testosterona
O principal hormônio masculino é a testosterona
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Os hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinadas glândulas que influenciam a atividade de vários órgãos, alterando o seu funcionamento. Nos vertebrados, os hormônios controlam os processos reprodutivos e também determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas, induzem a produção de gametas e desenvolvem o impulso sexual.

No sistema genital masculino, as mudanças tanto psicológicas quanto fisiológicas começam aproximadamente aos 13 anos de idade. É nessa fase de puberdade que os hormônios produzidos pela adeno-hipófise, hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), estimulam as gônadas masculinas, que são os testículos, promovendo o seu funcionamento e desenvolvimento. Esses hormônios também são chamados de gonadotrofinas, porque influenciam o desenvolvimento das gônadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O hormônio LH também é chamado nos homens de hormônio estimulador das células intersticiais ou ICSH. Esse hormônio estimula a célula de Leydig, também chamada de célula intersticial, a liberar testosterona, que reforçará a ação do FSH na espermatogênese e determinará o desenvolvimento dos órgãos sexuais.

A testosterona também é o hormônio responsável pelas características sexuais secundárias masculinas, como barba, pelos em determinadas regiões do corpo, timbre da voz e desenvolvimento muscular e ósseo. Além disso, ela induz o amadurecimento dos órgãos genitais e promove o impulso sexual.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Hormônios do sistema genital masculino"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fisiologia-masculino.htm. Acesso em 29 de março de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A testosterona é um hormônio sexual responsável, entre outras funções, pelos caracteres sexuais masculinos. Esse hormônio é produzido nos testículos após o estímulo do hormônio:

a) insulina.

b) ADH.

c) LH.

d) FSH.

e) TSH.

Exercício 2

O ápice da produção de testosterona ocorre na puberdade e, após esse período, há um declínio em sua síntese. A diminuição desse hormônio em homens representa uma etapa conhecida como:

a) menopausa.

b) climatério.

c) adolescência.

d) puerpério.

e) andropausa.

Exercício 3

A testosterona é um hormônio produzido a partir do colesterol que possui grande efeito no corpo masculino. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não indica uma função atribuída a esse hormônio.

a) Atua no desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos.

b) Influencia o processo de espermatogênese.

c) Estimula a síntese proteica.

d) Estimula o aumento de massa muscular.

e) Atua no metabolismo da glicose.

Exercício 4

(FGV-SP) Força artificial. Dois ídolos são pegos usando testosterona e mostram que doping é regra, não exceção. Dois casos de doping envolvendo ídolos americanos chamaram a atenção não apenas pela fama dos acusados, mas também pela substância detectada nos exames de ambos: a testosterona.

(Veja, 09.08.2006)

A presença de testosterona no organismo dos atletas pode ser considerada doping

a) quando em atletas homens na idade adulta, pois ela é produzida e só pode ser detectada no organismo no início da puberdade.

b) apenas quando em atletas mulheres, uma vez que o organismo feminino não a produz.

c) apenas quando em atletas homens, uma vez que o organismo masculino não a produz.

d) quando em atletas homens ou mulheres, caso sua concentração esteja muito acima da normal.

e) se for detectada em qualquer concentração no organismo, pois assim que é produzida pela tireoide, é imediatamente metabolizada.